Blog
5 ideias para deixar a casa mais aconchegante

5 ideias para deixar a casa mais aconchegante

O tempo passado em casa deve ser de plenitude e harmonia, por isso trouxemos dicas fáceis para viver em casa com mais conforto!

Temos passado mais tempo em casa. Agora por uma questão sanitária real. Mas a verdade, é que esse fenômeno do “Caseirismo” já vinha tomando força e, mesmo pós Pandemia, acredito que tem tudo para ficar.

Para quem tomou gosto por fazer tudo em casa, e até mesmo para quem está querendo voltar logo à rotina “normal”, mas percebeu que o tempo passado em casa deve ser de plenitude e harmonia, ter um lar mais aconchegante se tornou a ambição número 2 de 2021 (A primeira é ter saúde e sobreviver a esse momento).

Vou então dar 5 dicas para deixar sua casa ou apartamento dignos da expressão Lar, Doce Lar.

1. Use cores

Cada cor tem uma energia e tende a ter uma influência sobre nossas emoções e inspirar certos comportamentos. Fique atenta às suas necessidades e às características dos ambientes e das atividades desenvolvidas ali.

Mesmo preocupada com os efeitos psicológicos específicos de cada cor, a dica mais genérica e fundamental que eu costumo dar é: Escolha as suas Cores favoritas e distribua pela casa, seja nas pinturas das paredes, nos móveis ou na decoração, a combinação das suas cores preferidas, além de dar um toque único de personalidade vai te encher de alegria.

2. MADEIRAAAA!

Madeira é um material vivo. A textura, a cor e até mesmo o cheiro da madeira nos aproxima da natureza. É o material mais aconchegante que existe. Estudos apontam a redução do Stress em ambientes coorporativos e a aceleração da recuperação de pacientes em hospitais onde o a madeira está aparente nas estruturas e revestimentos, quando comparados a ambientes com paredes de gesso e pinturas convencionais.

Outra grande vantagem é que as trocas térmicas na madeira acontecem lentamente, então nunca estão nem muitos frias nem muito quentes. Se já tiver no piso e nos acabamentos de sua casa, preserve-o, se puder investir em algum móvel ou esquadrias de madeira (certificada e reflorestada, claro), é uma boa pedida.

3. Sente-se bem

Ter um piso de qualidade é maravilhoso. Mas, um estudo da British Heart Foundation chegou à conclusão de que, durante o turno de trabalho, ficamos em pé, em média, apenas 30 minutos diários.

Até mesmo nos nossos momentos de lazer, principalmente nesse período pandêmico, ficamos sentados, seja assistindo a um filme ou jogando. Então invista em assentos de qualidade. Cadeiras ergométricas, sofás e poltronas de preferência em Látex Natural e todos revestidos com tecidos naturais e respiráveis.

(Claro, sempre que lembrar, levante-se um pouco!)

3. Encha de plantas

Essa ideia não agrada a todo mundo porque muita gente acha que planta dá trabalho ou se preocupa com os pets ou crianças pequenas. Mas as vantagens ter plantas em casa são muitas: elas colorem os ambientes com suas variações de verde, perfumam umedecem e algumas funcionam como poderosos filtros das impurezas do ar.

Além do mais, existe uma variedade de espécies que exigem pouca luz e pouca rega e que são inofensivas e podem ser manuseadas e ingeridas sem risco nenhum à saúde. Pelo menos um vasinho em casa ambiente já é legal!

5. Ilumine

É comum eu falar de luz Natural e da importância do Sol para nossa saúde. Mas a realidade da maioria das pessoas é: ambientes pequenos, janelas pequenas e um péssimo aproveitamento da iluminação Natural. Então vamos remediar com uma iluminação Artificial adequada e que seja ótima tanto durante o dia quanto à noite.

Nessa “nova casa” onde tudo acontece: trabalho, estudo, exercício físico, leitura, cinema mais difícil escolher as lâmpadas ideais, existem regrinhas básicas: O IRC (Índice de Reprodução de Cor) deve ser maior que 90% e a temperatura da Luz não deve ultrapassar 4.500 Kelvin.


Espero que tenha curtido essas 5 ideias fáceis e básicas para deixar sua casa mais confortável para você mesma!


Aneli Dias Borges-Garcez é parte integrante da natureza, arquiteta, especialista em Arquitetura Sustentável. Acredita na arquitetura e no design como ferramentas para promover qualidade de vida, saúde, produtividade e bem-estar. Siga no Instagram @aneliborgesgarcez.arq


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.