Blog
Decoração natural: 6 ideias para uma casa mais acolhedora

Decoração natural: 6 ideias para uma casa mais acolhedora

O que acha de investir em uma decoração natural? Trazer elementos da natureza para dentro de casa é o melhor jeito de transformar o espaço em um verdadeiro refúgio e, ainda, contribuir para a diminuição da poluição no planeta. abemos que nem todo mundo tem o privilégio de manter uma casa de campo para se desconectar da loucura urbana aos finais de semana. Foi pensando nisso que preparamos este post com 6 ideias para transformar o clima do seu lar. Confira!

Já pensou em ter um lar aconchegante e agradável para relaxar depois de uma semana corrida? As pessoas estão adoecendo aos poucos devido à rotina que levam, por isso, morar em um ambiente onde se sinta feliz e em paz é uma forma de prezar pelo seu bem-estar e de sua família.

Sendo assim, o que acha de investir em uma decoração natural? Trazer elementos da natureza para dentro de casa é o melhor jeito de transformar o espaço em um verdadeiro refúgio e, ainda, contribuir para a diminuição da poluição no planeta.

Sabemos que nem todo mundo tem o privilégio de manter uma casa de campo para se desconectar da loucura urbana aos finais de semana. Foi pensando nisso que preparamos este post com 6 ideias para transformar o clima do seu lar. Confira!

1. Madeira

A madeira, principalmente a de demolição, está longe de ser uma matéria-prima barata. No entanto, se você puder gastar um pouco mais, tenha em mente que se trata de um investimento, pois os móveis feitos desse material tendem a durar por muitos e muitos anos. Ou seja, além de deixar sua casa charmosa, esses elementos excluem a necessidade de consumir peças novas, portanto é uma opção mais sustentável.

Ademais, uma possibilidade econômica é recorrer aos tutoriais da internet que ensinam a decorar a partir de madeira reciclada, como pallets e caixotes. Veja alguns links do canal Diycore que valem seu clique na hora de dar um toque rústico na decoração do seu lar:

2. Tecidos naturais (que não sejam de origem animal)

Linho, algodão e tecidos feitos de bambu são exemplos de elementos perfeitos para assegurar suavidade, elegância e conforto térmico aos ambientes. Você pode utilizá-los em sofás, poltronas, camas, almofadas e assentos de cadeiras.

Além disso, está em alta usar tapetes, mantas e outros tecidos na parede. Para tanto, basta escolher uma estampa bem bonita e pendurá-la no local escolhido. É uma ótima ideia para substituir a cabeceira da cama, não é mesmo?

3. Vime, palha e fibras naturais

Você se lembra daquelas cadeiras antigas de palhinha, estilo Thonet, muito presentes em casa de vó? Itens como esse, feitos de palha, vime e fibras naturais de modo artesanal, ressurgiram e se tornaram tendências absolutas na decoração contemporânea.

O retorno desses elementos está bastante relacionada ao fato de as pessoas buscarem, cada vez mais, uma reaproximação com a natureza e com a ancestralidade. Portanto, em contrapartida aos avanços tecnológicos, na decoração é como se estivéssemos vivendo uma volta aos anos 70, o que torna essa dica ainda mais especial para quem aprecia os estilos vintage e boho.

4. Muitas plantas

Traga um pedacinho da natureza para dentro do seu lar. Aliás, tem coisa melhor do que encher a casa ou o apartamento de plantas para combater a selva de pedra que são as grandes cidades? Provavelmente sua resposta é não.

Nesse sentido, é interessante ressaltar que a decoração verde tem sido a escolha de muitas famílias que necessitam compensar a ausência da natureza no caos urbano, sem mencionar que ter plantas em casa garante diversos benefícios para nossa saúde. Algumas dicas para sua décor ficar maravilhosa são:

  • escolher plantas de sombra para a sala, como samambaias;
  • pendurar cachepôs;
  • ter flores da estação;
  • montar um jardim de inverno;
  • cultivar uma horta doméstica.

5. Luz natural

A iluminação é um recurso fundamental na decoração. Além de desempenhar seu papel funcional, ela é capaz de conferir valor estético à composição, como quando utilizá-la de forma estratégica para proporcionar efeitos — suavizar, destacar ou criar um clima intimista

Uma sugestão é aproveitar ao máximo a luminosidade que as janelas da sua casa permitem entrar. Isso dado que a luz natural e o calor do sol mantém o cômodo mais alegre e relaxante. Por conseguinte, evite cortinas e persianas muito escuras.

6. Elementos feitos a mão

Quer decorar sua casa com significado e afeto? Então garimpe itens artesanais de feiras e de viagens. Além de valorizar o trabalho do produtor local, você, certamente, comprará algo que lhe trará boas lembranças e, ainda, acrescentará muito charme ao seu lar.

Existe uma infinidade de pequenas marcas oferecendo produtos incríveis. São objetos que se destacam na decoração natural, tal como pintura em madeiras, garrafas decorativas, luminárias, vasos de concreto, prateleiras suspensas etc.

decoração natural casa apartamento

Já percebeu o quanto uma décor afeta nosso humor? É muito importante que a nossa casa seja um local acolhedor, onde possamos recarregar as energias — mas não se preocupe, pois agora você já está prontx para iniciar sua decoração natural!

Fique por dentro das próximas novidades! Assina a nossa newsletter!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.