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8 coisas simples que você pode fazer para melhorar sua saúde física e mental

8 coisas simples que você pode fazer para melhorar sua saúde física e mental

Melhorar o humor, desenvolver resiliência, trabalhar a autoestima e ter uma vida mais simples e prazerosa são alguns benefícios que você terá se seguir algumas dicas simples que separamos neste post. Ficou interessado? Então não deixe de conferir!

O que você tem feito para cuidar de si mesmo? Em meio ao ritmo caótico do cotidiano, será que temos deixado passar pequenas coisas que poderiam trazer mais paz ao nosso dia a dia? Essa é uma reflexão que vale a pena, afinal, cuidar da nossa saúde física e mental pode envolver, além do apoio de um profissional, tomar medidas por conta própria.

Melhorar o humor, desenvolver resiliência, trabalhar a autoestima e ter uma vida mais simples e prazerosa são alguns benefícios que você terá se seguir algumas dicas simples que separamos neste post. Ficou interessado? Então não deixe de conferir!

1 .          Espreguice-se ao acordar

Você já parou para pensar sobre a importância desse simples gesto? Espreguiçar-se ao acordar, assim como o próprio verbo sugere, significa tirar a preguiça do corpo. Esse movimento é essencial para acordar o físico e a mente para um novo dia, pois, além de ser um ato natural do ser humano, ajuda a liberar endorfina e serotonina nos músculos.

2.           Diga algo positivo a si mesmo

Quantas vezes você se olhou no espelho e desejou mudar a sua aparência ou personalidade? Semeie ações de gentileza e mude o modo de se enxergar. Sabemos que isso não é algo que acontece rapidamente, mas pequenas atitudes, como dizer algo positivo a si mesmo, pode ser uma ótima forma de trabalhar a autoestima.

3.           Ponha a mão na terra

saúde física e mental

O contato com a natureza traz paz, e é por isso que muitas pessoas estão levando as plantas para dentro de suas casas e apartamentos. Experimente plantar uma semente, mexer na terra molhada ou pisar na grama descalço. Permita-se ser feliz com esses acontecimentos autênticos do dia a dia.

Uma ideia é cultivar uma horta doméstica: além de proporcionar uma alimentação mais saudável à família, ela pode se transformar em um hobby relaxante.

.4           Pratique uma atividade física nova

Já pratica alguma atividade física regularmente? O que acha de experimentar algo totalmente novo? Dê uma chance para novas experiências! São nesses momentos que nos deparamos com as pequenas surpresas da vida que dão fôlego ao nosso dia a dia.

Ainda não encontrou a modalidade certa para você? Não gosta de musculação e correr machuca o seu joelho? Não desista! Existem tantas outras opções, como yoga, natação, pilates, dança… Ainda assim, se nada agradar, faça uma caminhada, pelo menos. Isso é importante para aquecer o corpo, renovar as células e excretar impurezas no suor.

.5           Alimente-se com qualidade

Manter uma alimentação balanceada é fundamental para garantir o bom funcionamento do nosso corpo — e isso não é segredo para ninguém —, mas já parou para refletir sobre o que você come? A origem do alimento?

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É importante fazermos esses questionamentos a nós mesmos, afinal, quando optamos por uma alimentação consciente, saudável e ética, estamos fazendo um grande bem ao nosso corpo e mente, e é por esse motivo que encontramos cada vez mais adeptos ao veganismo.

6.           Ajude alguém

Já fez algo bom para alguém e depois se sentiu bem com relação a si mesmo por isso? É justamente essa a ideia. Quando fazemos o bem, recebemos o bem — e essa energia pode vir de dentro de nós. Portanto, ajude outras pessoas em suas dificuldades, seja útil e gentil.

Lembre-se: não se trata de ações grandiosas, mas pequenos gestos de bondade que enriquecem a nossa vida e, até mesmo, aumentam a nossa autoestima.

7.           Pare um instante para relaxar

Muitos estudos, muito trabalho, muitas preocupações, muitas obrigações, muita correria… em meio ao caos do dia a dia, você tem encontrado tempo para respirar fundo e relaxar? Se a sua resposta é negativa, está na hora de rever essa situação para não comprometer a sua saúde física e mental.

Não podemos permitir que o estresse vire rotina. Por isso, quando sentir que tudo está pesado demais, não hesite: dê uma pausa no que estiver fazendo. Desligue-se e faça outra coisa até se sentir um pouco melhor.

8.           Durma na hora certa

A importância do sono é algo que todos sabem, mas nem sempre respeitam — e isso é um sério problema, uma vez que dormir pouco prejudica a saúde, o humor e a produtividade. Por essa razão, sugerimos que você crie desde já o hábito de ir para cama na hora certa.

Pratique bons hábitos para melhorar a qualidade do seu sono. Algumas sugestões:

  • desligue as telas de celulares, tablets, computadores e TV’s uma hora antes de dormir;
  • deixe as bebidas com cafeína apenas para o período da manhã;
  • confira a qualidade do seu colchão;
  • tome um banho para relaxar;
  • não deu sono? Faça uma atividade leve, como ler um livro ou escutar alguma música tranquila.

Dê você os primeiros passos para melhorar a sua saúde física e mental. Faça disso uma prioridade, tal como o trabalho, a família e as obrigações do dia a dia. Cultive esses hábitos e, gradualmente, perceberá que eles farão toda a diferença.

Quer levar uma vida mais simples e significativa? Então não deixe de conhecer o minimalismo!

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