Blog
Redes sociais de loja vegana: quais cuidados tomar? – Parte 1

Redes sociais de loja vegana: quais cuidados tomar? – Parte 1

público está sempre observando e julgando o comportamento de uma marca, especialmente quando se trata de consumidores veganos, cujos hábitos são mais específicos e cuidadosos. Confira alguns cuidados básicos na gestão das redes sociais de loja vegana!

Como você gerencia os canais do seu negócio vegano? Atualmente, as redes sociais, quando bem utilizadas, são as principais ferramentas de comunicação, promoção e marketing das empresas, por isso é essencial estar atento a alguns pontos para ter uma presença digital que seja não só cativante como estratégica.

O público está sempre observando e julgando o comportamento de uma marca, especialmente quando se trata de consumidores veganos, cujos hábitos são mais específicos e cuidadosos. Confira alguns cuidados básicos na gestão das redes sociais de loja vegana!

Marcar presença nas redes sociais corretas

Você sabe quem são as pessoas que compram seus produtos? Conhecer seus hábitos, preferências, necessidades, desejos e medos? Compreender o público é fundamental para tomar decisões de marketing mais acertadas, como determinar as melhores redes sociais para seu tipo de negócio.

Já pensou que péssimo seria concentrar todo seu tempo, energia e dinheiro em uma plataforma que não seja interessante para seus clientes? Muitas empresas comprometem seus resultados quando negligenciam essa etapa da estratégia de marketing digital.

Evitar postar conteúdos pessoais

Não importa se sua loja vegana é um projeto novo e pequeno, é importante pensar grande e agir profissionalmente sempre. Portanto uma dica de ouro é evitar postagens pessoais nas redes sociais da empresa.

Por mais inofensivo que seja postar uma foto dos seus filhos, de um café da tarde elaborado ou de qualquer coisa do tipo, é preciso lembrar que não é todo mundo que vê isso como algo positivo para a imagem do negócio.

Isso não significa que o conteúdo deva ser totalmente impessoal, afinal, o toque humano é parte relevante de qualquer negócio. No entanto, é necessário fazer um estudo sobre as preferências digitais do seu público e encontrar um meio termo.

Ter um calendário editorial

calendário editorial nas redes sociais

Você costuma planejar e programar as postagens das redes sociais da sua loja vegana? Criar conteúdo leva tempo, por isso, uma boa atuação no meio digital demanda planejamento, como tudo na vida.

Powered by Rock Convert

Uma sugestão é trabalhar com um calendário editorial para redes sociais, isto é, construir um cronograma de todo o conteúdo da sua estratégia. Dessa forma, você conseguirá ter controle sobre uma série de coisas, como:

  • prazos para produção;
  • datas e horários de publicação;
  • pautas e temas de conteúdos;
  • tipos de conteúdos (imagens, gifs, vídeos etc).

Cuidar da gramática

A ocorrência de erros de português é outro grande problema que pode prejudicar a reputação da sua loja vegana nas redes sociais. Por esse motivo, é indispensável revisar o conteúdo com cuidado antes de postá-lo.

É bastante comum cometer alguns deslizes no dia a dia, afinal, nossa língua é cheia de regras e pegadinhas. Contudo, tenha em mente queos erros não são perdoados ou esquecidos na internet, a terra dos memes. Uma sugestão para não se enrolar com a gramática é simplificar ao máximo sua escrita, escolhendo palavras de simples compreensão e pesquisando sempre que tiver dúvidas.

Veja, a seguir, alguns dos erros gramaticais mais comuns em redes sociais!

  • Nada a ver (correto) / Nada haver (errado);
  • Há alguns anos (correto) / Há alguns anos atrás _ A alguns anos atrás (errados);
  • Onde (algo estático, situações que não mudam de lugar) x Aonde (movimento): Onde você está? / Aonde você vai?;
  • Usar o vocativo: “Aonde você vai, Juliana?” (certo) / “Aonde você vai Juliana?” (errado)
  • Agente (substantivo que indica alguém que faz algo, como agente secreto) x A gente (nós);
  • Mais (advérbio de intensidade, contrário de “menos”) x Mas (contraposição de ideias);
  • Com certeza (correto) / Concerteza (errado);
  • Menos (correto) / Menas (errado);
  • De repente / Derrepente (errado);
  • Afim (permite plural ou tem sentido de algo relacionado ou alguém próximo: as ideias são afins) x A fim (sentido de “para” e “para que” ou indicação de desejo/vontade de algo: ela está a fim de sair; ele nos apresentou a fim de sermos sócios);
  • Mal (contrário de bem) x Mau (contrário de bom);
  • Perca (flexão do verbo “perder”: espero que ele perca) x Perda (substantivo que significa se privar de algo ou alguém: foi uma perda enorme!)
  • Tem (singular) x Têm (plural);
  • Houve (correto) / Houveram (errado) – Obs.: não existe o plural “houveram”, pois o verbo “houve”, no sentido de existir ou de tempo decorrido, é impessoal.

Responder o usuário

Responder o usuário é o mínimo que você pode fazer nas redes sociais, tendo em vista a infinidade de recursos que essas plataformas fornecem para uma empresa personalizar o atendimento e criar um relacionamento com seu público.

Fazer ótimos posts não basta para ter uma atuação eficiente no universo online. É preciso interagir com os internautas, curtindo e respondendo seus comentários. Uma dica é aproveitar o clima informal das redes sociais para usar o humor — com moderação — e criar um relacionamento humanizado.

É interessante, também, saber lidar com situações de conflito. Algumas empresas, simplesmente, apagam e ignoram os comentários de usuários infelizes em vez de oferecer uma solução para o problema. Isso é errado e pode afetar as vendas do seu negócio.


Percebeu quantos cuidados é necessário ter com as redes sociais de loja vegana? As dicas deste post foram básicas e convenientes para qualquer tipo de negócio, mas um comércio vegano sempre demandará ainda mais cuidado e bom senso em suas postagens, afinal, estamos falando de um público extremamente exigente.

Este texto foi útil para você? Então compartilhe nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas também!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.