Blog
6 estabelecimentos veganos em BH que você precisa conhecer

6 estabelecimentos veganos em BH que você precisa conhecer

Você mora ou está turistando em Minas Gerais, mas tem enfrentado dificuldades para se alimentar na região durante os passeios? Preparamos uma série de posts aqui no blog para apresentar esses comércios que merecem nossa visita — inclusive, já passamos por SP e RJ. Ficou interessadx? Confira!

Você mora ou está turistando em Minas Gerais, mas tem enfrentado dificuldades para se alimentar na região durante os passeios? Seus problemas acabaram, pois o intuito deste texto é justamente sugerir alguns bons estabelecimentos veganos em BH.

Quem veste a camisa da causa vegan sabe bem o quanto esse movimento ainda precisa ser difundido, porém, felizmente, é cada vez mais comum encontrar pessoas conscientes dos direitos dos animais e locais que também compartilham dessa filosofia.

Para provar isso aos nossos leitores, preparamos uma série de posts aqui no blog para apresentar esses comércios que merecem nossa visita — inclusive, já passamos por SP e RJ. Ficou interessadx? Confira!

1. Restaurante Nascente

O Restaurante Nascente é ideal para um passeio mais calmo com a família, pois o ambiente é bastante caseiro. Inclusive, é preciso ter atenção ao procurar por essa bonita casa de esquina na rua Paraguai, no Carmo-Sion, pois não há placa com identificação.

O menu apresenta muitas alternativas de pratos, saladas, salgados, doces e sucos, no entanto é sempre melhor perguntar ao garçom quais são as opções do dia. Ademais, um fato interessante é que o restaurante produz o próprio tofu e tempeh — sempre a base de soja não-transgênica.

Além da alimentação saudável e vegana, um ponto alto que podemos destacar sobre o estabelecimento é o atendimento cuidadoso que é oferecido aos clientes pelas proprietárias (e irmãs) Márcia e Leilani.

Além de restaurante e lanchonete, o local abriga uma feira orgânica às terças na parte da manhã e funciona como uma pequena mercearia, vendendo produtos naturais.

2. Formoso

Localizado no Mercado do Cruzeiro, o Formoso oferece uma culinária natural e vegana que é claramente inspirada no Restaurante Nascente. Aliás, os dois estabelecimentos preparam o tempeh e o tofu em conjunto.

Existe uma explicação razoável para tudo isso: Marina e Luísa, as proprietárias do Formoso, são filhas de uma das sócias do Restaurante Nascente. As meninas aproveitaram o know-how da mãe e deram vida ao próprio empreendimento.

Powered by Rock Convert

3. VillaVeg Cozinha Natural

Aberto de segunda a sábado no horário do almoço, o restaurante VillaVeg é, como o próprio nome sugere, especializado em produtos naturais e veganos. Além dos pratos executivos, você encontra outras opções deliciosas, como:

  • feijoada vegana às sextas;
  • tropeiro vegano aos sábados;
  • espaguete;
  • bifun;
  • tofu;
  • sanduíches;
  • sucos naturais;
  • refrigerantes orgânicos;
  • sobremesas, como sorvetes, mousses, pavês e tortas.

Com relação ao ambiente, pode-se dizer que o espaço pequeno e a entrada modesta não fazem jus ao seu interior que é bastante agradável e aconchegante. O restaurante está localizado na rua Timbiras no bairro Funcionários. Caso resolva conhecer, não deixe de experimentar os cookies!

4. Fonte Restaurante Macrobiótico

Colorido, florido e charmoso, o Fonte está bem no centro de Belo Horizonte e é um dos restaurantes mais antigos da capital mineira — ele funciona desde 1977. A especialidade da casa é a culinária macrobiótica, com comidas vegetarianas, veganas e gluten-free. Veja alguns exemplos do que você poderá encontrar por lá:

  • feijoada vegana;
  • sopa Missoshiro de inhame;
  • sopa de painço com legumes;
  • esfirra de abóbora;
  • moqueca de banana da terra;
  • água alcalinizada, chá e outras delícias por conta da casa.

É importante mencionar que o estabelecimento não possui garçom e funciona mediante um sistema colaborativo. Portanto, o cliente deve buscar seu próprio prato e devolver a bandeja no balcão depois. Bacana, não?

Ademais, o restaurante também atua como um pequeno empório e comercializa diversos produtos para facilitar a rotina de quem deseja viver de forma mais natural e sustentável, como os grãos que são vendidos a granel.

5. Las Chicas Vegan

pizza vegana BH

Localizado no Edifício Maleta, em uma das regiões mais descoladas de Beagá, o restaurante traz o empoderamento das mulheres para sua decoração, exibindo imagens de grandes ícones do movimento: Frida Kahlo, Malala Yosafzai, Nina Simone e Elizabeth Taylor.

No almoço, além do prato do dia, o estabelecimento oferece espaguetes, saladas, tapiocas e sanduíches que levam nomes de personalidades do universo feminino. O menu muda ao anoitecer, trazendo porções diversas, pizzas e vários drinks. Além disso, a atmosfera do Las Chicas Vegan é muito gostosa, tornando o local perfeito para um happy hour com os amigos.

6. Green Car

A nossa última dica não é exatamente um restaurante, mas a proposta é tão legal que não tinha como deixar essa história de fora! O Green Car nada mais é do que um carro de lanches vegetariano e vegano que circula pelas ruas de BH. Demais, não?

O negócio cresceu tanto que hoje já são 2 carros e 1 food truck levando comida vegana para a galera de Belo Horizonte. Ficou curiosx? O ponto principal do Green Car é ao lado da Casa Fiat de Cultura, na Praça Mendes Júnior.

Qual estabelecimento vegano em BH você está ansiosx para conhecer? Já visitou algum dos restaurantes que citamos neste post? Deixe um comentário!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.