Blog
7 dicas para levar uma vida mais zen

7 dicas para levar uma vida mais zen

O que você pensa sobre a ociosidade? As pessoas estão sempre tão preocupadas em serem produtivas que o ócio acabou se tornando sinônimo de perda de tempo e preguiça. No entanto, não tem nada de errado em ficar sem fazer nada — pelo contrário, isso pode fazer bem para sua saúde física e mental. Embora seja impossível se livrar 100% dos problemas diários, dá para mudar nossa forma de lidar com essas questões e, consequentemente, abandonar o famoso estresse. Para tanto, a dica é levar uma vida mais zen. Acompanhe as dicas!

O que você pensa sobre a ociosidade? As pessoas estão sempre tão preocupadas em serem produtivas que o ócio acabou se tornando sinônimo de perda de tempo e preguiça. No entanto, não tem nada de errado em ficar sem fazer nada — pelo contrário, isso pode fazer bem para sua saúde física e mental.

Embora seja impossível se livrar 100% dos problemas diários, dá para mudar nossa forma de lidar com essas questões e, consequentemente, abandonar o famoso estresse. Para tanto, a dica é levar uma vida mais zen. Acompanhe as dicas!

1. Pratique meditação

Você faz parte desse grupo de pessoas que vivem tensas por causa de coisas que já ou sequer aconteceram? É esse tipo de comportamento que gera uma sociedade ansiosa, depressiva e, ironicamente, pouco produtiva.

A meditação, por sua vez, é uma maneira de você se voltar para o aqui e o agora. Redução da ansiedade, melhora do humor, fortalecimento do sistema imunológico e aumento da capacidade de concentração são apenas exemplos dos benefícios que são alcançados por meio dessa prática.

2. Faça uma coisa de cada vez

As pessoas estão cada vez mais multitarefas, mas isso, ao contrário do que possa parecer, nem sempre significa que elas são produtivas naquilo que fazem. Afinal, quantidade não significa qualidade, certo?

Além disso, fazer uma coisa de cada vez é o jeito mais eficaz de reduzir o estresse na sua vida. Para isso, tente focar 100% em uma atividade e elimine as distrações. Na prática parecerá mais difícil do que este tópico faz parecer, mas, acredite, com o tempo ficará mais fácil.

3. Considere o yoga

O yoga é bem mais do que posturas exuberantes. Trata-se de uma filosofia que inclui princípios éticos e técnicas de respiração (pranayamas), cujo objetivo é “cessar os turbilhões da mente”. Ou seja, um exercício bastante útil para quem deseja levar um estilo de vida mais zen.

Entre os benefícios, é possível destacar a melhora dos problemas respiratórios e o aumento da flexibilidade. Quer começar a praticar yoga? Procure vídeos no YouTube, use roupas confortáveis e procure um lugar tranquilo.

4. Minimize os compromissos

Experimente simplificar sua agenda, pois o excesso de compromissos é um convite para o caos se instalar na sua rotina. Saiba quando dizer “não” e abra mão de tarefas que não fazem bem para você. Dessa forma, fica mais fácil focar naquilo que é essencial.

Powered by Rock Convert

5. Entenda o que é mindfulness

Você vive no modo automático? Algumas vezes, parece reagir de forma inconsciente aos acontecimentos do cotidiano? Isso é um problema, pois nesse ritmo a tendência é perder o controle sobre a própria vida. Portanto, é importante ponderar acerca das suas emoções, pensamentos e sensações corporais.

Autoconhecimento: talvez essa seja a palavra que mais represente o mindfulness. Entender-se e repensar a forma como os desafios diários são enfrentados faz parte do caminho rumo a uma vida mais zen. O resultado disso é autocontrole emocional, melhora das relações interpessoais, desenvolvimento da empatia, entre outros.

6. Pratique exercícios físicos

ociosidade na vida corrida
Photo by Jacob Postuma on Unsplash

Chega o final do dia e você está tão estressad@ que mal consegue se concentrar em relaxar nos momentos de folga. Uma maneira de driblar essa situação é através da prática regular de exercícios físicos. Aliás, é incrível como mexer o corpo pode afetar positivamente o nosso humor.

Descarregar as frustrações, o estresse e tantas outras emoções negativas é fundamental para uma vida mais zen. Sendo assim, reserve uma hora do seu dia para se cuidar. Caminhar ou pedalar pelo bairro, por exemplo, já é o suficiente.

7. Conheça o ho’oponopono

Tem forma mais zen de viver do que através da reconciliação e do perdão? Assim, a vida fica mais leve e equilibrada. É sobre isso que se trata o ho’oponopono, uma técnica que é capaz de ajudar você a compreender e a superar os sentimentos e as memórias ruins.

Uma pessoa que é orientada pela culpa dificilmente é a protagonista da própria vida. Porém, por meio do ho’oponopono ela tem mais chances de se empoderar diante das adversidades, alcançar estabilidade emocional, neutralizar seus traumas e melhorar seus relacionamentos.

Para praticar é bem simples: repita o mantra “Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou Grato.” sempre que tiver chance e seja feliz.

Levar uma vida mais zen pode parecer simples na teoria, mas é necessário ter disposição para alcançar uma rotina mais calma, saudável e intencional. O que podemos garantir é que o esforço vale muito a pena!

Está faltando alguma dica neste post? Deixe um comentário!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.