Blog
5 alternativas criativas para o plástico no mercado

5 alternativas criativas para o plástico no mercado

Ser vegano é uma filosofia de vida que envolve muitas questões, dentre elas a causa animal e o respeito pelo meio ambiente. Com isso em mente, preparamos este post com 5 alternativas criativas para o plástico no supermercado. Confira!

O uso desenfreado do plástico durante as compras é um hábito comum no dia a dia de muitas pessoas. Afinal, é prático simplesmente embalar os produtos com os sacos que são comodamente oferecidos logo ao lado. Contudo, não é segredo que essa não é a escolha mais sustentável que existe, aliás, está bem longe disso.

Ser vegano é uma filosofia de vida que envolve muitas questões, dentre elas a causa animal e o respeito pelo meio ambiente. Com isso em mente, preparamos este post com 5 alternativas criativas para o plástico no supermercado. Confira!

Por que evitar o excesso de plástico no dia a dia?

Antes de apresentarmos algumas dicas de substituição, é importante que você entenda a gravidade do problema. O Brasil, atualmente, é o quarto maior gerador de lixo plástico do mundo, descartando cerca de 11 milhões de toneladas do material no ano. Isso é alarmante.

As pessoas vivem suas rotinas em um ritmo alucinante, por isso são imediatistas e nem sempre têm como prioridade dar o destino correto ao seu lixo — e é aí que a história se complica mais. O plástico, embora seja útil, durável e versátil, é um produto que demora muitos e muitos anos para se decompor, por isso é considerado uma praga ambiental.

Com cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos que são despejados a cada ano, o oceano é o maior afetado por esse descuido, comprometendo gravemente a existência de muitas espécies marinhas, como golfinhos, tartarugas, focas, peixes etc.

Quem escolhe viver o veganismo, o faz, geralmente, por amor e respeito aos animais. No entanto, não podemos excluir nossa responsabilidade na morte de tantos bichos quando consumimos de forma inconsciente uma enorme quantidade desse material.

Como ir às compras sem o plástico?

Percebeu o quanto é importante aprender a viver com menos plástico? Então confira as nossas dicas e adote hábitos mais conscientes daqui por diante!

1. Use uma (ou algumas) ecobag(s)

Hoje, é fácil encontrar essas bolsinhas sustentáveis que são tão úteis quanto lindas, sem mencionar que elas estão super em alta. Uma ideia é apostar nas ecobags dobráveis, que podem ser levadas para todo lado, tranquilamente, em uma bolsa maior.

2. Prefira compras a granel

Além de se tratar de uma solução ecologicamente mais correta, pois exclui a necessidade de um saco plástico, afinal, você pode levar seus próprios potes, fazer compras a granel pode ser algo bastante positivo para seu bolso.

Powered by Rock Convert

No supermercado, de modo geral, somos movidos pelas emoções causadas pelas promoções — o famoso leve 3 pague 2 — e compramos grandes quantidades de alimentos, o que pode representar desperdício de produto e dinheiro.

Além disso, comprar a granel dá a oportunidade do comprador selecionar melhor o alimento, ao contrário daqueles que são encontrados em embalagens fechadas.

3. Faça sacolas com papel

Outra ideia para substituir o uso do plástico no supermercado é fabricar e usar sacolas de papel. Para isso, existem diversos tutoriais no YouTube que ensinam o passo a passo de maneira descomplicada. Algumas dobraduras, inclusive, são ótimas opções para o lixo doméstico. Veja alguns vídeos para se inspirar:

4. Costure seus próprios sacos de algodão cru

Entende de costura? Então outra possibilidade é costurar seus próprios saquinhos. Pode ser algo mais simples — até mesmo costurado a mão — para guardar os produtos que deverão ser pesados antes da compra. Contudo, se você tiver uma máquina e quiser se arriscar em algo mais elaborado, confira alguns tutoriais que podem ser interessantes:

Não se preocupe se costurar não for uma opção para você. Existem muitas lojinhas especializadas em produtos naturais e sustentáveis que oferecem esse tipo de produto, como a Vida Zero e a Paz em Gaia.

5. Reaproveite o papel de pãoI

menos plástico

Nada é mais ecológico do que reaproveitar aquilo que já existe, por essa razão acreditamos que reutilizar o saco de pão é uma ótima ideia para dispensar o uso do plástico no supermercado, na feira, na padaria etc.

Não tem a segredo: esvazie completamente o saco de papel do pão e leve-o dobrado com você para as próximas compras.

Enfim, reduzir a quantidade de lixo no planeta é um desafio, mas se a mudança não partir de nós hoje, pode ser que não haja um futuro para as próximas gerações. Portanto, faça um pequeno esforço e evite o plástico no supermercado.

O que você já faz para ter uma vida mais sustentável? Deixe um comento e compartilhe suas dicas conosco!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.