Blog
Babaganoush – Uma pasta deliciosa que vai com tudo!

Babaganoush – Uma pasta deliciosa que vai com tudo!

Vamos trazer hoje uma receita com berinjelas perfeita para o dia a dia, vai bem com biscoito de arroz, com pãezinhos, saladas, tabules... Acompanhe!

Quem por aí gosta de berinjelas?

Além de versáteis, as berinjelas são alimentos ricos em vitaminas A, C, B1, B2 e B3. São também uma importante fonte de betacaroteno. Possuem também uma boa quantidade de sais minerais, tais como potássio, cálcio, ferro cobre e magnésio.

Vamos trazer hoje uma receita com berinjelas perfeita para o dia a dia, vai bem com biscoito de arroz, com pãezinhos, saladas, tabules… 

Se estiver precisando de dicas para um café da tarde vegano, barato, e gostoso, o que acha das dicas que escrevemos nesse post? Tem antepasto de berinjela lá!

Você sabe quais ingredientes precisa para fazer babaganoush?

1.Berinjelas 

2.Tahini – Tahini caseiro e comprado em loja são bons. Na receita vai tahine cru, mas o assado também é uma boa escolha.

3.Suco de limão – Adicione mais ou menos suco de limão, dependendo de quão forte você quer o seu babaganoush.

4.Salsa fresca – Você pode pôr se quiser, ou adicionar outras ervas frescas, como manjericão ou coentro.

5.Azeite extravirgem – Este ingrediente é opcional. Se você não quiser usar, e se o baba ganoush for muito grosso, adicione mais suco de limão ou um pouco de água. Óleos extravirgens são mais saudáveis.

6.Cominho em pó.

7.Sal – Pode ser sal rosa do Himalaia. Qualquer tipo de sal é bom, no entanto.

8.Alho – Adicione mais ou menos alho, dependendo de quão forte você quer. O alho fresco funciona melhor para esta receita, mas o alho em pó serve.

Ingredientes

900 g de berinjela, cerca de 2-3 berinjelas
1/4 xícara de tahine (4 colheres de sopa)
1/4 xícara de suco de limão (65 ml)
1/4 xícara de salsa fresca (4 colheres de sopa) picada
2 colheres de sopa de azeite extravirgem (opcional)
1 colher de chá de cominho
1 colher de chá de sal
2 dentes de alho

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200 ºC (tem gente que faz isso na boca do fogão)

Coloque as berinjelas em uma assadeira forrada e perfure a pele com uma faca (se for na boca do fogão, enrole a berinjela numa folha de papel alumínio e perfure). Isso ajuda a fuga de vapor, enquanto as berinjelas assadas.

Cozinhe por 40-45 minutos, ou até que estejam macias. Retire-as do forno e deixe esfriar por 10 a 15 minutos, ou até ser conseguirem ser manuseadas com facilidade.

Pique cada uma e adicione a um processador de alimentos ou a um liquidificador junto com os demais ingredientes. Misture até ficar homogêneo.

Você pode servir imediatamente, mas fica melhor frio.

Mantenha as sobras em um recipiente hermético na geladeira por 5-7 dias.

Powered by Rock Convert

DICA: Você pode adicionar um pouco de páprica e salsa fresca picada em cima e com alguns aperitivos crus (pepino, pimentão vermelho e cenoura) e pão pita.

como fazer babaganoush
SimpleVegan Blog

Dicas para fazer babaganoush

Tente fazer o seu próprio tahine em casa. É mais acessível, fácil de fazer e saboroso.

A maioria das pessoas descasca as berinjelas depois de assadas, mas tem gente que não. Não é necessário, pois é mais conveniente e também mais nutritivo. Além disso, evita-se desperdiçar comida. Sinta-se à vontade para descascá-los, se quiser.

Você também pode ferver as berinjelas em vez de assá-las. 

Se você não quiser usar um processador de alimentos ou liquidificador, basta descascar as berinjelas depois de assá-las, adicioná-las a uma tigela com os ingredientes restantes, misturar com um garfo e mexer até combinar bem.

Mais benefícios da berinjela

A berinjela é rica em antioxidantes

Pela presença do ácido clorogênico, cafeíco e flavonoides que atuam combatendo o envelhecimento celular e protegendo a oxidação das gorduras nas membranas celulares.

Traz benefícios para o coração

Outra grande vantagem da berinjela é que ela traz diversos benefícios para o coração. Devido a presença de fibras solúveis e antioxidantes, existe um controle do colesterol e consequentemente uma melhora do fluxo sanguíneo, prevenindo também o estresse oxidativo.

Berinjela regula o intestino

Uma única xícara de berinjela apresenta em torno de 8% de fibra dietética, sendo uma excelente fonte de fibras para regular o intestino e ajudar no colesterol. Além disso, esse fruto tem a vantagem de conter poucas calorias.

É rica em vitaminas do complexo B

A berinjela é rica em vitaminas B1, B2 e B6 que são essenciais para o funcionamento adequado do sistema nervoso central, para produção de energia, equilíbrio hormonal e função hepática.

É fonte de cálcio, magnésio e potássio

Esses minerais são essenciais para o adequado funcionamento do organismo atuando na construção, manutenção dos ossos e melhora da contração muscular.

Berinjela ajuda a manter a pele saudável

A presença de vitamina C é um dos nutrientes que ajudam a manter a pele saudável, macia e hidratada, tendo também função antioxidante. Há outros antioxidantes na berinjela, como a antocianina. Todos esses ajudam a combater o excesso dos radicais livres no organismo, que podem causar envelhecimento precoce e rugas.

Você já viu a receita de berinjela com cogumelos que a gente já postou aqui no blog? Tem ela e mais duas receitas caprichadas para você lá no post.

Fontes: Receita https://simpleveganblog.com / benefícios: Blog da Taeq

Encontre produtos para uma alimentação vegetariana em um lugar só.
Compre diretamente com a marca. A gente só te ajuda a comprar.

Clique aqui para conhecer.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.