Blog
Como harmonizar sua casa usando 5 estratégias simples do Design Biofilia

Como harmonizar sua casa usando 5 estratégias simples do Design Biofilia

Nós temos muita ligação com os elementos da natureza, mas nem sempre levamos isso para dentro de casa. Entenda como fazer isso no post!

Biofilia nada mais é que amor à natureza. Significa a afinidade natural que nós temos com o meio ambiente. O Design biofílico é a aplicação dos conceitos do design que mimicam os elementos presentes na natureza.

Assim, separei 5 formas de como você pode usar esses conceitos do Design Biofílico para trazer conforto e harmonia para a sua casa no dia a dia. Confira!

1. Abra as janelas de sua casa

A luz natural do sol e o vento trazem conforto e saúde para o ambiente, mas também criam, através da vista, contato com o mundo exterior. Esse é um dos princípios do Design Biofílico, justificado pela necessidade humana de interagir com o meio ambiente e saber o que está acontecendo a seu redor e acompanhar a passagem gradual do dia.  

Abrir as janelas, então, é uma estratégia simples e muito eficaz para trazer conforto para a sua casa.

2. Use perfumadores de ambiente

Na natureza selvagem existe uma enorme diversidade de cheiros e odores. Estar em contato com fragrâncias que remetam às flores, às frutas e às ervas cria no nosso cérebro uma relação direta com o meio natural e suas belezas.

Para conseguir isso, a sugestão é usar perfumadores de ambientes com fragrâncias naturais.

Caso queira, você também pode criar o seu com óleos essenciais ou com cascas de laranja. Veja nesse vídeo como fazer o seu!

3. Varie nas texturas da decoração

Interior da sala de estar com a poltrona, a lâmpada, o livro e as plantas da tela no fundo amarelo vazio da parede. Foto Premium
Freepik

Assim com os cheiros, as cores e as texturas também são muito diversas na natureza. Monocromatismo nos provoca tédio e apatia e não é por acaso.

A natureza é rica em tons de verde, azuis, marrons e mesclas de vermelho e amarelo. E é a esse visual que estamos adaptados.

Powered by Rock Convert

As texturas muito lisas também são antinaturais.  Na natureza, as folhas, os troncos das árvores, as cascas dos frutos, o pelos e as penas dos animais têm texturas e cores infinitas.

Você pode recorrer a produtos de decoração de produtores locais para conseguir deixar a casa mais harmônica nesse sentido.

4. Pendure suas fotos e quadros favoritos

Preservar a memória de nossos laços afetivos e de nossos momentos felizes e identificar sensações positivas através das imagens é um dos fatores que, enquanto éramos caçadores/coletores, nos ajudou a sobreviver no mundo natural.

Esse elo de afetividade ainda é muito importante para nós, assim como a frequente conexão com pensamentos alegres e sentimentos bons.

Para não precisar comprar, você pode ressignificar seus objetos em casa, como fazendo quadros com cortiça ou jornal. Com certeza encontrará algumas fotos de inspiração no Pinterest!

5. Acenda velas

O fogo é um elemento da natureza. Além de nos aquecer, era ao redor dele que nosso ancestrais se reunião para conversar, discutir estratégias, fazer alianças e, claro, cozinhar o alimento.

O fogo traz essa sensação de acolhimento e ativa as nossas memórias que estão relacionadas a aconchego, amizade, paixão e fartura.

Logo, com a vela (vegana, claro) sua casa fica mais harmônica e mais aconchegante.


Conheça mais sobre como a arquitetura pode ser mais sustentável acompanhando os posts da Aneli aqui no blog!


Aneli Dias Borges-Garcez é parte integrante da natureza, arquiteta, especialista em Arquitetura Sustentável. Acredita na arquitetura e no design como ferramentas para promover qualidade de vida, saúde, produtividade e bem-estar. Siga no Instagram @aneliborgesgarcez.arq


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.