Blog
5 dicas para uma higiene sustentável

5 dicas para uma higiene sustentável

Você sabia que uma pasta de dente, por exemplo, pode conter ingredientes tóxicos ou ter sido testada em animais? Confira como mudar isso! :)

Olhe para a prateleira do seu banheiro e me responda: você realmente usa tudo o que tem ali? Quando se trata de higiene sustentável não podemos perder de vista aquilo que é essencial, pois tudo que vai além disso é excedente.

Além de observar a quantidade, a qualidade deve ser levada em consideração, uma vez que produtos como pasta de dente, shampoo e sabonete podem ter passado por processos pouco sustentáveis, conter ingredientes tóxicos ou ter sido testados em animais.

Com isso em mente, separamos 5 dicas para uma higiene pessoal sustentável. Confira!

1. Livre-se dos plásticos

O plástico é um problema invisível que para algumas pessoas é quase impossível combater. No entanto, é fundamental nos mobilizarmos através de pequenas atitudes do dia a dia, uma vez que nossos oceanos, mares e rios, bem como as vidas que lá estão, são os maiores prejudicados pelo consumo desenfreado.

Da gillette à escova de dentes, o plástico está muito presente na higiene pessoal de muitos indivíduos. Todavia, além do fator ambiental, o plástico está longe de oferecer uma qualidade superior aos seus substitutos, como o bambu e o alumínio, que duram mais tempo.

2. Descarte de forma correta

É assustador, mas existem certas substâncias presentes em itens de higiene que são prejudiciais ao meio ambiente. Em todo caso, os resíduos do banheiro não devem ser descartados de qualquer maneira. O ideal é aprender sobre o jeito correto de separar o lixo doméstico para fazê-lo com responsabilidade.

Aproveite para entender alguns conceitos como o que é compostável e biodegradável, assim como qual é a diferença entre lixo reciclável, lixo orgânico e lixo comum.

3. Substitua e prepare seus próprios itens de higiene sustentável

Se notou que seu armário do banheiro tem produtos que não fazem mais sentido para você, substitua-os. Aliás, já comentamos aqui blog sobre alguns produtos incríveis para uma rotina de skincare vegana, como desodorante, sérum, argilas etc.

Outra opção sustentável para o mundo e para seu bolso é preparar seus próprios itens de higiene pessoal ou optar por ingredientes veganos que encontramos na cozinha. Há diversas receitas caseiras disponíveis na internet, mas tome cuidado ao manipular certas substâncias e, antes de utilizar qualquer coisa na pele, consulte um dermatologista.

4. Observar a composição do produto

É observando a composição do item de higiene pessoal que será possível averiguar se ele é fabricado por uma marca preocupada com a sustentabilidade e o bem-estar de pessoas e animais. Deixe de lado produtos com parabenos, cores sintéticas, carmim, cera de abelha, mel, polén, cerdas naturais, esponja do mar, esqualeno, gelatina etc.

É importante se atentar aos rótulos de produtos veganos a fim de identificar a melhor opção para você. Assim, perceberá quais tipos de marcas está consumindo e quais posicionamentos está financiando.

5. Abandonar o absorvente descartável

Estima-se que uma mulher use de dez mil a quinze mil absorventes descartáveis até a menopausa. Isso representa uma quantidade absurda de plástico sendo dispensado na natureza, uma vez que não existe reciclagem para esse tipo de resíduo no Brasil.

Entretanto, existem alternativas, como o absorvente de pano, os coletores menstruais e as calcinhas absorventes. Dê uma chance para essas opções e opte por uma solução mais sustentável para compor sua rotina de higiene pessoal.


Espero que você tenha aprovado essas dicas de higiene sustentável e que elas sejam úteis para seu dia a dia. Não é preciso consumir itens em grande quantidade, mas prezar pelo essencial, dizendo não para o descartável e sim para a qualidade rentável.

Agora, entenda a diferença entre vegano, orgânico e natural e descubra o que é mais sustentável!


Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes e no @bastidordesaturno.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.