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Redes sociais de loja vegana: quais cuidados tomar? – Parte 2

Redes sociais de loja vegana: quais cuidados tomar? – Parte 2

Preparamos a parte 2 dessa série de dicas que ajudam no planejamento das redes sociais de loja vegana. Acompanhe!

As redes sociais facilitam muito os processos de um pequeno negócio, especialmente quando se trata de estabelecer um relacionamento com o público. Entretanto, apesar de oferecer ótimas oportunidades, essas ferramentas requerem certos cuidados.

É preciso sempre lembrar que a internet não esquece de nada e que uma empresa pode ter sua reputação prejudicada em questão de pouquíssimos minutos, bastando um pequeno deslize. Foi pensando nisso que preparamos a parte 2 dessa série de dicas que ajudam no planejamento das redes sociais de loja vegana. Acompanhe!

Integrar online e offline

A atuação fora das telinhas é ainda mais importante para pequenos empreendimentos, uma vez que o mercado local pode ser composto pelos consumidores que a marca deseja alcançar. Sendo assim, por que não juntar as experiências offline com as técnicas de marketing digital para cativar sua audiência?

Se você possui uma loja física, o que acha de oferecer descontos para os usuários nas redes sociais ou, então, de convidá-los para um evento no local? Desse jeito, é possível estreitar laços e permitir que essas pessoas conheçam mais sobre sua empresa.

Algumas ideias interessantes são: apostar nas hashtags da sua região, criar marcações para seus produtos ou fazer campanhas nas mídias sociais em que sua marca estiver. Isso não só fará com que mais pessoas conheçam você e seu trabalho como também contribuirá para que elas tenham interesse em visitar sua loja física, tirar fotos e — adivinhe — postar nas redes sociais!

Postar imagens de boa qualidade

Essa é uma dica para todas as redes sociais, mas principalmente para o Instagram, onde as imagens publicadas têm um peso enorme na percepção que o usuário tem do trabalho oferecido por um empreendimento. Aqui, a má qualidade pode ser entendida como falta de profissionalismo.

Se você não tem condições de contratar um profissional para fazer as imagens dos seus produtos e as artes para suas redes sociais, uma alternativa é utilizar o Canva, uma plataforma de design bastante intuitiva e — melhor ainda — gratuita.

Outra ideia para quem não tem muito tempo e não gosta de muitas edições é aproveitar os bancos online. Existe uma infinidade de sites que distribuem imagens de ótima qualidade, também gratuitamente. Veja alguns exemplos:

  • Unsplash;
  • Pexels;
  • Cepolina;
  • Viintage;
  • Pixabay;
  • Stockvault;
  • Libreshot.

Seguir a regra 80/20

Sabia que muitas empresas são silenciadas nas redes sociais pela sua audiência ou perdem seguidores e, pior, clientes por excesso de publicidade de seus produtos? Isso é péssimo para sua autoridade online. Para evitar que isso aconteça com sua marca é essencial seguir a regra 80/20.

Essa estratégia simples consiste, basicamente, em entregar para seu público-alvo 80% de conteúdo de interesse geral — postagens com informações, dicas, tutoriais etc — e 20% de propaganda sobre sua marca e produto.

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Mostre o que sua empresa faz

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Uma dica de conteúdo que se enquadra naqueles 80% é mostrar o que sua empresa faz e quem faz parte dela — isto é, os bastidores do seu negócio —, por meio de fotos, vídeos, transmissões ao vivo no Facebook ou IGTV no Instagram, por exemplo.

Tenha em mente que isso é algo que pode gerar resultados muito positivos para sua loja vegana, pois contribui para a humanização da empresa, o que fortalece sua imagem, aproxima o consumidor e impulsiona as vendas.

Cultive relacionamentos

As redes sociais são para socializar. Portanto, use esses canais de forma sábia, cativando e aproximando seu público. Seja acessível e pense nessa nova forma de atendimento como uma maneira de estabelecer um relacionamento a longo prazo com sua audiência.

Entenda que aqui o mais importante é estreitar laços com o público — ou seja, as vendas são preocupações secundárias. Isso pode parecer estranho, pois, no mundo dos negócios, somos ensinados que aumentar as vendas é o principal objetivo.

Entretanto, os tempos são outros e os consumidores também. Eles estão mais conscientes, exigentes e conectados, por isso preferem se relacionar com empresas que buscam por essa conexão também.

Monitorar o desempenho

Outra medida essencial na gestão das redes sociais de loja vegana é o monitoramento do desempenho online. Sem isso, fica difícil determinar em que seu negócio está errando ou acertando para, enfim, aprender e aperfeiçoar processos.

Cada rede social possui seu próprio relatório de análise integrado, o que facilita muito na hora de medir os resultados. Para tanto, é fundamental definir quais métricas você deve acompanhar constantemente, como o engajamento e o tamanho do seu público.

Assim, fica mais fácil perceber o que seu público acha da sua marca e do seu conteúdo, bem como compreender as preferências dessas pessoas.

Preparadx para bombar nas redes sociais da sua loja vegana? Seguindo essas dicas, certamente, você diferenciará seu negócio na internet e alcançará uma audiência que tem interesse naquilo que sua marca tem a dizer.

Quer profissionalizar ainda mais sua loja vegana? Entenda o que é inteligência em vendas!


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