Blog
8 práticas para começar 2021 com o pé direito

8 práticas para começar 2021 com o pé direito

Chegou o momento de visualizar o que desejamos para nossas vidas. Pensando nisso, listamos 8 práticas para começar o ano com o pé direito.

O fim/começo de ano é o período que mais gosto, pois, além das festas, das férias e do meu aniversário, é quando mais tenho tempo para passar com a família e me planejar para os próximos meses. Sim, a capricorniana aqui passa as férias curtindo, mas também se programando, não me julguem.

Acho que o encanto dessa época está nas possibilidades que ela oferece. É um livro de 365 páginas que serão escritas por você — e é sua obrigação torná-lo o melhor possível. Chegou o momento de visualizar o que desejamos de novo para nossas vidas. Pensando nisso, listamos 8 práticas para começar 2021 com o pé direito. Acompanhe!

1. Trace metas para o ano

Traçar metas é importante para quem gosta de se planejar e se motivar para os desafios. É uma delícia acordar todas as manhãs sabendo que existe uma razão pela qual levantar da cama: um propósito, um sonho. Arrisco em dizer que toda pessoa precisa disso.

Portanto, para iniciar a jornada de um novo ano com a disposição necessária, que tal escrever em uma folha de papel todas as suas metas a serem alcançadas em 2021? Esses objetivos podem ser simples ou elaborados, mas, em todo caso, é fundamental que sejam alcançáveis para você não se cobrar demais e acabar se frustrando ao longo do caminho.

2. Coloque em prática algum hábito que precisa aderir ou mudar

Sempre tem alguma coisa em nós que desejamos mudar, como acordar mais cedo, se estressar menos, tomar mais água ou comer salada todos os dias. Acontece que algumas promessas se repetem em toda virada de ano e a mudança nunca acontece, não é mesmo?

O segredo está no grau de comprometimento que você tem consigo mesmo. Ninguém passa a gostar de ler do dia para a noite, por exemplo, mas é possível mudar isso aos poucos. Para tanto, mantenha um livro na mesa de cabeceira, pois, assim, conseguirá se adaptar com mais facilidade, nem que seja para ler uma página por dia antes de dormir.

3. Comece a terapia

Algumas mudanças internas só acontecem com ajuda externa, e está tudo bem. Não tem nada de errado em admitir que você precisa de ajuda — o que pouca gente fala é que, na verdade, todos nós precisamos. Sendo assim, pare de postergar e comece a terapia.

Se você tem convênio, fica mais fácil, mas se não tiver, busque pelas universidades e faculdades da sua região que ofereçam o curso de psicologia. Essas instituições, geralmente, dão a oportunidade de seus alunos darem os primeiros passos na profissão (sempre com a supervisão de um profissional capacitado) ao oferecer sessões de terapia de forma gratuita ou a partir de valores acessíveis. Outra opção é buscar por profissionais da sua cidade que atendam por meio de valores sociais.

4. Esvazie o armário

Photo by Andrea Piacquadio from Pexels

Veja bem: esse não é um hábito cujo objetivo é gerar mais consumismo. A limpeza do guarda-roupa deve acontecer para você se livrar daquilo que não serve mais no seu corpo e na sua alma. A dica é doar as roupas que não usa mais, jogar fora papéis e documentos que não têm valor e abrir mão de tudo que só estiver ocupando espaço na sua vida.

Esse ação de esvaziar também serve para nossas emoções. Esvazie-se de pensamentos que não fazem bem para você, de sentimentos negativos e de relacionamentos que perderam o sentido. Essa é a atitude que você precisa para começar 2021 com o pé direito e bem mais leve.

5. Faça um check-up

Em 2020 você negligenciou sua saúde? Deixe essa hábito para trás e se comprometa com seu bem-estar. Para isso, faça exames logo no começo do ano e descubra se é preciso adaptar a alimentação, os medicamentos ou o estilo de vida. Não deixe para se cuidar quando for tarde demais e se lembre que é melhor prevenir do que remediar.

Para cuidar da sua saúde física e mental, separe mais tempo para descansar e esfriar a cabeça da correria do dia a dia. Comece com pequenas mudanças diárias, praticando meditação ou se desconectando um pouco de celular durante as manhãs.

6. Exercite-se por prazer

Essa é uma forma de se cuidar mais no próximo ano. Porém, a gente sempre ressalta aqui no blog sobre o quanto é importante mexer o corpo por prazer. É muito chato praticar uma atividade física visando, somente, o emagrecimento e o corpo “perfeito” da celebridade — que, inclusive, tem tempo e dinheiro de sobra para fazer diversos procedimentos estéticos.

7. Mude sua alimentação

Às vezes não temos noção do quanto nossa alimentação está ruim, por isso, gostaria de propor um desafio: anote tudo o que comer no próximos 15 dias. Se você observar o excesso de fritura, açúcar, carboidratos e alimentos industrializados, está na hora de repensar sua dieta.

Tem interesse, mas ainda não é vegan? A transição para o veganismo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é um processo desagradável. Você pode começar aos poucos, com mudanças pontuais e no seu ritmo.

8. Organize as finanças

Ninguém merece chegar no fim do mês sem um real na carteira. Para não passar por esse perrengue outra vez, aproveite o 13º salário para, desde já, organizar suas finanças e guardar algum dinheiro. Às vezes, é até válido procurar um curso de finanças pessoais para descomplicar.

Outro conselho é anotar todas as dívidas e estabelecer um teto de gasto mensal. Faça uma planilha para facilitar e elimine despesas desnecessárias, como a TV a cabo que você nunca assiste ou a marmita que pede todo dia em vez de cozinhar.

Essas são algumas sugestões de práticas para começar 2021 com o pé direito. Quer outra dica? Deixe sua lista de resoluções para o ano novo em algum lugar visível (presa com um imã na porta da geladeira ou no memory board sobre a escrivaninha, por exemplo).

Desejamos um feliz ano novo e bastante sucesso nas suas conquistas daqui por diante!

Quer ajudar o meio ambiente no próximo ano? Produza menos lixo em 2021!


Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes e no @bastidordesaturno.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.