Blog
7 cuidados para ter com a pele no verão

7 cuidados para ter com a pele no verão

Nesse período do ano a luz solar incide com mais intensidade, ocasionando problemas de pele. Acompanhe este post para reforçar 7 cuidados para ter com a pele no verão!

Os dias de sol chegaram! No entanto, para aproveitar com segurança, é necessário ter em mente que a estação mais quente do ano requer grandes doses de atenção com a pele.

 Isso porque, nessa época, aumentam-se as atividades ao ar livre e o maior contato com o sol , o mar, a água da piscina e, até mesmo, o suor podem impactar negativamente na aparência e na saúde do maior órgão do corpo humano.

Não podemos esquecer que nesse período do ano a luz solar incide com mais intensidade no nosso hemisfério, ocasionando casos de queimaduras, câncer de pele e outros problemas. Pensando nisso, criamos este post para reforçar 7 cuidados para ter com a pele no verão. Acompanhe!

1. Evite se expor excessivamente ao sol

Sei que ficamos empolgades com a possibilidade de adquirir um bronzeado no verão, e é até saudável tomar um solzinho no início da manhã ou no fim da tarde. Entretanto, é importante evitar a exposição entre 10 e 16 horas (momento em que o sol está com força total).

Ainda estamos vivendo uma pandemia e o ideal é ficar em casa, mas, se precisar sair, tente se manter em locais sombreados para proteger sua pele dos raios solares, combinado?

2. Aplique (e reaplique) o protetor solar várias vezes ao dia

O uso do protetor solar é recomendado o ano todo, mas no verão a causa ganha ainda mais destaque. Esse é um hábito diário que você deve aderir por toda a vida. Ademais, tão importante quanto aplicá-lo ao sair de casa pela manhã, é reaplicá-lo ao longo do dia, pois a pele não deve ficar desprotegida em nenhum momento.

Use os produtos certos para o seu tipo de pele. Para tanto, busque a orientação de um dermatologista. Esse profissional é capacitado para estudar sua pele, destacar o que ela precisa e identificar possíveis patologias.

3. Hidrate a pele todos os dias

É comum que a pele fique um pouco mais oleosa durante o verão, mas isso não significa que ela não precisa de hidratação. Mais uma vez: procure um dermatologista para que ele ou ela indique o produto mais indicado para seu tipo de pele.

É válido frisar que o contrário também pode acontecer: a pele ressecar por causa da alta incidência solar, da baixa umidade em algumas regiões, da perda de água pela transpiração, entre outros fatores. Em todo caso, invista em um bom hidratante e tenha uma rotina de skincare no verão.

Powered by Rock Convert

4. Beba muita água

Photo by Andrea Piacquadio from Pexels

Além de usar bons cremes hidratantes, é fundamental beber entre 2 e 3 litros de água por dia para hidratar o organismo. Hidratar-se de dentro para fora faz toda a diferença, a longo prazo você notará os resultados dessa ação na sua pele.

Em tempos de redes sociais e bombardeio de informações via internet, somos levadas a pensar que para ter uma pele saudável é preciso comprar milhares de produtos de skincare, mas isso está longe de ser verdade. Precisamos refletir sobre os impactos do consumismo na vida das mulheres e aprender a fazer escolhas mais sustentáveis.

5. Evite tomar banho com água quente

Banhos muito quentes e demorados afetam a hidratação natural da pele ao retirarem sua camada de gordura superficial, uma espécie de barreira protetora. Isso promove ressecamento, conferindo, a longo prazo, um aspecto craquelado para o órgão e ocasionando a coceira pós-banho e o aparecimento de placas vermelhas.

Isso é um cuidado que vale tanto para o corpo quanto para o rosto, o qual, inclusive, possui glândulas sebáceas que produzem maior quantidade de sebo, pois entendem que a pele está desprotegida nessa região. Desse jeito, a pele fica desidratada de água, mesmo que oleosa. Portanto, prefira água de morna para fria (inclusive ao lavar os cabelos) ao tomar banho.

6. Use roupas e acessórios adequados

Não é só de protetor solar e de água de coco que se vive no verão. Lembre-se que, atualmente, o mercado oferece uma série de produtos com proteção solar, como camisetas, bermudas, roupas de banhos, chapéus, bonés, óculos de sol, sombrinhas etc.

Claro que você não precisa meter os pés pelas mãos e comprar tudo para garantir os cuidados com a pele no verão. Invista somente naquilo que fizer sentido para sua rotina.

7. Alimente-se com qualidade

Mudanças a longo prazo acontecem de dentro para fora, e a alimentação balanceada tem um papel essencial quando o assunto é cuidar da pele no verão. Aliás, alguns alimentos são refrescantes e favorecem a hidratação do organismo. Algumas opções são:

  • melancia, que é cheia de vitaminas e rica em água;
  • água de coco, rica em minerais e nutrientes que combatem a desidratação;
  • tomate, rico em minerais, vitaminas do complexo C e antioxidantes;
  • folhas como alface, rúcula, espinafre e outras, pois são alimentos leves e que melhoram a digestão;
  • cenoura, rica em betacaroteno (nutriente que estimula a produção de melanina e, consequentemente, o bronzeamento).

Tendo esses cuidados com a pele no verão, você garantirá a saúde do seu organismo por muitos e muitos anos. Afinal, algumas enfermidades são silenciosas e demoram para dar os primeiros sinais. Sendo assim, vá além do protetor solar e se proteja de verdade.

Precisa de mais ajuda? Faça uma consultoria online e descubra a rotina de cuidados ideal para sua pele!


Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes e no @bastidordesaturno.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.