Blog
7 mudanças para ter uma vida mais natural em 2019

7 mudanças para ter uma vida mais natural em 2019

O que acha de aproveitar o novo ciclo que se inicia para explorar mudanças significativas em sua rotina, sair do piloto automático e experimentar um estilo de vida mais intencional?

Você já fez uma lista de projetos para 2019? Caso sua resposta seja negativa, considere parar alguns minutos para refletir sobre como está vivendo. O que acha de aproveitar o novo ciclo que se inicia para explorar mudanças significativas em sua rotina, sair do piloto automático e experimentar um estilo de vida mais intencional? Experimente cultivar hábitos mais saudáveis para si e o meio ambiente! Não estamos falando de grandes revoluções, mas de pequenas atitudes que podem fazer toda diferença no seu cotidiano, melhorando sua qualidade de vida e tornando seus dias mais simples, leves e felizes. Quer ter uma vida mais natural em 2019? Confira 7 mudanças para iniciar já!

Powered by Rock Convert

1. Parar com o desperdício de comida

Na sua casa é comum jogar muita comida fora? Então está na hora de repensar esse péssimo hábito e começar a planejar o cardápio da semana. Assim, é mais fácil saber, exatamente, o que você e sua família precisa (ou não precisa) para se alimentar bem. Outra dica é não comprar por impulso. Não é interessante ter uma geladeira cheia de comida estragando, não é mesmo? Sendo assim, organize-se com antecedência, faça listas de compras e vá ao mercado o mínimo possível. Com essa mudança de comportamento você perceberá que é possível economizar um bom dinheiro.

2. Produzir menos lixo

Você sabia que a quantidade de lixo produzida é um dos maiores problemas ambientais do Brasil? Isso acontece, principalmente, porque, além do aumento na geração e descarte de resíduos sólidos, o país não conta com um sistema de recolhimento adequado. Portanto, mais do que nunca, é imprescindível abandonar certos hábitos e buscar formas de produzir menos lixo no dia a dia. O que acha de recusar a sacola plástica no supermercado e trazer suas compras em uma ecobag? Outras possibilidades são:
  • trocar copos e canudos descartáveis por itens reutilizáveis;
  • fazer compras a granel;
  • comprar em brechós e bazares.

3. Comprar com consciência

O consumo desenfreado é uma questão complicada na atualidade, pois, cada vez mais frustradas com o ritmo alucinante de suas vidas, as pessoas têm na compra uma espécie de válvula de escape, e isso representa um perigo para o meio ambiente. Para viver de forma mais natural em 2019, sugerimos que você estabeleça uma relação mais saudável com os itens que possui. Para isso, aprenda a consumir menos e melhor, identifique prioridades, adote um posicionamento mais questionador ao comprar, ame o que já possui e cuide para que dure o máximo possível.

4. Andar menos de carro

andar de bike hábito A emissão de gás carbônico é outro assunto com o qual devemos nos preocupar bastante, afinal, estamos falando do nosso planeta, da nossa casa, certo? Por isso, toda pequena ação, como trocar o carro pela bicicleta uma vez por semana, é de grande valia. Contudo, sabemos que abrir mão de um veículo na rotina não é algo que todo mundo pode escolher, especialmente se você mora em uma grande cidade e tem dias puxados. Ainda assim, é possível pegar uma carona com os amigos para ir ao trabalho ou à faculdade, ir a pé para os compromissos perto de casa e solicitar um Uber, por exemplo.

5. Ler mais

Qual foi o último livro que você leu? Quando isso aconteceu de maneira intencional (sem pedidos da faculdade, trabalho etc)? Para o novo ano que está começando, experimente sair da sua zona de conforto e encontrar novos hobbies, como ler mais nas horas vagas. Ademais, é lendo que você se transforma em uma pessoa mais informada. Descubra de onde vem os alimentos que você come, conheça as pessoas que produzem as roupas que você veste e identifique as marcas que merecem seu apoio e dinheiro.

6. Evitar produtos embalados

O que acha de começar 2019 com uma nova missão em prol da sua saúde? Evite produtos prontos e embalados — acredite, não é tão difícil quanto parece. Essa mudança pode acontecer de maneira gradual, trocando os mercados, onde até os vegetais (repletos de agrotóxicos) são cultivados de forma industrial, pelas feiras do seu bairro. Outra vez, compre a granel. Uma forma inusitada de fugir dos produtos industrializados e cuidar da saúde da sua família é produzindo seu próprio alimento. Como? Cultivando uma horta doméstica. Cozinhar o que plantou: tem jeito mais gostoso de demonstrar amor?

7. Considerar o veganismo

Valorizar o consumo consciente em suas diversas vertentes e aderir a uma causa tão especial pode ser uma ótima maneira de começar o novo ano. Nesse sentido, o veganismo é mais do que mudar a alimentação, trata-se de uma filosofia que visa eliminar todas as formas de crueldade e abuso contra animais, portanto, está bastante atrelada às motivações éticas de um indivíduo. Percebeu como é tranquilo iniciar 2019 de maneira diferente? Ter uma vida mais natural não requer grandes sacrifícios, porém, é preciso disposição e força de vontade para fazer dar certo as novas práticas diárias. Quais são seus planos para 2019? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.