Blog
Desintoxicação corporal: O que é e quais as consequências?

Desintoxicação corporal: O que é e quais as consequências?

Você provavelmente já ouviu falar do famoso detox. Mas o que é isso? O que especificamente acontece com o corpo nesse processo e quais as consequências disso? Já parou pra pensar?

Você provavelmente já ouviu falar do famoso detox. Mas o que é isso? O que especificamente acontece com o corpo nesse processo e quais as consequências disso? Já parou pra pensar?

Mensagens do corpo

O organismo do ser humano é perfeito e inteligente: tem a autolimpeza e a manutenção como um processo próprio, eficiente e adequado. Ele entende melhor do que nós mesmos quais as necessidades e desejos.

Mas nem por isso a conexão entre corpo e cérebro não acontece: há sempre uma tentativa de contato conosco e uma busca de envolvimento entre o todo de forma sutil e persistente.

Perceba que o corpo envia mensagens a todo instante, de diversas formas: uma dorzinha ou um mal-estar em um momento específico ou até mesmo na postura: tudo é a comunicação entre corpo e cérebro, quase uma linguagem do corpo.

E como todo aprendizado de uma nova língua, exige atenção e prática para o aperfeiçoamento. Por isso é essencial a observação nesse processo.

Observe tudo que se passa. Como seu corpo se sente em determinado lugar? Com determinadas pessoas? Como fica depois de ingerir determinado alimento? E depois de certo tempo sem ingerir determinado alimento? Depois de se exercitar? Como está hoje e como estava ontem? Tudo é informação. Tudo diz respeito a ti.

Observação de seu corpo enquanto faz seus movimentos é muito importante. Freepik.

Estamos em transformação

Importante salientar de que esse processo de autopercepção e conhecimento é contínuo. Não haverá um dia em que você dirá “eu me conheço por completo”, pois, quando conhecer, já terá mudado. Estamos em constante transformação, e o conhecimento é o motor de tudo isso.

Porém, apesar de não podermos nos dar como completos no conhecimento de si, podemos chegar a algum nível de aperfeiçoamento na arte da linguagem corporal. Isso já é tudo que você precisa para o caminho. Quando você começa a fazer as associações dos seus estados corporais com contextos vividos e alimentos ingeridos, tem o poder de transformar padrões.

Talvez aquele mal-estar recorrente é aquele leite que você toma sempre antes de dormir. Ou aquela dor de cabeça acontece depois daquele pão que você come sempre ao acordar. Como cada alimento afeta o seu corpo? O que te dá energia e o que te tira?

É importante, por isso, praticar uma alimentação, acima de tudo, consciente.

Powered by Rock Convert

Prática de jejum

O ser humano é capaz de ficar sem ingerir líquidos por 3-5 dias, mas sem alimentos não se sabe o limite. O maior jejum já registrado tem um período de 382 dias!

Ao praticarmos o jejum, potente médico natural, o processo de desintoxicação é acionado. Com o estômago vazio, o corpo direciona suas energias para a limpeza do organismo. Então, as toxinas presentes nas células começam a ser jogadas na corrente sanguínea para serem expulsas.

Esse processo pode causar um tanto de mal-estar, com sintomas conhecidos como fome: tontura, fadiga, dor de cabeça, nevoeiro mental e letargia. Tudo isso é o seu corpo fazendo a faxina.

Depois que esse período inicial de mal-estar do jejum é superado, o corpo adquire cada vez mais energia e bem-estar, além de clareza mental e emocional.

Cuidados ao fazer detox

Mas, dependendo do nível de intoxicação do corpo, essa limpeza pode ser fatal. Por isso, o estudo e os devidos cuidados, além do acompanhamento da prática de jejuar, é essencial.

Mas nada como uma consulta com nosso médico interior de vez em quando, que não cobra o atendimento e trabalha de forma particular apenas para você! Vamos nos aprofundar mais nesse tema futuramente.

Detox nos outros sentidos

Vale ressaltar também as outras formas de desintoxicação presentes no nosso dia a dia. Além de nos nutrirmos com o que comemos, nos alimentamos também do que ouvimos, olhamos, tocamos e sentimos.

Quanto mais consciente você é do que o seu corpo ingere através dos cinco sentidos, mais consciente do que tá rolando dentro dele você estará e, consequentemente, mais apropriado de uma possibilidade de intervenção.

É muito mais fácil fazermos uma escolha de retirar da nossa vida algo que nos faz mal quando sabemos: o que nos faz mal, como nos faz mal, por que e quando. Ainda assim não eliminamos a possibilidade de atravessar esse algo, mas conhecer o caminho torna muito mais possível a escolha CONSCIENTE.

Só você pode se conhecer como você. Só depende de você!


Natália acredita na harmonia entre (todos) os seres terrestres. É uma estudante da vida, psicóloga clínica e institucional, e adepta à alimentação consciente. Conheça seu trabalho no instagram @manifesto.psi!

Will Powa é skatista e descobriu na dieta Plant Based o verdadeiro remédio para curar e prevenir adoecimentos físicos e mentais, além de viabilizar o enorme potencial do organismo humano. Cursa nutrição e trabalha com acompanhamento em transições para dietas saudáveis. Conheça seu trabalho no Instagram @powahealthyfood !


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.