Blog
5 dicas de leituras essenciais para quem deseja ser vegan

5 dicas de leituras essenciais para quem deseja ser vegan

Para quem busca por leituras para se informar mais, criar cada vez mais consciência ou simplesmente porque curte o assunto! Confira!

Você deseja dar os primeiros passos no veganismo, mas ainda tem muitas dúvidas acerca do movimento? No começo é assim mesmo, pois nos deparamos com muitas informações desencontradas na internet e ficamos receosos de dar início a esse estilo de vida.

No entanto, aderir ao universo vegan não é tão complexo quanto parece, mas, claro, como toda mudança, exige adaptação e estudo. Você não se tornará uma pessoa vegana do dia para a noite. Por essa razão é valioso buscar conhecimento em fontes confiáveis como as que citaremos neste post. Ficou interessade? Confira 5 livros para quem deseja ser vegan!

1.A Política Sexual da Carne, Carol J. Adams

Se o feminismo também é uma pauta importante para você, não fique sem ler A Política Sexual da Carne. Esse livro traz uma teoria feminista-vegetariana defendendo a ideia de que as duas causas estão interligadas. Talvez seja difícil enxergar a ligação em um primeiro momento, mas vá por mim: dê uma chance e veja algumas de suas convicções virarem do avesso!

Um ponto sensível da obra é quando a autora discorre sobre a cultura de estupro fazendo uma correlação com a exploração de fêmeas pela indústria da carne. Esteja preparada: não é uma leitura leve, mas vale a pena.

2. De Onde Vem Nossa Comida?, Juão Vaz et al.

Essa dica é ótima para quem tem criança em casa, pois o livro é infantil e fala sobre a alimentação de forma leve, didática e acessível. É válido mencionar que jamais devemos subestimar a capacidade de compreensão das crianças. Inclusive, por meio dessa obra lançada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra é possível estimular a criticidade delas através de reflexões acerca de temas como impactos ambientais, uso de agrotóxicos, agricultura, fome e distribuição de alimentos.

Mesmo não se tratando de uma obra cujo objetivo é tratar da causa vegana, De Onde Vem Nossa Comida? também é uma leitura válida para pessoas adultas que estão pensando em aderir ao veganismo. Isso dado que nos leva a refletir sobre pontos que não paramos para pensar no dia a dia e a repensar nossas escolhas diárias.

3. Por Que Amamos Cachorros, Comemos Porcos e Vestimos Vacas, Melanie Joy

Foto de cottonbro no Pexels

Além de autora, Melanie Joy é psicóloga, portanto detém propriedade para falar sobre o comportamento do ser humano. A propósito, o livro em questão é fruto de sua tese de doutorado. O estudo tem o intuito de entender as motivações por trás da lei contra crueldade animal que vigora em vários estados dos EUA, mas que protege uns e ignora outros.

O livro fala que, basicamente, em nome do consumo humano, os bichos que produzem carne, leite ou ovos podem ser submetidos sem restrições a condições que nos levaria a prisão se os animais em questão fossem os domésticos cães e gatos.

Será que as pessoas seriam capazes de conviver com a ideia de ir ao mercado e encontrar o coração de um Shitzu ou a coxa de um Labrador nas embalagens para o churrasco de domingo? Precisamos parar de naturalizar o sofrimento.

4. Vegan Yoga, Oberom Om

Você sabia que o yoga possui uma ligação intrínseca com o vegetarianismo? É importante entender que o conceito vai muito além de posturas difíceis, uma vez que a prática envolve a não-violência e o cuidado com todos os tipos de vida, inclusive a dos bichos. Entretanto, isso foi se perdendo com o passar dos anos e, atualmente, é até possível encontrar alguns iogues que se alimentam de corpos de animais.

O livro Vegan Yoga, por sua vez, traz reflexões necessárias, dados e teorias que justificam a importância da alimentação vegana/vegetariana para a prática. Sugiro a leitura deste post do blog Cultura Veg, cuja entrevista com o autor Oberom Om esclarece a relação entre yoga e veganismo.

5. Diário de uma vegana, Alana Rox

Além de compartilhar sua história, a autora mostra que a alimentação vegana pode ser saborosa e nutritiva. São mais de 70 receitas fáceis e rápidas para descomplicar sua vida durante qualquer refeição do dia. Ou seja, o livro é perfeito para quem é novo no veganismo e não tem ideia de por onde começar para planejar o cardápio do dia a dia.

Dentre as receitas, encontra-se doces, lanches, sucos e pratos para receber amigos e família. Quem tem o livro elogia bastante a estética das páginas afirmando que algumas partes lembram um caderno de receitas desses que escrevemos a mão, sabe?


Espero que você tenha gostado dessa lista com dicas de leituras essenciais para quem quer ser vegan. Sabemos que há outros títulos tão interessantes quanto os citados aqui, mas o intuito foi trazer algumas opções para quem busca uma leitura mais rápida e descomplicada mesmo.

Está precisando de ajuda para mudar seu estilo de vida? Estamos aqui para ajudar. Deixe um comentário!


Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes e no @bastidordesaturno.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.