Blog
5 documentários para convencer você a veganizar de vez!

5 documentários para convencer você a veganizar de vez!

Quer dar seus primeiros passos nesse estilo de vida ou, simplesmente, aprender mais sobre o veganismo? Preparamos este post com 5 documentários sobre veganismo, alimentação consciente e respeito aos animais. Acompanhe!

Já fez sua lista de objetivos para 2019? Aproveite o novo ano para experimentar novas coisas e aprofundar seu conhecimento naquilo que é (ou pode vir a ser) importante para você, como o veganismo — filosofia que visa evitar a exploração e a crueldade de todas as formas contra animais. Quer dar seus primeiros passos nesse estilo de vida ou, simplesmente, aprender mais sobre o tema? Preparamos este post com 5 documentários sobre veganismo, alimentação consciente e respeito aos animais. Acompanhe!

Powered by Rock Convert

1. Especiesism (Especismo, o filme)

Intrigado e com vontade de descobrir o que, exatamente, ocorria com os bichos para que chegassem às casas das pessoas aos pedaços, o cineasta Mark Devries resolveu investigar e, assim, deu origem ao documentário Especiesism — uma proposta de reflexão acerca da nossa relação com os animais. Filósofos, advogados, escritores e diversas outras pessoas foram entrevistadas a fim de esclarecer o tratamento dado aos animais explorados para consumo humano. No entanto, o jovem cineasta não foi bem recebido pelos empresários da pecuária, afinal, suas indagações batiam de frente com os interesses da indústria. Além de convidar o telespectador a repensar seus hábitos, o documentário Especiesism faz uma promessa desafiadora: “você nunca mais vai olhar para os animais do mesmo jeito. Especialmente os humanos”.

2. Blackfish

Recentemente, a notícia da desfiliação do Japão da Comissão Baleeira Internacional chocou muitos defensores dos direitos dos animais e deu margem para discutirmos as condições de vida desses animais marinhos que são caçados, consumidos e tratados como objetos de entretenimento para nós, os humanos. Nesse contexto, é difícil não nos lembrarmos de Blackfish, um documentário de Gabriela Cowperthwaite que expõe a tortura de baleias em cativeiro no SeaWorld e acompanha a história da orca Tilikum, treinada para fazer acrobacias e encenações durante o show Shamu. Tilikum ficou ainda mais famoso depois de matar 3 treinadores, sendo que o último episódio ocorreu em 2010. Seria ele uma baleia assassina? Não. A verdade por trás dos acidentes é regada de crueldade e sofrimento para o animal: ele foi tirado de sua família com apenas 2 anos de idade, privado do oceano — seu lar — e confinado em um aquário de 30 por 15 metros. Pressionado pela repercussão do documentário, o SeaWorld anunciou em 2016 o fim do programa de criação de orcas, porém, Tilikum morreu em 2017, vítima de uma infecção respiratória, e há, ainda, cerca de 22 orcas presas no parque.

3. Food Choices (Escolhas Alimentares)

A alimentação é algo que influencia demasiadamente na nossa saúde e qualidade de vida de forma geral. Sendo assim, nossas escolhas alimentares podem nos fazer muito bem ou muito mal. Food Choices fala exatamente sobre isso e explora uma perspectiva diferente sobre o consumo de alimentos. A literatura mundial afirmou diversas vezes que houve uma deficiência de proteína no passado, quando nem todo mundo conseguia comprar carne para comer. Contudo, muitos especialistas entrevistados no documentário disseram o contrário e argumentaram a respeito, afinal, segundo eles, nem precisamos de tanta proteína assim. Nesse sentido, durante toda a produção de Michal Siewierski é falado que é totalmente possível viver com uma alimentação a base de plantas.

4. Live and Let Live

veganismo em documentários O documentário fala sobre a nossa relação com os bichos, os escândalos da indústria de criação de animais para consumo humano, as doenças, as alterações climáticas e as motivações éticas que fazem com que cada vez mais pessoas se tornem veganas. Live and Let Live apresenta várias histórias reais de quem abdicou do consumo de produtos de origem animal por diversos motivos e mostra os impactos que essa decisão teve nas suas vidas. Alguns relatos são extremamente emocionantes, como os de Jan e Karin, cuja fazenda de produção e comercialização de leite se transformou em um santuário para vacas, porcos, galinhas e outros animais resgatados. Outra história que chamou atenção foi a do chef Aaron. Ele costumava matar coelhos e outros animais para servir em seu restaurante, mas reconsiderou suas atitudes e resolveu trabalhar com a culinária italiana vegana. Jack marcou o documentário com outro relato curioso. Ele é um ciclista profissional que descobriu que a dieta vegana o tornava mais rápido enquanto treinava para os jogos olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

5. A Carne é Fraca

Finalmente, uma produção brasileira. “A Carne é Fraca” trata dos impactos ambientais, sociais e econômicos que o consumo de carne traz e mostra a trajetória de um bife antes de chegar no prato de quem come. É importante avisar que o documentário contém cenas fortes (e verdadeiras) que mostram como os animais considerados de consumos são tratados pela indústria. Além disso, o documentário explica que a pecuária é uma prática que, cada vez mais, gera complicações para o meio ambiente por causa de alguns fatores, como o alto gasto de água, a emissão de gases nocivos para a camada de ozônio, o desmatamento da floresta Amazônica e os problemas para a exportação do produto. Gostou das nossas dicas de documentários sobre veganismo? Tire um tempo para assistir (alguns você encontra na Netflix!), refletir sobre seus hábitos e, se possível, indique essas produções às pessoas do seu convívio em 2019. Agora que você está prestes a entender melhor a causa vegan, o que acha de conhecer alguns aplicativos que podem facilitar a vida de quem é adepto dessa filosofia?

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.