Blog
Como investir em diversidade e inclusão no empreendimento?

Como investir em diversidade e inclusão no empreendimento?

É comum ouvirmos sobre diversidade e inclusão em corporações modernas. Mas também é possível investir em um pequeno empreendimento. Entenda!

É comum ouvirmos sobre diversidade e inclusão em corporações grandes e modernas, como Google, Netflix e Facebook. Porém, por meio de algumas ações simples, é totalmente possível investir nessas iniciativas em um pequeno empreendimento.

Engana-se quem pensa que diversidade se trata apenas de características como etnia, idade, gênero, orientação sexual ou nacionalidade. No contexto empresarial, a palavra também se refere às perspectivas de mundo, à cultura, ao modo de pensar e aos ideais que cada pessoa tem para compartilhar e agregar.

Quer entender melhor sobre a diversidade e a inclusão em pequenos negócios? Acompanhe e descubra quais os benefícios e como aplicar esse novo projeto na sua empresa vegana!

Por que investir em diversidade e inclusão em pequenos negócios?

É estranho pensar que algumas empresas ainda não se deram conta de que ambientes plurais propiciam o crescimento, a valorização e o engajamento da marca. Inclusive, existem estudos que demonstram que o incentivo à diversidade e à inclusão está intimamente ligado à produtividade de uma organização.

Isso acontece porque os colaboradores se sentem à vontade em um ambiente que incentiva as diferenças. É muito bom trabalhar em um lugar onde há liberdade para expressar estilos, pontos de vista e aprendizados, o que abre espaço para a criatividade e a inovação. Ou seja, trata-se de um cenário organizacional com alto capital intelectual, uma vez que todos aprendem uns com os outros.

Em pequenos negócios, apoiar iniciativas é uma forma de se comunicar com um público relevante para sua marca. Todavia, para incorporar a diversidade e a inclusão no empreendimento, é preciso mais do que discursos bonitos nas redes sociais. Afinal, as pessoas percebem quando uma empresa tira vantagem de uma causa para lucrar.

Como investir em diversidade e inclusão?

É importante entender o valor da diversidade e da inclusão para, assim, implementar uma cultura que tenha o respeito como um dos principais valores. A seguir, confira algumas dicas para promover essa ideia.

Respeite o lugar de fala

Lugar de fala, segundo a escritora e filósofa Djamila Ribeiro, destaca o lugar social ocupado pelas pessoas numa matriz de dominação e opressão, dentro de uma relação de poder. Isto é, enfatiza as condições sociais que autorizam ou negam o acesso de determinados grupos a lugares da sociedade.

Vivemos em um mundo desigual de muitas formas. Indivíduos têm experiências diversas, por isso não é certo pensar que sabemos tudo sobre tudo. Em vista disso, é preciso considerar que uma pessoa branca não teve as vivências racistas de uma pessoa negra. Assim como um homem jamais experimentou o peso do machismo, da misoginia e do feminicídio.

Powered by Rock Convert

Isso não significa que você não pode propor diálogos sobre esses assuntos. De acordo com Djamila, “lugar de fala não é impedir alguém de falar, é dizer que outra voz precisa falar”.

Revise critérios de contratação

Se você está cogitando delegar algumas tarefas em sua loja vegana, revise seus critérios de contratação. Dê preferência para pessoas que teriam mais dificuldade em conseguir um emprego, como os idosos, as mães, os integrantes da comunidade LGBTQIA+, os deficientes e os refugiados.

Outra dica é buscar por colaboradores que possuam as características que seu empreendimento deseja ter. Torne a diversidade uma prioridade na contratação de talentos em seu negócio.

Crie oportunidades

Foto de Retha Ferguson no Pexels

Talvez sua loja ainda não esteja em posição de contratar, mas há outras formas de criar oportunidades para essas pessoas. Algumas ideias são: optar por modelos que fogem do “padrão de beleza” imposto pela sociedade e negociar com empresas fornecedoras cujos proprietários se enquadrem nesses grupos.

Outra maneira de apoiar é engajando com marcas criadas por pessoas que pertencem às minorias. Siga, curta e compartilhe o conteúdo dessas páginas. Desse jeito, você dará espaço para que essas lutas tenham mais visibilidade e mostrará para seu público que sua loja está realmente interessada por determinada pauta.

Ofereça produtos e serviços pensando nesse público

Isso não significa que você oferecerá produtos com o único objetivo de aumentar sua receita. Pense com a mente do público que você deseja alcançar: o que faria você se sentir pertencente ou aceito em um lugar? Por exemplo:

  • desenvolva bases para todos os tons de pele MESMO (se a sua empresa vende maquiagem);
  • ofereça tamanhos além do 46 (caso a sua loja comercialize roupas);
  • atenda com cuidados específicos para cabelos crespos (se você for cabeleireira ou cabeleireiro);

Ficou claro que investir em diversidade e inclusão é necessário para o crescimento de qualquer negócio. Aliás, tenha em mente que não se posicionar é uma má ideia, pois seu público precisa disso para conhecer, se identificar e se relacionar com  de maneira orgânica.

Gostou deste post? Assine a newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!


Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes!


3 comentários

  1. Parabéns filha, entender que todos precisam desta oportunidade, é o que faz a diferença, a diversidade é algo que precisa ser sim, observada e incluída.

  2. Estava pensando sobre esse assunto esses dias, em como, precisamos mudar nosso olhar e perspectivas para nos adaptar ao que o momento pede, sermos criativos e saber se reinventar, identificando novas oportunidades no mercado. Diversidade e Inclusão, é isso mesmo, o sucesso de uma empresa depende da união dos esforços de várias pessoas diferentes, porém, complementares.
    Parabéns pela matéria, muito esclarecedora! May

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.