Blog
Conheça os melhores produtos veganos para sua rotina de skincare

Conheça os melhores produtos veganos para sua rotina de skincare

Entenda a diferença entre cosméticos veganos, cruelty-free, orgânicos e naturais e conheça os melhores itens para sua rotina de skincare vegana!

Os cuidados com a pele é algo que ocupa uma parte importante da rotina diária de muitas pessoas, e sabemos que você, leitora e — por que não? — leitor, também pode se interessar por esse assunto. Afinal, em tempos de Coronavírus e isolamento social, é uma boa ideia dedicar um tempo de qualidade para se amar, certo?

Encontrar cosméticos naturais, cruelty-free, orgânicos e veganos está cada vez mais fácil, mas é preciso cuidado para não se confundir com essas nomenclaturas. Logo, a pergunta que não quer calar é: qual a diferença entre todos esses tipos de produtos? Se essa é uma preocupação para você, acompanhe este post e conheça os melhores itens para sua rotina de skincare vegana!

Cosméticos veganos, cruelty-free, orgânicos e naturais

Antes de compartilhar algumas dicas de produtos para sua rotina de cuidados com a pele, vale lembrar que é necessário prestar atenção em alguns pontos para não cair nos famosos Green Washing (em português: “pintado de verde” ou “lavagem verde”).

Esse termo em inglês pode ser compreendido como propagandas enganosas de empresas que querem pagar de ecologicamente corretas e, até mesmo, veganas. Para não errar na hora de comprar, uma dica valiosa é sempre conferir a composição no rótulo do cosmético. Tenha em mente que essa é a principal forma de checar a veracidade do produto que você está prestes a adquirir.

No mais, é interessante entender que um produto natural, orgânico e/ou cruelty-free não é necessariamente vegano. As pessoas tendem a perceber esses termos como sinônimos, mas não poderiam estar mais erradas. Entenda melhor!

Cosméticos naturais

As certificadoras determinaram que um produto para ser considerado natural precisa conter em sua composição 95% de matéria-prima natural e outros 5% de ingredientes orgânicos. Em vista disso, esses cosméticos não podem ser compostos por sintéticos, tais como, chumbo, alumínio, parabenos, silicone etc.

Cosméticos orgânicos

A composição desse tipo de produto deve apresentar pelo menos 95% de ingredientes orgânicos e no máximo 5% de matéria-prima natural. O fundamental aqui é que o cosmético seja ecológico, sustentável e livre de substâncias tóxicas.

Cosméticos cruelty-free

Não resta dúvidas de que o movimento que luta pelos direitos dos animais ganha cada vez mais notoriedade na indústria de cosmetologia. Inclusive, as empresas perceberam que o rótulo “livre de crueldade” é ótimo para o status de seus produtos, agradando, até mesmo, quem não é vegano.

Entretanto, embora não tenham realizado testes de irritabilidade e eficácia em animais, um cosmético cruelty-free pode ser composto por ingredientes que o exclui do veganismo, como cera de abelha, mel, colágeno, carmim etc.

Cosméticos veganos

Esses produtos são inevitavelmente cruelty-free, mas não obrigatoriamente orgânicos e/ou naturais. Com tanta informação parecida é muito fácil se equivocar, por isso ressaltamos que é importante verificar os rótulos do cosmético vegano que você pretende comprar.

Powered by Rock Convert

Além de se atentar a essa questão, é útil verificar compostos sintéticos que podem causar danos à sua pele. Afinal, estamos falando do maior órgão do corpo humano que pode variar de pessoa para pessoa, demandando, portanto, cuidados únicos.

Produtos para skincare vegana

skincare vegan
Photo by Anna Shvets from Pexels

Há muitos tipos de pele: preta, branca, oleosa, seca, mista, com rosácea e por aí vai — ou seja, não é de se estranhar que existam vários produtos para nos atordoar. Porém, como se não bastasse a necessidade de adquirir um produto específico para suas características, ainda tem a questão de escolher algo que de fato não agrida o meio ambiente e os animais.

O intuito deste post não é se alongar indicando produtos para cada tipo de pele, mas sim citar algumas marcas engajadas em tratar você e a natureza com carinho. Descubra, agora, os melhores cosméticos veganos para sua rotina de skincare!

Argilas da Espécies

Devido suas propriedades que cicatrizam e regeneram, a argila está entre os melhores produtos veganos para cuidar da pele. Seus benefícios são conhecidos há centenas de anos e não é pra menos: são diversos tipos e, com certeza, alguma opção é ideal para você.

Confira a seguir as características de algumas das diversas cores de argila oferecida pela Espécies:

  • verde: ação detox, anti-inflamatória e adstringente. Indicada para oleosidade e acnes;
  • cinza: antioxidante, esfoliante e secativa. Evita o envelhecimento precoce e ajuda no controle da oleosidade;
  • preta: adstringente, revigorante e rejuvenescedora. Indicada para tratar o excesso de cravos e espinhas;
  • azul: Rica em sais minerais, ela age como desintoxicante e tonificante, além de remover impurezas e células mortas;
  • branca: ação clareadora, suavizante, cicatrizadora e iluminadora. Ideal para quem deseja uma pele mais macia e uniforme;
  • rosa: calmante, hidratante e levemente tensora. Perfeita para peles sensíveis;
  • vermelha: reduz vermelhidão, acalma, energiza, renova as células e prepara a pele para novos tratamentos. Ideal para quem deseja prevenir linhas de expressão.

Lip balm da Mandalla

Você faz parte do clube que esquece dos lábios na hora da skincare? Especialmente agora nos dias que fazem mais frio, o cuidado com essa parte do nosso corpo é imprescindível. O lip balm da Mandalla é formulado com ingredientes 100% naturais e veganos, como manteiga de cacau, cera de carnaúba, óleo de coco, azeite de oliva, e óleo essencial de laranja doce.

Outro ponto positivo e relevante para quem é amigo da natureza: a embalagem não utiliza nada de plástico.

Serum da Trópica Botânica

O excesso de oleosidade é um problema presente na pele de muitas pessoas. Pensando nisso, a Trópica Botânica desenvolveu um Serum Hidratante Regulador 100% natural. Na sua composição encontramos ingredientes incríveis como: esqualano, bálsamo amazônico de copaíba e óleos extravirgens supernutritivos.

Desodorante da Kurandé

As nossas axilas também merecem proteção e amor, não é mesmo? É por isso que nossa última dica é o Desodorante Natural Hidratante da Kurandé. Além de hidratar, o produto evita a proliferação de bactérias e o ressecamento da pele nessa região. Óleo de coco, argila branca e óleos essenciais de Capim Limão, Patchouli e Palmarosa são algumas das matérias-primas.


Agora você sabe que usar cosméticos naturais, orgânicos e, até mesmo, cruelty-free não é certeza de manter uma rotina de skincare vegana. Também conheceu marcas comprometidas com a causa vegan e aprendeu que ler os rótulos antes de comprar é sempre a melhor ideia, portanto está pronto para tomar decisões acertadas sobre o assunto.

Você já usa algum cosmético vegano especial na sua rotina de autocuidado? Deixe um comentário!


Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes!


6 comentários

  1. Informação é poder…
    Que matéria bacana e esclarecedora May, já tem um tempo eu comecei a me preocupar e ler os rótulos dos produtos que adquiro, e isso levava um tempão nos comércios, há alguns meses uma amiga vegana, me indicou um aplicativo ótimo que é muito prático ele que faz leitura dos rótulos e informa quais os malefícios.
    Você pode tanto pesquisar um ingrediente específico, ou tirar uma foto do rótulo do produto, que ele faz a leitura e te informa quais ingredientes são nocivos, e o que eles podem provocar.
    Me salvou… rs
    Para quem quiser saber e baixar, o nome do aplicativo é ( Ingred).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.