
5 documentários para convencer você a veganizar de vez!
Quer dar seus primeiros passos nesse estilo de vida ou, simplesmente, aprender mais sobre o veganismo? Preparamos este post com 5 documentários sobre veganismo, alimentação consciente e respeito aos animais. Acompanhe!
Já fez sua lista de objetivos para 2019? Aproveite o novo ano para experimentar novas coisas e aprofundar seu conhecimento naquilo que é (ou pode vir a ser) importante para você, como o veganismo — filosofia que visa evitar a exploração e a crueldade de todas as formas contra animais. Quer dar seus primeiros passos nesse estilo de vida ou, simplesmente, aprender mais sobre o tema? Preparamos este post com 5 documentários sobre veganismo, alimentação consciente e respeito aos animais. Acompanhe!
1. Especiesism (Especismo, o filme)
Intrigado e com vontade de descobrir o que, exatamente, ocorria com os bichos para que chegassem às casas das pessoas aos pedaços, o cineasta Mark Devries resolveu investigar e, assim, deu origem ao documentário Especiesism — uma proposta de reflexão acerca da nossa relação com os animais. Filósofos, advogados, escritores e diversas outras pessoas foram entrevistadas a fim de esclarecer o tratamento dado aos animais explorados para consumo humano. No entanto, o jovem cineasta não foi bem recebido pelos empresários da pecuária, afinal, suas indagações batiam de frente com os interesses da indústria. Além de convidar o telespectador a repensar seus hábitos, o documentário Especiesism faz uma promessa desafiadora: “você nunca mais vai olhar para os animais do mesmo jeito. Especialmente os humanos”.2. Blackfish
Recentemente, a notícia da desfiliação do Japão da Comissão Baleeira Internacional chocou muitos defensores dos direitos dos animais e deu margem para discutirmos as condições de vida desses animais marinhos que são caçados, consumidos e tratados como objetos de entretenimento para nós, os humanos. Nesse contexto, é difícil não nos lembrarmos de Blackfish, um documentário de Gabriela Cowperthwaite que expõe a tortura de baleias em cativeiro no SeaWorld e acompanha a história da orca Tilikum, treinada para fazer acrobacias e encenações durante o show Shamu. Tilikum ficou ainda mais famoso depois de matar 3 treinadores, sendo que o último episódio ocorreu em 2010. Seria ele uma baleia assassina? Não. A verdade por trás dos acidentes é regada de crueldade e sofrimento para o animal: ele foi tirado de sua família com apenas 2 anos de idade, privado do oceano — seu lar — e confinado em um aquário de 30 por 15 metros. Pressionado pela repercussão do documentário, o SeaWorld anunciou em 2016 o fim do programa de criação de orcas, porém, Tilikum morreu em 2017, vítima de uma infecção respiratória, e há, ainda, cerca de 22 orcas presas no parque.3. Food Choices (Escolhas Alimentares)
A alimentação é algo que influencia demasiadamente na nossa saúde e qualidade de vida de forma geral. Sendo assim, nossas escolhas alimentares podem nos fazer muito bem ou muito mal. Food Choices fala exatamente sobre isso e explora uma perspectiva diferente sobre o consumo de alimentos. A literatura mundial afirmou diversas vezes que houve uma deficiência de proteína no passado, quando nem todo mundo conseguia comprar carne para comer. Contudo, muitos especialistas entrevistados no documentário disseram o contrário e argumentaram a respeito, afinal, segundo eles, nem precisamos de tanta proteína assim. Nesse sentido, durante toda a produção de Michal Siewierski é falado que é totalmente possível viver com uma alimentação a base de plantas.4. Live and Let Live

Um comentário