
5 alternativas criativas para o plástico no mercado
Ser vegano é uma filosofia de vida que envolve muitas questões, dentre elas a causa animal e o respeito pelo meio ambiente. Com isso em mente, preparamos este post com 5 alternativas criativas para o plástico no supermercado. Confira!
O uso desenfreado do plástico durante as compras é um hábito comum no dia a dia de muitas pessoas. Afinal, é prático simplesmente embalar os produtos com os sacos que são comodamente oferecidos logo ao lado. Contudo, não é segredo que essa não é a escolha mais sustentável que existe, aliás, está bem longe disso.
Ser vegano é uma filosofia de vida que envolve muitas questões, dentre elas a causa animal e o respeito pelo meio ambiente. Com isso em mente, preparamos este post com 5 alternativas criativas para o plástico no supermercado. Confira!
Por que evitar o excesso de plástico no dia a dia?
Antes de apresentarmos algumas dicas de substituição, é importante que você entenda a gravidade do problema. O Brasil, atualmente, é o quarto maior gerador de lixo plástico do mundo, descartando cerca de 11 milhões de toneladas do material no ano. Isso é alarmante.
As pessoas vivem suas rotinas em um ritmo alucinante, por isso são imediatistas e nem sempre têm como prioridade dar o destino correto ao seu lixo — e é aí que a história se complica mais. O plástico, embora seja útil, durável e versátil, é um produto que demora muitos e muitos anos para se decompor, por isso é considerado uma praga ambiental.
Com cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos que são despejados a cada ano, o oceano é o maior afetado por esse descuido, comprometendo gravemente a existência de muitas espécies marinhas, como golfinhos, tartarugas, focas, peixes etc.
Quem escolhe viver o veganismo, o faz, geralmente, por amor e respeito aos animais. No entanto, não podemos excluir nossa responsabilidade na morte de tantos bichos quando consumimos de forma inconsciente uma enorme quantidade desse material.
Como ir às compras sem o plástico?
Percebeu o quanto é importante aprender a viver com menos plástico? Então confira as nossas dicas e adote hábitos mais conscientes daqui por diante!
1. Use uma (ou algumas) ecobag(s)
Hoje, é fácil encontrar essas bolsinhas sustentáveis que são tão úteis quanto lindas, sem mencionar que elas estão super em alta. Uma ideia é apostar nas ecobags dobráveis, que podem ser levadas para todo lado, tranquilamente, em uma bolsa maior.
2. Prefira compras a granel
Além de se tratar de uma solução ecologicamente mais correta, pois exclui a necessidade de um saco plástico, afinal, você pode levar seus próprios potes, fazer compras a granel pode ser algo bastante positivo para seu bolso.
No supermercado, de modo geral, somos movidos pelas emoções causadas pelas promoções — o famoso leve 3 pague 2 — e compramos grandes quantidades de alimentos, o que pode representar desperdício de produto e dinheiro.
Além disso, comprar a granel dá a oportunidade do comprador selecionar melhor o alimento, ao contrário daqueles que são encontrados em embalagens fechadas.
3. Faça sacolas com papel
Outra ideia para substituir o uso do plástico no supermercado é fabricar e usar sacolas de papel. Para isso, existem diversos tutoriais no YouTube que ensinam o passo a passo de maneira descomplicada. Algumas dobraduras, inclusive, são ótimas opções para o lixo doméstico. Veja alguns vídeos para se inspirar:
- sacola reutilizável de jornal, do canal Testando123;
- saco de lixo com jornal, do canal Manual do Mundo;
- sacola com capa de revista, do canal Ka Artesanatos.
4. Costure seus próprios sacos de algodão cru
Entende de costura? Então outra possibilidade é costurar seus próprios saquinhos. Pode ser algo mais simples — até mesmo costurado a mão — para guardar os produtos que deverão ser pesados antes da compra. Contudo, se você tiver uma máquina e quiser se arriscar em algo mais elaborado, confira alguns tutoriais que podem ser interessantes:
- sacolinha em tecido sem forro, do canal Patch & Art;
- saquinho super fácil, do canal Arte da Bê Atêlie;
- saquinho organizador, do canal A Costureirinha;
- DIY saquinho de organza, do canal Michely Wildner.
Não se preocupe se costurar não for uma opção para você. Existem muitas lojinhas especializadas em produtos naturais e sustentáveis que oferecem esse tipo de produto, como a Vida Zero e a Paz em Gaia.
5. Reaproveite o papel de pãoI

Nada é mais ecológico do que reaproveitar aquilo que já existe, por essa razão acreditamos que reutilizar o saco de pão é uma ótima ideia para dispensar o uso do plástico no supermercado, na feira, na padaria etc.
Não tem a segredo: esvazie completamente o saco de papel do pão e leve-o dobrado com você para as próximas compras.
Enfim, reduzir a quantidade de lixo no planeta é um desafio, mas se a mudança não partir de nós hoje, pode ser que não haja um futuro para as próximas gerações. Portanto, faça um pequeno esforço e evite o plástico no supermercado.
O que você já faz para ter uma vida mais sustentável? Deixe um comento e compartilhe suas dicas conosco!