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6 benefícios do yoga na infância

6 benefícios do yoga na infância

Criamos o post de hoje para falar sobre os 6 benefícios do yoga na infância. Acompanhe!

Foi-se o tempo em que problemas como o estresse e a ansiedade faziam parte apenas da vida dos adultos. Em um mundo acelerado como o atual, as crianças, desde a mais tenra idade, são expostas a uma grande carga de informações e lidam com determinadas questões cada vez mais cedo.

Elas são hiperestimuladas pela tecnologia, por suas famílias e pelas escolas que são altamente exigentes. Isso contribui para o que esperamos ser a formação exemplar de adultos altamente funcionais, mas também gera pressão para que sejam as melhores em tudo.

Se para nós é difícil lidar com as adversidades, imagine para quem está descobrindo a vida. Já é comum encontrar crianças inseguras, desfocadas e emocionalmente instáveis, por isso é importante falar de práticas que visem suavizar o peso que o simples ato de crescer tem se tornado.

“Focalize sua atenção em seu interior. Você sentirá um novo poder, uma nova força, uma nova paz no corpo, na mente e na alma”. Essa frase do iogue e guru Paramahansa Yogananda me fez pensar que, desde cedo, as pessoas buscam ser perfeitas a todo custo e se perdem de si mesmas, se desconectam do seu interior. E talvez essa seja a causa para tanto caos dentro de nós.

Com isso em mente, criamos o post de hoje para falar sobre os 6 benefícios do yoga na infância. Acompanhe!

1. Amplia a capacidade corporal

As crianças gostam de usar seus pequenos corpos de forma lúdica e divertida para imitar animais, elementos da natureza e outros objetos do seu cotidiano. Todas essas brincadeiras fazem com que elas aprendam fazer diversos movimentos.

Essa flexibilidade é bastante útil na prática de yoga e pode servir como um chamariz para a seu exercício. Por meio de ásanas, a criança se diverte ao movimentar seu corpo e, ao mesmo tempo, aumenta sua capacidade corporal, aprendendo sempre a respeitar seus limites.

2. Desenvolve a coordenação motora e a consciência corporal

As várias posturas do yoga desenvolvem a coordenação motora, trabalhando estabilidade e equilíbrio. Ocorre, portanto, um alinhamento natural e adequado do corpo, o que evita lesões nas articulações e desgastes musculares.

Dessa forma, a criança passa a ter mais consciência de seu corpo. Esse é o primeiro passo para que ela aprenda a respeitar e a amar seu templo.

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3. Fortalece a estrutura óssea

De acordo com Loren M. Fishman, fisiatra da Universidade de Columbia, o ioga coloca mais pressão no osso do que na gravidade, opondo um grupo de músculos contra outro. Essa contraposição estimula os osteócitos, as células que formam os ossos.

Todos sabemos que o cálcio é indispensável para a saúde óssea, afinal, a carência desse nutriente pode indicar que o organismo está propenso a fissuras e quebras. No entanto, não podemos esquecer que a flexibilidade é tão relevante quanto a rigidez para evitar as fraturas e garantir o crescimento saudável das crianças.

4. Aumenta a concentração

Seu filho ou sua filha apresenta dificuldades para se concentrar? Está com dificuldades na sala de aula e em outras atividades do dia a dia? O yoga é uma pratica que exige atenção plena no momento presente. Isso, por si só, impele a criança a focar no que está fazendo.

No começo, quem é mais agitade pode encontrar dificuldade ao executar algumas posturas. No entanto, com tempo e persistência, a criança fará os movimentos e, conjuntamente, adquirirá controle físico e emocional.

5. Promove relaxamento

Photo by Ketut Subiyanto from Pexels

É válido mencionar que o yoga, por meio de exercícios de respiração e afirmações positivas, ajuda a relaxar a mente. Falamos muito sobre a importância de escutar os sinais que o corpo dá (e realmente precisamos ensinas as crianças sobre isso), mas, às vezes, é bom aquietar os pensamentos.

A criança aprenderá a mudar o foco dos seus pensamentos e a não se prender em questões que não pode mudar. Aliás, isso é muito positivo, inclusive, para o desempenho escolar.

6. Controle das emoções

Já ficou claro que as posturas, as respirações e o relaxamento formam um conjunto poderoso capaz de tranquilizar a mente e o corpo, certo? Toda essa plenitude não poderia resultar em outra coisa senão o controle das emoções.

Isso acontece porque, durante as posturas, a criança é levada a deixar de lado todas e quaisquer sensações negativas, como o mau-humor, para obter o controle total do corpo e da mente. As emoções, portanto, já não são descontroladas, e a criança passa a enfrentar os desafios e as situações de conflito de modo mais equilibrado e harmonioso.

O yoga na infância (e em qualquer etapa da vida) vai além das posturas e pranayamas. Trata-se de ajudar esse pequeno ser humano a viver melhor consigo mesmo, com os outros e com o ambiente que o cerca, ao estimulá-lo a praticar consciência e tolerância.

Agora você sabe que crianças podem ser iogues, mas… E veganas? Será? Descubra aqui!


Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes e no @bastidordesaturno.


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