Blog
7 dicas para ser sustentável no Carnaval

7 dicas para ser sustentável no Carnaval

Para muitos o ano só começa depois do Carnaval, mas não é por isso que temos que deixar os cuidados do meio ambiente só para depois da festa né? Trouxemos aqui 7 dicas para você ser sustentável no Carnaval e sair pulando de alegria por isso e pela festa também! Confira!

Para muitos o ano só começa depois do Carnaval, mas não é por isso que temos que deixar os cuidados do meio ambiente só para depois da festa né?

Em 2019, a Companhia de Limpeza do Rio de Janeiro coletou mais de 7 toneladas de lixos nos blocos de rua nos entornos em 1 dia de festa. Em São Paulo, a prefeitura informou que foram coletadas 649 toneladas em 7 dias de festa. (Esses números são só referentes às festas, imagina juntando com o lixo coletado dos moradores?)

Para cada um fazer a sua parte, trouxemos aqui 7 dicas para você ser sustentável no Carnaval e sair pulando de alegria por isso e pela festa também! Confira!

1. Fantasias

Já falamos aqui no blog como praticar uma moda mais consciente: evite comprar mais roupas. Aquelas palavrinhas mágicas com a letra R que todo mundo já conhece: Recuse, Reduza, Repense, Recicle, Reforme e Reutilize. Dá para aplicar isso em tudo do nosso dia a dia, até num feriado como o Carnaval!

Use a sua criatividade e pegue do armário aquelas roupas que você nem mexe mais, e com certeza será feita uma ótima fantasia de carnaval.

Aliás, aproveite que fará a limpa no guarda-roupa para praticar o desapego e quem sabe até trocar roupas com @s [email protected] ou vendê-las para um brechó!

2. Brilhos

Passando para a maquiagem de carnaval, o brilho com glitter e purpurina são os mais usados pelos foliões. Mas você sabia que eles são feitos de plástico? Não só isso: também são usados metais químicos, e esses materiais, ao serem retirados do corpo (no banho ou na chuva), vão direto para os mares e oceanos. Isso porque, como são pequenas partículas, o sistema de tratamento do esgoto não consegue filtrá-las.*

Portanto, para evitar isso, use glitter biodegradável! Tem cada vez mais marcas produzindo esse tipo de glitter.

Tem várias marcas que vendem glitter biodegradável, mas você também pode fazer o seu!

*Dica de como tirar o glitter:

Passe algum óleo ou creme na pele e depois limpe-a com um paninho de algodão. Daí só depois você vai ao chuveiro.

Isso ajudar a evitar de que os brilhos fiquem por 10 anos nos lugares mais doidos, tipo pálpebras ou couro cabeludo, até saírem 😂 (quem é dos brilhos entendeu)

3. Confetes

Siim, os confetes e as serpentinas também são problema quando jogados na rua por serem minipapéis coloridos, ou seja: papel + corantes químicos direto para o esgoto.

Nesse caso, faça o próprio confete: com um furador de papel, pegue folhas secas e corte-as. Elas já sairão em formatos redondinhos, perfeitas para serem jogadas por aí!

4. Bebidas em lata

A latinha de alumínio é hoje um dos materiais mais reciclados do Brasil devido aos quase 1 milhão de catadores de latinhas espalhados pelo país. Sim, são eles que fazem esse material ter um número tão expressivo nos gráficos de reciclagem.

Por isso, escolha bebidas em lata. Além de ajudar no descarte correto, ainda ajuda no orçamento de algumas famílias do país.

Além disso, quando descartadas corretamente, as latinhas voltam ao mercado em até 60 dias! Isso acontece porque o alumínio pode ser reciclado várias vezes sem degradar a qualidade do material.

5. Lixo

Falando em descarte, às vezes temos que falar o óbvio: jogue o lixo no lixo.

@tirinhadearmandinho

E se não tiver lata de lixo disponível na multidão, leva uma mochila ou sacolinha, mas não joga o lixo no chão (até rimou). O fato de levar o lixo enquanto dança cria a consciência da quantidade lixo produzida e também evita os números informados lá no começo desse artigo.

6. Transporte

O melhor e mais sustentável jeito é de transporte público, a pé ou de bicicleta.

Sabemos que não são todas as cidades do Brasil com infraestrutura para esses tipos de transporte; nesse caso, use aplicativos de carona, de táxis ou de motoristas terceirizados.

Junte @s [email protected] e divida o valor final (já há apps que dividem na hora que chama).

Se os aplicativos não chegarem até a sua cidade, combine com alguém entre @s [email protected] que tenha carro, mas sempre se disponibilizando a rachar os gastos 🙂

7. Água

Beba água! De canudinho (sustentável, claro), da sua própria garrafinha, ou com seu próprio copo sustentável, hidrate-se, mas sem plástico!

Temos que estar hidratados para continuar o ativismo!

E também tem que também passar protetor, comer bem, usar preservativos e, claro, respeitar que não é não!

Aqui no Buscavegan te mostramos onde comprar alguns produtos sustentáveis para o dia a dia, como copo, canudinhos e pratos reutilizáveis!

Divirta-se!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.