Blog
Ano Novo: 5 alimentos simples e vegetarianos que trazem fartura

Ano Novo: 5 alimentos simples e vegetarianos que trazem fartura

Muitas famílias oferecem no Ano-Novo comidas que representam fartura para o ano que começa. Mas você já parou para pensar que a maioria dessas comidas oferecidas são vegetarianas?

A maioria dos povos ocidentais vê a virada do dia 31 de Dezembro para o dia 1º de Janeiro como uma possibilidade de novo recomeço. Muitas superstições estão envoltas dessa noite, com gente usando algumas cores nas roupas para representar o que quer que o novo ano traga; outras pessoas pulando com o pé direito para começar o ano com boas energias; e outras ainda oferecendo comidas específicas que representam fartura para o ano que começa.

Se na sua casa tinha uma tradição como essas, você já parou para pensar que a maioria das comidas oferecidas são vegetarianas?

Lentilha

A lentilha é muito consumida no Ano-Novo exatamente porque representa fartura. Para alguns, ela deve ser consumida exatamente no momento que bate a meia-noite, pois o grão dela parece uma moeda, além do fato de o grão dela dobrar de tamanho quando é cozida, o que representa riqueza.

Para nós, veg(etari)anos, a lentilha é fonte de proteínas e fibras, então nem precisa pensar duas vezes caso queira levar essa superstição à mesa: dia 31 pela manhã já vai colocando os grãos de molho.

(E aliás, se estiver procurando dicas de bebidas diferentes para a sua noite de Reveillon, veja nesse post duas receitas bem legais para oferecer aos convidados: Dry Ginger Ale vegano e Coquetel de tangerina, abacaxi e morango sem álcool.)

Arroz

Em alguns países o arroz é fundamental na mesa do Réveillon. Isso porque ele não só dobra de tamanho, como a lentilha, mas pelo arroz ser símbolo de fertilidade e abundância. Países como a China dão muita importância para o arroz no prato, pois é uma das formas mais importantes de fonte de renda para o país.

Lentilha com arroz então é uma boa pedida para o Ano Novo, simples, barato e que provavelmente traz muita fartura!

Romã

Para quem gosta de algo diferente para o jantar, as romãs são frutas que raramente aparecem na mesa dos brasileiros (e normalmente isso só acontece no fim do ano).

O cultivo delas em alguns lugares do mundo significa fartura e fertilidade, e por isso há a crença de que as sementes de romã trazem muita fartura. Tem gente que segura por alguns minutos as sementes na boca antes de guardá-las na carteira, mas há pessoas também que comem a romã e apenas guardam a semente.

Powered by Rock Convert

Seja como for, aprecie a romã quando for comê-la, porque realmente é raro vê-la nos mercados. Ela é deliciosa né?

romã é uma fruta que traz fartura
Freepik

Uvas

As uvas, principalmente as com caroço, são uma boa e barata pedida de sobremesa vegana. Tão simples, mas tão especiais!

Dizem que comer 12 uvas, uma representando cada mês, proporciona meses doces. Há quem diga também que se você prefere outros números (por exemplo, se para você o número 7 ou o 13 traz sorte), o ideal é você consumir esse número de uvas.

O segredo é você não engolir os caroços: guarde-os até o final do ano, na carteira ou na bolsa. Tudo para trazer sorte e fartura (e de quebra ainda comer uma fruta tão boa).

Oleaginosas

Por terem sido muito consumidas em época de guerras, as nozes e castanhas significam prosperidade para alguns povos.

Por isso, muitas famílias têm à mesa oleaginosas para consumo na virada do ano.


Enquanto o novo ano não chega, é legal também pensar em metas para o novo ano, que também simboliza uma nova década, como cultivar hábitos mais saudáveis. Precisamos cuidar de nós mesmos e do meio ambiente, sermos mais responsáveis pelas atitudes, evitar desperdício. Confira o nosso texto sobre mudanças pra ter uma vida mais natural.

Ah, e nos diga o que você normalmente já tinha na mesa de Ano Novo e nunca tinha entendido o porquê! E comente aqui se você tiver resolvido levar algo pra sua mesa de Réveillon esse ano depois de ter lido nosso post!

Encontre produtos para uma alimentação vegetariana em um lugar só.
Compre diretamente com a marca. A gente só te ajuda a comprar.

Clique aqui para conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.