Blog
Cultivar plantas ou uma horta pode ser o melhor hobby para você

Cultivar plantas ou uma horta pode ser o melhor hobby para você

Ter verdinhas em casa está em alta novamente. Tendo em vista o caos do dia a dia, ao qual todos somos submetidos, não é de estranhar o interesse cada vez maior das pessoas em se conectarem à natureza para obter energia e — por que não? — mais qualidade de vida.

Ter verdinhas em casa está em alta novamente. Tendo em vista o caos do dia a dia, ao qual todos somos submetidos, não é de estranhar o interesse cada vez maior das pessoas em se conectarem à natureza para obter energia e — por que não? — mais qualidade de vida.

E quanto a você? Já faz parte do #team “prantinhas” ou ainda têm dúvidas se essa é, realmente, uma boa ideia? Pensando nisso, preparamos este post para mostrar de que forma cultivar plantas ou uma horta pode ser valioso para sua vida. Acompanhe!

Ajudam a relaxar

É quase instantâneo o efeito calmante que um ambiente repleto de plantas tem sobre algumas pessoas. Nesse sentido, se o estresse e a ansiedade fazem parte da sua rotina nos últimos tempos, experimente trazer flores com pétalas roxas ou lilás para dentro da sua casa. Duas possibilidades são a violeta e a lavanda.

Sabia que essas cores transmitem relaxamento e ajudam a equilibrar a mente? Isso acontece porque são tons que atuam na diminuição da adrenalina do corpo, colaborando para a oxigenação do cérebro e crescimento dos níveis de energia.

Melhoram a qualidade do ar

Você já deve ter notado que investir na decoração verde vai muito além de embelezar seu lar. Isso dado que algumas plantas têm a incrível capacidade de remover os gases tóxicos de um ambiente. Inclusive, a própria Nasa já recomendou, lá em 1989, que as pessoas tenham cerca de 15 espécies dentro de casa.

Outro detalhe relevante é o fato de que cultivar plantas ou uma horta aumentam os níveis de umidade de ambientes fechados. Isso é ótimo para quem sofre com o clima seco presente em muitas regiões do nosso Brasil.

Além disso, as verdinhas são responsáveis por diminuírem a poeira, reduzindo em mais de 30% as doenças relacionados ao frio. A dica aqui é a samambaia que funciona como uma umidificadora natural.

Apresentam efeitos curativos

Você sabia que a aloe vera, ou a babosa, era conhecida como a “planta da imortalidade” pelos antigos egípcios? Mesmo sendo usada para tratar diversas enfermidades por esse povo, hoje, o mais comum é utilizar o gel que a suculenta solta em feridas e queimaduras solares.

Outro mal que as plantas ajudam a combater é o congestionamento do sistema respiratório, agindo como um antisséptico natural. Demais, não? A verdinha perfeita para esse fim é o eucalipto — o qual deve ser usado apenas como inalante, combinado?

Colaboram para boas noites de sonos

plantas para boa noite de sono

Ter plantas no quarto é perigoso? Essa é uma informação muito difundida que parte do princípio de que elas consomem oxigênio no processo de respiração, inclusive o que produzem. Isso é verdade e acontece, principalmente, durante a noite.

Contudo, fique em paz: não vai faltar ar no seu dormitório. Para deixar claro, tenha em mente que um vegetal não chega nem perto de consumir o mesmo tanto de oxigênio que um cachorro, por exemplo.

Agora que esclarecemos esse mito, vamos falar sobre o fato de que as plantas melhoram nossas noites de sono. Isso porque algumas espécies liberam oxigênio a noite, como as margaridas e as gérberas. Ou seja, ar extra para você respirar bem enquanto dorme.

Inspiram concentração e criatividade

As verdinhas deixam qualquer ambiente mais alegre, por isso influenciam no nosso humor. A prova disso é que muitas empresas estão trazendo a natureza para dentro do escritório com o objetivo de aumentar a satisfação, a calma e, até mesmo, a produtividade entre os colaboradores.

Os efeitos das plantinhas no trabalho são os mesmos que em uma casa: filtragem do ar, qualidade de vida e, também, aumento da concentração e da criatividade. Para tanto, aposte em folhagens coloridas, como o cróton, e bambu.

Contribuem para uma alimentação mais saudável

Você já parou para pensar que cultivar seus próprios vegetais é uma maneira mais saudável e econômica de se alimentar? Nos últimos anos, cresceu o número de pessoas que aderiram à horta doméstica com o objetivo de experimentar um estilo de vida mais natural e intencional.

Ficou [email protected]? Já compartilhamos aqui no blog uma série de três posts para ajudar quem deseja embarcar nessa aventura. Com certeza você tirará muitas informações preciosas para dar seus primeiros passos rumo a uma rotina e uma decoração mais sustentáveis.

Percebeu que cultivar plantas ou uma horta pode ser o melhor hobbie para você, mas ainda está [email protected], acreditando não ter o “dom” para a coisa? Não permita que essa ideia iniba seus planos. Adote uma verdinha, sem medo de errar.

Se você gostou deste post não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.