Blog
7 dicas de como cuidar das plantas nas férias

7 dicas de como cuidar das plantas nas férias

Depois de separar seus óculos de sol, seu protetor e seus livros, é o momento de preparar sua floresta urbana por alguns dias (ou semanas) sem seu cuidado. Mas não se estresse, daremos algumas dicas de como suas plantas poderão sobreviver!

Ah, o verão! Tempo para deixar nossas urban jungles e viver nossos períodos de descanso, visitando a família, aproveitando a praia ou o campo, ou onde você preferir. Depois de separar seus óculos de sol, seu protetor e seus livros, é o momento de preparar sua floresta urbana por alguns dias (ou semanas) sem seu cuidado. Mas não se estresse, daremos algumas dicas de como suas plantas poderão sobreviver!

1. Encontre uma pessoa que possa cuidar

Encontre alguém que possa cuidar de suas plantinhas. Talvez um vizinho ou um@ amig@ de confiança, que possa visitar uma vez por semana sua casa e regar suas plantas e abrir as janelas…

Se encontrar alguém que possa te ajudar, facilite deixando algumas informações como quanta água suas plantas precisam e alguma outra instrução mais específica.

Caso uma planta seja muito diferente da outra, use bandeirinhas ou fitinhas para apontar aquelas que têm um cuidado especial. Se não se sentir incomodad@, filme-se com o celular, mostrando como essa pessoa deverá fazer.

Não deixe de dizer o que “muita água” ou “pouca água” significa: o que pode ser muito para você, pode ser pouco para outra pessoa. Tente dar quantidades e dicas mais assertivas, como “use o copo amarelo” ou “pegue uma colher de chá”.

2. Antes de viajar, confirme se suas plantinhas estão saudáveis

Algumas plantas podem estar precisando de um pouco de substrato fresco ou até mesmo de ar na terra. Para isso, faça pequenos buracos com um espeto de madeira ou com os dedos, assim a água consegue entrar.

Mexer na terra faz bem para a saúde mental.

Também aproveite e pare para ver se suas plantas estão com insetos ou alguma doença. Deixe as que estão infestadas em quarenta, separadas das outras.

3. Agrupe suas plantas

Isso ajudará tanto quem for cuidar das plantas, quanto as próprias plantas. Uma vez que você agrupá-las, a umidade do ar aumenta um pouco, o que ajuda caso você tenha preferido que elas se autoirriguem.

Além disso, plantas juntinhas são muito amor! Você já viu nossas ideias de como ter uma decoração mais acolhedora em casa?

como deixar a casa mais acolhedora
Pexels

4. Mas atenção: algumas plantas não gostam de ser movidas

Veja quais são as características das suas. Caso não saiba, procure em uma floricultura, ou tente achar informações (parecidas, pelo menos) nos mecanismos de busca.

Não precisa mover as plantas que gostam de ficar quietinhas apenas devido às suas férias. Dá para deixá-las no canto delas por certo tempo!

Powered by Rock Convert

Mas se você realmente quiser agrupar todas as plantas, vá fazendo isso gradualmente antes das suas férias, para elas irem se acostumando ao novo ambiente.

5. Plantas precisam de água e luz

Parece óbvio, mas, para sobreviverem, elas precisam desses elementos, até mais no verão, quando elas estão crescendo. Por isso, não as coloque num quarto escuro.

Caso for guardá-las num quarto, prefira um local mais fresco, com uma luz média, sem luz direta (para evitar queimaduras).

6. Não as coloque em recipientes lotados de água

Lembre-se de que as plantas morrem mais com regas exageradas de água do que sem água, então não é indicado colocá-las em uma banheira ou um recipiente cheios de água.

Além disso, há a possibilidade de ficar água parada, e isso poderia acarretar em focos de larvas de mosquitos da dengue.

7. Sistemas de gotejamento caseiros

Com uma roupa velha ou toalha + garrafa

Separe uma garrafa cheia com água e uma peça de tecido comprida e bem molhada. Depois, coloque uma ponta do tecido na planta e outra na garrafa.

Com este método, a planta se rega sozinha, devido à capilaridade das folhas.

Por gotejamento

Para este método, faça um buraco na tampa de uma garrafa com água e insira um tubinho ou um gotejador (que você encontra em floriculturas). Pendure a garrafa em cima da espécie que vai ser regada.

Também há a possibilidade de enterrar a garrafa com o buraco na tampa na terra da planta.

Agora é hora de aproveitar suas férias! Suas plantas vão sobreviver!

E se você se preocupava com isso, e por isso não tinha plantinhas em casa, leia nosso post com 5 ideias para ter plantas dentro de casa e arrasar na decoração verde.

Logo mais você será @ louc@ das plantas, que nem a gente por aqui! Se você já for um@ louc@ como a gente, compartilha aqui o que você faz para cuidar das suas plantinhas!

Fontes do artigo: Urban Jungle Bloggers e Flores Cultura Mix.

Encontre produtos para uma casa sem desperdício em um lugar só.

Compre diretamente com a marca. A gente só te ajuda a comprar.

Clique aqui para conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.