Blog
5 dicas para relaxar e sair do piloto automático

5 dicas para relaxar e sair do piloto automático

Nem sempre notamos o ambiente ao nosso redor, os nossos sentimentos, sensações e percepções.O que fazer para desligar o piloto automático?

Há algum tempo percebi que não estava prestando atenção em detalhes da minha rotina. Coisas simples, como não lembrar se tranquei a porta ao sair ou o que almocei no dia anterior. Pode parecer besteira, mas quantas coisas fazemos sem notar o que está acontecendo de verdade?

A vida acontece e nem sempre notamos o ambiente ao nosso redor, bem como ignoramos nossos sentimentos, sensações e percepções. Sendo assim, o que fazer para desligar o piloto automático e relaxar o corpo e a mente?

O objetivo deste post é trazer dicas sobre o assunto, demonstrando a importância de você ter um momento de qualidade em sua própria companhia. Acompanhe!

1. Experimente fazer nada

Você também tem essa necessidade de ser produtiva ou produtivo o tempo todo? Tive uma conversa com uma amiga sobre o quanto é delicioso fazer absolutamente nada e o bizarro foi perceber que, em situações assim, sinto como se estivesse desperdiçando o meu tempo.

Durante essa conversa, ela relatou toda plena sua experiência com a ventosaterapia e enfatizou a maravilhosa experiência de se desligar do mundo durante apenas uma hora do seu dia. Segundo ela, nem no celular pegou durante esse período, e eu me peguei pensando que, por causa dessa mania de produtividade all time, talvez ficasse tentada a, pelo menos, conferir os e-mails durante a massagem.

Depois de constatar a loucura para qual estava me entregando, decidi me permitir um momento para fazer nada. Sim, zero coisas. E convido você também a refletir sobre isso e aderir ao ato de fazer nada em seu dia a dia, mesmo que seja dez minutos das suas 24 horas diárias.

2. Redescubra suas paixões

Vou começar o parágrafo com uma pergunta bem clichê: quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? O que você faz ou já fez por prazer? Ter um hobby é uma atividade perfeita para sair do piloto automático e relaxar.

Por mais que você ame seu trabalho (e eu entendo, também sou uma workaholic), é difícil se ver livre de obrigações e tensões (e tá tudo bem, faz parte da vida). Mas por que não equilibrar essa balança? Encontre algo de que goste e pratique sem cobranças, apenas para se divertir. Algumas ideias são:

Powered by Rock Convert

3. Pratique o mindful eating

Para desligar o piloto automático e se ligar à vida, entre em contato com seus sentidos — e uma forma de fazer isso é por meio do ato de comer com atenção plena. O mindful eating é um estado mental de presença na hora das refeições, mas pode ser adotado em todos os sentidos através da prática do mindfulness.

Algumas dicas são: abrir mão do celular à mesa, deliciar cada mordida, sentir sabores, sons e aromas, observar o que sente e desligar o julgamento em relação aos nutrientes e calorias. Assim, fica mais fácil focar no que realmente importa.

4. Faça uma massagem

dicas para relaxar em casa
Photo by Retha Ferguson from Pexels

Eu estou com esse plano e gostaria de compartilhar com você: o que acha de quebrar a rotina e se refugiar em uma massagem relaxante ou, como minha amiga citada no início do texto, em uma sessão de ventosaterapia? Descubra novos prazeres e torne-os parte da sua realidade. Por que o autocuidado está em último lugar em sua lista de prioridades?

5. Desconecte as redes sociais

Vivemos uma ansiedade digital generalizada. Lembra o que eu falei sobre acessar os e-mails durante a massagem? Estamos sempre atrás de algo para fazer nos celular e, geralmente, isso tem tudo a ver com as redes sociais.

Existe outro motivo para desconectarmos as redes sociais por alguns momentos do dia: nem sempre as usamos para o bem da nossa saúde mental. Às vezes, é muito difícil não se comparar com aquele corpo padrão ou com a vida perfeita de alguém. Não podemos esquecer que uma foto é apenas uma pequena parcela de uma vida que também tem seus altos e baixos.

6. Medite

Meditar não é esvaziar a cabeça, como muitos pensam. A ação é mais sobre focar no presente e controlar os impulsos da mente de divagar pelos diversos assuntos e preocupações. Como fazer isso? Veja algumas sugestões a seguir:

  • observar sua respiração e o trabalho dos pulmões ao contrair e relaxar;
  • fechar os olhos e concentrar-se na sensações do seu corpo;
  • ficar confortável (esqueça os pré-conceitos. Para meditar, escolha a posição mais confortável: sentado, deitado ou em pé).

Vamos combinar de seguir essas dicas juntos? Você deve ter percebido que para sair do piloto automático não é necessária muita coisa. Cuidar de quem ama e ser responsável com seus afazeres diários é importante, mas também é vital se comprometer com seu próprio bem-estar.

Quer refletir um pouco mais sobre autocuidado? Confira 8 coisas simples que você pode fazer para sua saúde física e mental.


Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes e no @bastidordesaturno.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.