Blog
6 bons hábitos que farão a diferença na sua rotina

6 bons hábitos que farão a diferença na sua rotina

É importante lembrar que os hábitos dizem muito sobre quem uma pessoa é e o que ela quer para seu futuro. Afinal, como já disse o filósofo Aristóteles, “nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Por isso, a excelência não é um ato, mas sim um hábito”. Quer algumas ideias inspiradoras para fazer alterações positivas na sua vida? Confira 6 bons hábitos que farão a diferença na sua rotina!

Pensando em abandonar velhos hábitos e estabelecer outros para atingir seus objetivos? Em determinados momentos, fica claro que precisamos fazer algumas mudanças no cotidiano para melhorar nossa qualidade de vida.

É importante lembrar que os hábitos dizem muito sobre quem uma pessoa é e o que ela quer para seu futuro. Afinal, como já disse o filósofo Aristóteles, “nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Por isso, a excelência não é um ato, mas sim um hábito”.

Quer algumas ideias inspiradoras para fazer alterações positivas na sua vida? Confira 6 bons hábitos que farão a diferença na sua rotina!

1. Pensamento positivo

Manter o pensamento positivo pode parecer uma dica clichê, mas, acredite: quem tem uma mente positiva é naturalmente motivado, enxerga a vida de uma maneira diferente, vê oportunidades antes de obstáculos e, por isso, conquista as coisas que deseja com mais facilidade. Além disso, focar-se nesse primeiro hábito é o primeiro passo para a adoção dos próximos.

Talvez você esteja lendo este texto e questionando “certo, mas como afastar os pensamentos negativos que subitamente surgem na minha cabeça?”. Como todo novo hábito, isso requer prática. Não tem fórmula mágica, mas educação da mente.

Portanto, comece anotando esses pensamentos negativos, reflita, argumente contra eles e, principalmente, analise as circunstâncias em que mais ocorrem para poder eliminá-las da sua rotina.

2. Exercício físico

Você pratica alguma atividade física regularmente? Muitas pessoas sabem que se movimentar é fundamental para a saúde do corpo e da mente, mas não são todas que têm isso como prioridade devido à correria do dia a dia.

É importante mencionar, porém, que o exercício físico não é sobre a aparência de um corpo. Não estamos falando de “exercitar-se para emagrecer” ou de “emagrecer para ser feliz”, mas de simplesmente “exercitar-se para ser feliz”. Veja de quantas formas esse hábito interfere em nossa vida:

  • aumenta a autoestima;
  • melhora o humor;
  • diminui os níveis de estresse;
  • potencializa a criatividade;
  • proporciona bem-estar físico e mental.

3. Terapia

Não importa o quanto uma vida pareça fantástica, todos somos humanos com dificuldades, frustrações, inseguranças e outras questões individuais que merecem atenção. Por isso, todo mundo deveria fazer terapia de vez em quando.

Powered by Rock Convert

Cada dia estamos mais próximos de colocar um fim na ideia preconceituosa de que acompanhamento psicológico é para loucos. Às vezes, tudo o que precisamos é de um ponto de vista profissional para entendermos melhor quem somos e o que queremos para, assim, evoluir.

4. Meditação

meditar faz diferença
Photo by Sarah Pflug from Burst

O que acha de alcançar mais equilíbrio e relaxamento físico e mental em meio ao caos da rotina? As pessoas estão cada vez mais desconectados do presente, vivendo presas no passado ou preocupadas com o futuro. Para driblar essa questão, a meditação pode ser uma feliz aliada.

Diferente do que você possa ter lido ou escutado por aí, para meditar não é necessário “não pensar”. Não podemos forçar nossa mente, pois, assim como um trem que não pode ser parado abruptamente, ela não pode, simplesmente, “desligar”.

O objetivo, portanto, é acalmar e proporcionar intervalos mais longos entre um pensamento e outro. Com relação aos benefícios da prática, a lista é enorme: redução da ansiedade, diminuição de tensões, melhora do humor, fortalecimento do sistema imunológico etc.

5. Alimentação saudável

Não é preciso falar muito sobre isso, certo? Sem rodeios, a alimentação é a base para um corpo e uma mente saudáveis. No entanto, é válido ressaltar, também, que nossos hábitos alimentares dizem muito sobre o que importa para nós — por isso é cada dia mais fácil conhecer pessoas incríveis aderindo ao veganismo.

Se você tem planos de transitar de uma dieta para outra, procure um nutricionista. Faça essa transição com responsabilidade para garantir que seu organismo está recebendo todos os nutrientes necessários para funcionar bem, combinado?

6. Minimalismo

Pense em tudo o que você faz que poderia ser evitado. Como gastar dinheiro para comer um salgadinho da lanchonete ou tomar banhos demasiadamente longos. São pequenas coisas que fazemos e não percebemos, por exemplo, o quanto seria possível economizar para uma viagem apenas guardando aqueles trocados do salgado ou pagando menos nas contas domésticas.

Uma dica é estudar sobre o minimalismo e reavaliar suas prioridades. Desse jeito, você identificará o que verdadeiramente confere valor a sua vida e conseguirá eliminar tudo aquilo que não é essencial. Enfim, terá uma rotina mais leve, simples e intencional.

O que está esperando para começar a viver da forma que sempre quis? Não espere a segunda feira, o próximo ano ou qualquer data especial para dar o primeiro passo. Pode ser difícil no começo, mas logo você verá que esses bons hábitos farão a diferença na sua rotina.

Está em busca de um estilo de vida mais feliz? Entenda o que é o slow life!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.