Blog
7 dicas para produzir menos lixo no dia a dia

7 dicas para produzir menos lixo no dia a dia

Segundo o panorama de 2017, além do aumento na geração de lixo, o serviço de coleta chegou a 91% dos domicílios brasileiros — o que é ótimo, porém, ainda existem 19.000 toneladas de resíduos sólidos urbanos que não possuem recolhimento adequado.Tudo isso denota a importância de adotarmos pequenas mudanças no nosso dia a dia para não prejudicar ainda mais o meio ambiente. Neste post você perceberá que cada um de nós pode fazer a sua parte para ter uma vida com menos lixo e desperdícios. Confira!

Você sabia que a grande quantidade de lixo produzida diariamente ainda é uma das questões ambientais mais problemáticas do Brasil? Isso é o que diz um estudo realizado pela Abrelpe, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Segundo o panorama de 2017, além do aumento na geração de lixo, o serviço de coleta chegou a 91% dos domicílios brasileiros — o que é ótimo, porém, ainda existem 19.000 toneladas de resíduos sólidos urbanos que não possuem recolhimento adequado. Tudo isso denota a importância de adotarmos pequenas mudanças no nosso dia a dia para não prejudicar ainda mais o meio ambiente. Neste post você perceberá que cada um de nós pode fazer a sua parte para ter uma vida com menos lixo e desperdícios. Confira!

Powered by Rock Convert

1. Aposte no 3R

O 3R consiste em três palavras importantes de serem colocadas em prática na sua vida: reduzir, reutilizar e reciclar. Você precisa mesmo daquilo que deseja tanto comprar? Consegue reutilizar roupas, móveis ou outros materiais na sua casa? Já experimentou reciclar alguma coisa antes de, simplesmente, jogá-la no lixo? Faça essas reflexões!

2. Evite as sacolas plásticas do supermercado

Não é segredo para ninguém que o plástico representa uma ameaça para os nossos oceanos — inclusive, muitos animais morrem por confundirem esse material com comida. Por isso, todas as medidas possíveis de serem tomadas são válidas para amenizar esse quadro. Nesse sentido, uma alternativa às sacolas plásticas de supermercado são as modernas e práticas ecobags. A ideia é trazer menos resíduos para casa e reduzir coisas descartáveis, porém, não existe uma obrigatoriedade. O ideal é diminuir o consumo sempre que for viável. Portanto, caso você esqueça a sacola retornável ou não deseje transportar produtos de limpeza com alimentos, está tudo bem usar a sacola plástica e depois dar uma outra utilidade para ela.

3. Compre a granel

Adquirir produtos a granel em feiras orgânicas de bairro e levá-los para casa dentro de saquinhos de pano ou potes de vidro são ótimos hábitos para produzir menos lixo. Assim, além de contribuir para o bem do meio ambiente, você fortalecerá o comércio local e não as grandes redes. Sabemos que deixar as embalagens de vez nem sempre é tão fácil quanto um texto pode transparecer. Sendo assim, você pode começar evitando as que apresentam reciclagem mais dificultada, como isopores e plásticos aluminizados. Outra sugestão é sempre ler e analisar as embalagens, pois algumas são retornáveis ou possuem “rótulos verdes” que passam informações importantes. Veja:
  • mostram que a embalagem pode ser reciclada (símbolo da reciclagem);
  • apontam que o papel foi extraído de áreas reflorestadas (selo FSC);
  • certificam o “comércio justo” devido ao estabelecimento de preços justos (selo Fair Trade);
  • atestam a não utilização de produtos químicos, tal como os pesticidas, em sua produção (selo orgânico).

4. Use copos e canudos reutilizáveis

como produzir menos lixo Já parou para pensar na quantidade de copos e canudos plásticos que comércios de alimentação e eventos descartam todos os dias? É muita coisa! Em vista disso, lembre-se sempre de carregar garrafas e canecas divertidas com você. Aliás, existe o copo retrátil para levar em qualquer cantinho da bolsa. Com relação ao canudo, você pode somente dizer “não” para ele, mas, uma alternativa, caso faça questão de tê-lo na sua bebida, é preferir os modelos reutilizáveis, como os de aço e principalmente bambu — ambos já são facilmente encontrados para compra.

5. Transforme seu lixo orgânico em composto para as plantas

Você sabia que restos de certos alimentos podem se transformar em poderosos adubos orgânicos e pesticidas naturais para as plantas da sua casa? A compostagem, como é denominado o processo, pode ser uma solução incrível e produtiva para o seu lixo orgânico.

6. Compre em brechós e bazares

Precisa comprar roupa ou um determinado móvel para sua casa? Experimente visitar alguns brechós e bazares da sua cidade em vez de correr para o shopping. Não permita que o preconceito tome conta da sua mente, pois, provavelmente, você encontrará opções de boa qualidade e se surpreenderá. Atualmente, é possível encontrar brechós online no Instagram para todos os gostos, mas se quiser algo mais seguro, busque o que precisa em grupos de compra e venda da sua cidade no Facebook ou no site do Enjoei. Possui roupas que não quer mais ou bens materiais que não utiliza? Doe para quem precisa! Separe tudo o que está bom e pode servir para outra pessoa. Desse jeito, você fará bem a si, aos próximos e ao meio ambiente, afinal, doar é um ato de solidariedade.

7. Consuma de forma consciente

Seja sincero: você compra somente quando precisa verdadeiramente de algo? Muitas pessoas têm o consumo desenfreado como uma espécie de válvula de escape, mas isso está longe de ser saudável, tanto para elas quanto para o meio ambiente. Viver de forma sustentável significa aprender a consumir menos e melhor. Para isso, você terá que estabelecer uma nova relação com os itens que possui, identificar prioridades e adotar uma postura mais questionadora ao comprar. Enfim, tenha em mente que as mudanças não precisam ser chatas e difíceis. Então, nada cobranças em excesso, certo? Entenda que tudo tem que acontecer no seu tempo e dentro das suas possibilidades. Gostou deste post e quer ser avisado dos próximos conteúdos? Assine a newsletter e não perca nada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.