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Como controlar a ansiedade digital

Como controlar a ansiedade digital

A tecnologia não nos ensina a usar tecnologia. Estamos sempre olhando nossas telas e, mesmo quando não temos uma notificação, estamos ali, confirmando se realmente não tem. Uma sensação de urgência, de antecipação, que deixa nossa mente desconfortável e até frustrada quando não tem a tal bolinha vermelha.

Estamos em um momento digital em que o brilho da tela do celular tem praticamente “substituído” o brilho do sol e quase esquecemos de olhar para o céu para admirar as nuvens (ou a falta delas). Nossas preocupações com a bateria do celular, do computador e de outros dispositivos têm sido diárias e maiores do que com a nossa saúde. E as notificações? Quantas você tem no seu e-mail ou celular? E quanto aquele ícone vermelho de pendências te incomoda?

Isso sem contar com a rapidez e velocidade com que as notícias chegam e são compartilhadas quase instantaneamente quando recebemos. Isso tem sido uma grande questão: como é grande a quantidade de informação bombardeada diariamente. E desde as eleições de 2018, cada vez mais o que aparece em nossos feeds são mensagens polarizadas de indignação ou de reatividade, aumentando a sensação de urgência para compartilhar e responder.

A consequência desse estilo de vida, com isso tudo, é o desenvolvimento de hipertensão, ansiedade, hiperatividade, sensação de inquietação e negligência corporal.

A tecnologia não nos ensina a usar tecnologia. Estamos sempre olhando nossas telas e, mesmo quando não temos uma notificação, estamos ali, confirmando se realmente não tem. Uma sensação de urgência, de antecipação, que deixa nossa mente desconfortável e até frustrada quando não tem a tal bolinha vermelha.

Por isso, trouxemos aqui algumas dicas de como fazer para tentar viver o mindfulness de forma digital também, controlando a ansiedade digital.

Faça uma pausa

Se você está sempre ligad@ em todas as mídias, sempre respondendo tudo com urgência, apenas pare por alguns minutos diariamente. Saia de todas as telas, de todas as funções, deixe seu celular no silencioso ou simplesmente o afaste.

Depois disso, respire. Faça uma respiração longa e profunda. Isso nos ajuda a recuperar o equilíbrio.

ansiedade no trabalho
Blog Sivana Spirit

Investigue-se

Investigue sua vida atual, analise como você tem escolhido gastar seu tempo e investido sua produtividade. Muito tempo no feed, pouco tempo na vida real?

São muitos os estudos que consideram que o ser humano já está se tornando dependente do celular.

Pense nas escolhas que você tem tomado, se você tem conseguido manter relacionamentos sociais ou tem se afastado.

Normalmente usamos os celulares quando estamos sozinhos. É uma forma de fuga, para não pensarmos em outras coisas. Mas há momentos que mesmo acompanhados a gente procura mexer nas telas e ver outras realidades que essas mídias nos mostram.

Aproveite para pensar também se você está dando atenção ao que seu corpo pede. Se ele tem ficado doente frequentemente, se você está mentalmente bem.

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Analise esses pontos e procure ajuda profissional para diagnosticar se o que você sente é realmente ansiedade, sempre.

Cuide-se

O ócio acabou se tornando sinônimo de perda de tempo e preguiça, mas é possível relaxar sem deixar de trabalhar. Viva uma vida mais zen.

Para conseguirmos ter foco em nossas atividades e conseguirmos alcançar equilíbrio emocional e melhorar nossa produtividade, é preciso que tenhamos um corpo bem nutrido, sono ininterrupto e uma mente calma e saudável.

O Movimento Slow apareceu nesse sentido, de viver mais devagar e desafiar a cultura do século XXI de viver tudo de modo rápido, acumulado, a cultura de que ter mais é melhor que ter pouco, mas melhor; a vida ansiosa.

Além disso, fazer atividades físicas em busca pelo prazer e pelo bem-estar é altamente recomendado. O exercício será capaz de promover benefícios não só para o corpo como para a mente e todo o funcionamento do organismo.

Compartilhe boas notícias

A violência e a polaridade dominam nossos feeds, distorcendo nossa visão do mundo e aumentando nossa ansiedade digital.

Antes de compartilhar notícias, pause antes. Questione se elas são reais, autênticas; se são falsas, manipuladas. Pergunte-se se você leu todo o conteúdo ou se foi apenas a manchete, sem ler profundamente.

Além disse, use as mídias sociais para receber, compartilhar e gerar notícias com soluções, modos de construção de sociedade e de inovação nas comunidades globais.

 O comportamento positivo protege de doenças, alimenta a autoestima, aumenta a produtividade e até melhora relacionamentos.

Fontes: Garrison Instute Sivana Spirit IstoÉ


Se tiver outras dicas para viver mais a vida física, o agora, e menos a vida digital, compartilhe conosco nos comentários!


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