Blog
7 produtos caseiros e veganos para limpar a casa

7 produtos caseiros e veganos para limpar a casa

O que acha de reduzir seu impacto no planeta preparando seus produtos de limpeza? Gaste menos dinheiro e ajude o meio ambiente!

Em tempos de coronavírus, a higienização do lar se tornou uma das prioridades diárias de todos. No entanto, os produtos de limpeza tradicionais (que são encontrados em mercados) são industrializados e produzidos de forma pouco sustentável, envolvendo muito gasto de água, exploração animal e uso de plástico.

Sendo assim, o que acha de reduzir seu impacto no planeta preparando seus produtos de limpeza? Convidamos você a refletir conosco sobre essa questão e conferir 7 produtos caseiros e veganos para limpar a casa de forma eficaz, gastando menos dinheiro e ajudando o meio ambiente. Acompanhe!

Uma breve reflexão sobre os produtos de limpeza

Já se perguntou o que acontece com as partículas de fosfato (componente tóxico presente na formulação do detergente) depois que são despejadas e entram em contato com a rede de esgoto? A resposta mais simples é poluição, mas nem sempre as pessoas têm noção da magnitude desse problema.

Para ficar mais clara essa questão, tenha em mente o caso do Rio Tietê, em SP, como mostra esse vídeo no YouTube da Jovem Pan. A espuma tóxica encontrada no curso de água em questão é um fenômeno catastrófico, resultado do uso intensivo de químicas que são posteriormente descartadas de maneira irresponsável.

Os ecossistemas marinhos são muito afetados por nossas escolhas na hora de limpar a casa. Por exemplo: você sabia que os animais e as plantas que vivem nesses locais nem sempre conseguem respirar com qualidade por causa da interferência no nível de oxigênio da água causada por resíduos de desinfetantes, de água sanitária, de sabões etc?

Ingredientes à base de cloro são bastante comuns em limpadores convencionais. Muito usado para desinfecção, esse tipo de produto têm substâncias de mercúrio e outros metais pesados que contaminam águas subterrâneas a partir de uma descarga.

Outras substâncias também são problemáticas, como as cloroaminas e os organoclorados. Esses componentes cancerígenos se acumulam na cadeia alimentar e intoxicam a fauna, envenenando água, animais aquáticos e humanos.

Ideias de produtos de limpeza veganos

Os produtos de limpeza veganos, por sua vez, são fabricados por meio de matérias-primas de origem vegetal e extrativista, valorizando a comunidade local e priorizando o ecossistema. Além disso, eles não contêm substâncias de origem petroquímica, diferente dos compostos tradicionais.

Outro ponto importante no que diz respeito aos produtos de limpeza veganos é a embalagem, que tende a ser reciclável ou retornável.

Agora, confira 7 ideias de produtos veganos para limpar a casa.

1. Bicarbonato, limão e vinagre para limpeza geral

O bicarbonato de sódio é um ótimo bactericida e funciona muito bem na limpeza, removendo manchas, odores, gordura e mofo. Para utilizá-lo, você pode despejá-lo direto na superfície a ser limpa ou diluí-lo em água. Adicione algumas gotas de suco de limão para preparar um limpador ainda mais potente.

O vinagre branco, de álcool, apresenta alta concentração de ácido acético, uma substância perfeita para desinfetar, desengordurar, eliminar odores e dar brilho na limpeza do seu lar. É muito indicado para quem tem animais e precisa remover as manchinhas e o cheiro do xixi do pet.

Powered by Rock Convert

2. Detergente ecológico

Para essa receita rápida, você precisará de:

  • 2 xícaras de água
  • 1 xícara de sabão de coco ralado
  • suco de 2 limões
  • 2 colheres de bicarbonato de sódio

Ferva as duas xícaras de água e gradativamente adicione o sabão de coco enquanto mexe. A solução deve ficar bem homogênea.

Apague o fogo e deixe a mistura ficar morna. Então adicione o suco dos limões e o bicarbonato de sódio. Chacoalhe e coloque numa garrafinha.

3. Desinfetante vegano

Anote a lista de ingredientes:

  • 1 litro de álcool;
  • 1 sabão caseiro (de coco, de preferência);
  • 4 litros de água;
  • algumas folhas de eucalipto.

Deixe as folhas de eucalipto de molho no álcool por 48 horas. Depois disso, ferva 1 litro de água com o sabão, até dissolver. Junte o resto da água e a essência de eucalipto.

4. Amaciante de roupas

Você vai precisar de:

  • 5 litros de água;
  • 4 colheres de glicerina vegetal;
  • 1 sabonete natural ralado;
  • 2 colheres (sopa) de Leite de Rosas.

Ferva 1 litro de água com o sabonete, até derreter. Acrescente os 4 litros e água restantes, a glicerina e o Leite de Rosas. Misture bem e engarrafe.

Outra opção é usar ½ copo de vinagre ou ½ copo de bicarbonato durante o enxague.

5. Limpador de vidros

Use 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente para limpezas de rotina. No entanto, se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Seque a superfície com jornais velhos ou um tecido de algodão.

6. Produto antiacáro e antimofo

Para preparar, basta misturar ½ copo de álcool, ½ copo de vinagre e 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio. Use a mistura por meio de um borrifador, pulverizando em estofados, cortinas, colchões etc. Deixe agir por 20 minutos antes de passar o aspirador de pó, o pano seco ou uma escova macia.

7. Polidor de móveis

Misture dois copos de azeite virgem com o sumo de 1 limão. Simples, não? Agora, passe nas superfícies desejadas com um pano macio. Essa receita também pode ser utilizada com o intuito de disfarçar riscos em móveis de madeira clara.


Espero que essas ideias para limpar a casa de um jeito sem usar produtos de origem animal ou que tenham sofrimento animal envolvido tenham sido úteis para você. Para seguir um estilo de vida mais sustentável, precisamos fazer escolhas e optar por soluções diferenciadas, mas que valem a pena. Não deixe de colocar as dicas em prática.

Já que estamos falando de cuidar do lar, conheça algumas sugestões para decorar gastando pouco.


Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes e no @bastidordesaturno.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.