Blog
4 motivos para não sentir nojo ou vergonha da sua menstruação

4 motivos para não sentir nojo ou vergonha da sua menstruação

Somos ensinades a sentir nojo e a esconder essa parte tão importante de nossas vidas. Acompanhe por que não sentir nojo ou vergonha desse processo natural do corpo!

A menstruação é um processo natural, mas ainda é vista de forma negativa por grande parte da sociedade. Desde crianças somos ensinades a sentir nojo e a esconder essa parte tão importante de nossas vidas, o que gera desconforto e insegurança acerca daquilo que deveria ser o primeiro lar de uma pessoa: o próprio corpo.

Inchaço, choros, dores, cansaço e irritação. O ciclo menstrual nada mais é do que as fases que nosso corpo vive durante um determinado período para ser saudável. Portanto, essa turbulência é necessária, pois ela significa que a menstruação está fazendo algo maravilhoso por nós.

Não queremos minimizar os efeitos negativos do período menstrual, mas mostrar um outro lado dessa experiência e, ainda, fazer com que você enxergue 4 motivos para não sentir nojo ou vergonha da sua menstruação. Acompanhe!

1. Mostra como está a saúde do seu corpo

Quer uma razão para você ter uma boa relação com sua menstruação? Saiba que ela é um incrível indicador de saúde, uma vez que revela muita coisa sobre como o corpo está funcionando. Um exemplo disso é o fato de a cor do sangue indicar algumas questões que merecem sua atenção. Veja alguns alertas:

  • sangue levemente rosado: pode indicar baixos níveis de estrogênio;
  • aguada e quase sem cor: pode revelar deficiência em alguns nutrientes;
  • marrom escuro: normalmente, significa que algum sangue “antigo” está estagnado dentro do útero por um tempo;
  • grosso ou com coágulos vermelhos: pode representar baixa progesterona e altos níveis de estrogênio;
  • vermelhão: essa cor de sangue demonstra que está tudo certo.

É válido lembrar que o normal para uma pessoa pode não o ser para outra. Portanto, as cores da sua menstruação podem também indicar algo diferente do que foi descrito aqui. Em todo caso, agende consultas médicas regularmente.

2. Contribui para a reconexão com o sagrado feminino

Miranda Gray, autora de vários livros sobre o sagrado feminino, diz que “uma mulher consciente de seu próprio ciclo e de suas energias inerentes, também aprende a perceber um nível de vida mais além do que o visível. Mantém um vínculo intuitivo com as energias da vida, do nascimento e da morte. Sente a divindade dentro da terra e de si mesma”.

Além de funcionar como uma limpeza do órgão reprodutor feminino e de reforçar as defesas do organismo devido ao estrogênio natural, a menstruação é uma fonte de autoconhecimento, intuição, espiritualidade e criatividade. É a origem dos nossos poderes, como o de gerar vida.

As mulheres que possuem um ciclo natural — isto é, que não utilizam métodos artificiais—, em geral, têm a “sua lua” (menstruam) na lua nova. E assim como a lua nova é um período de introspecção, a menstruação é um chamado do corpo ao recolhimento. É um momento de renovação, portanto está tudo bem sair do piloto automático para se cuidar.

Powered by Rock Convert

Nas tradições antigas, o tempo da lua era também um tempo sagrado. O período menstrual simbolizava um momento de descanso, quando a mulher se recolhia de seus afazeres cotidianos para se renovar.  Além disso, é nessa fase do ciclo que estava mais aberta a compartilhar com outras mulheres — já percebeu que quando ficamos muito próximas umas das outras nossa menstruação sincroniza?

3. Afeta positivamente o cérebro

A noção de que a menstruação confunde o cérebro da mulher é uma marca da cultura popular. Quando estamos irritadas ou sensíveis, logo perguntam se estamos na TPM. Isso até tem algum fundamento, mas não significa que esses sintomas sempre ocorrem por causa do nosso ciclo menstrual.

Inclusive, é preciso parar de atribuir queixas de mulheres à histeria da TPM, pois ficamos tão presos nessas ideias tendenciosas que não criamos espaço para conhecer questões interessantes sobre a natureza do corpo feminino.

Um exemplo disso é o fato de o ciclo menstrual afetar o cérebro de maneira positiva. Algumas habilidades, como a noção espacial e a comunicação, melhoram logo depois da menstruação. Isso justifica o porquê de, geralmente, termos mais empatia e sermos melhores em ortografia. Inclusive, estudos mostram que nosso cérebro até aumenta de tamanho.

4. Melhora o sexo

Nem todo mundo sabe, mas a libido das mulheres aumenta durante a menstruação. Todavia, somos ensinadas desde bem cedo a enxergar o nosso sangue como algo sujo e por isso acreditamos ser errado transar nesse período do mês.

É importante ressaltar que não há evidências ginecológicas de que o sexo na menstruação faça mal à saúde. Pelo contrário, a atividade sexual pode aliviar a cólica e diminuir as dores de cabeça tão comuns em mulheres nessa época do mês.

Além disso, o sangue menstrual funciona como um ótimo lubrificante natural, tornando o sexo muito mais prazeroso para ambas as partes. Lembre-se, porém, que para ser prazeroso o sexo tem que ser seguro também.  Portanto, use camisinha para não pegar ou passar uma IST (infecções sexualmente transmissíveis).

Espero que você tenha percebido que não faz sentido ter nojo ou vergonha da menstruação. Ela faz parte de quem somos e garante muitos benefícios para o corpo e a mente. Em vista disso, sugerimos que você estabeleça uma nova relação com seu ciclo e aproveite esse momento íntimo e sagrado para se cuidar.

Este post ajudou você? Compartilhe em suas redes sociais para ajudar outras pessoas também!


Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes e no @bastidordesaturno.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.