Blog
3 tecidos para você usar no seu sofá sem medo

3 tecidos para você usar no seu sofá sem medo

Conheça 3 tecidos que fazem bem pro meio ambiente, pros animais e pra você também, afinal tecidos sintéticos estão associados a alergias e a câncer!

Nosso lugar de descanso também deve ser fonte de saúde e bem-estar. Foi pensando nisso que resolvi falar de uma peça-chave de quase todas as casas: o sofá. A ele associamos descanso e relaxamento e passamos boa parte do tempo livre.

Mas você sabia que os tecidos sintéticos, ou seja, derivados do plástico (que por sua vez são derivados do petróleo e seus resíduos), além de impossibilitarem o arejamento do objeto revestido, também podem ser muito alergênicos em contato com a pele? E, pior, por causa dos compostos que liberam no ar, estão associados até a casos de câncer de pele e do sistema respiratório!

Por isso sugiro que, tanto no vestuário quanto na decoração, dê preferência aos tecidos naturais.

Listei três tecidos excelentes para revestir o estofado antiguinho que talvez você já tenha aí, ou ainda para escolher na hora de comprar um móvel novo. Todos são naturais, de origem vegetal, muito confortáveis, duráveis e saudáveis para nós, para outras espécies e para o planeta.

Linho

O linho tem como matéria base a planta que leva o mesmo nome. Faz-se da fibra que está presente no caule dessa planta e é bastante resistente. Outras substâncias também presentes na espécie se encarregam da união e da resistência dela e são usadas na etapa que antecede a tecelagem do tecido.

Por ser um tecido natural, de origem vegetal e com alto grau de pureza, a probabilidade de alergias a ele é pequena, tem toque agradável, e proporciona respiração do tecido, o que o torna bastante confortável e saudável.

A grande vantagem do linho é que é uma planta aproveitada em quase sua totalidade: as sementes são largamente consumidas (linhaça) e delas é extraído um óleo muito nutritivo e bastante celebrando entre os gourmet do mundo todo.

Lona de algodão

Freepik

Com certeza o algodão aparece nas listas de “Melhores Tecidos para Qualquer Uso“. O algodão também é um material natural e 100% vegetal.

Powered by Rock Convert

O algodão é um material supermaleável e, justamente por isso, ele pode ser super resistente. Quando dele é tecida a Lona, a gramatura da fibra é alta e a trama é bem justa, o que aumenta muito a sua residência.

Assim como o linho, é um tecido que transpira. Pela maleabilidade e pela própria característica de suas fibras, é ainda mais confortável e suave ao toque. É naturalmente antialérgico e fácil de limpar.

Sarja

A sarja é um dos tecidos mais versáteis do planeta, porque pode ser um tecido mais delicado ou mais firme, dependendo da sua gramatura.

Ela também é uma variedade dos tecidos do algodão e leva consigo todas as suas vantagens. Quando comparado à Lona, a sua maciez é ainda maior e o conforto térmico que proporciona é maravilhoso.

As tramas da sarja são fechadas e a fibra utilizada em sua tecelagem é lisa.

O resultado é um material que, além de agradável ao toque, é resistente e mais difícil de impregnar sujeira.

Qual é o tecido mais sustentável?

Na verdade existe um fator a observar em todos os três tecidos: o branqueamento de sua matéria-prima.

Como pode ser um processo um tanto poluente, já que envolve produtos químicos (e esses seriam liberados na água), tecidos na cor crua ou com tingimentos vegetais são mais sustentáveis e mais saudáveis.


Aneli Dias Borges-Garcez é parte integrante da natureza, arquiteta, especialista em Arquitetura Sustentável. Acredita na arquitetura e no design como ferramentas para promover qualidade de vida, saúde, produtividade e bem-estar. Siga no Instagram @aneliborgesgarcez.arq


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.