Blog
Decoração sustentável: 5 ideias incríveis para repaginar sua casa!

Decoração sustentável: 5 ideias incríveis para repaginar sua casa!

Você está buscando hábitos de vida e consumo mais conscientes? Quando tomamos essa decisão, é comum analisarmos nossas preferências em termos de produtos de higiene e cosmética, alimentação, entretenimento e moda. Entretanto, pouco nos atentamos ao que já temos dentro de casa.

Você está buscando hábitos de vida e consumo mais conscientes? Quando tomamos essa decisão, é comum analisarmos nossas preferências em termos de produtos de higiene e cosmética, alimentação, entretenimento e moda. Entretanto, pouco nos atentamos ao que já temos dentro de casa. Ter uma decoração sustentável também e importante, por isso é preciso considerar o tripé de preocupação social, econômica e ambiental. Isso significa estar atento aos impactos que poderão ser gerados ao decorar sua casa e reavaliar conceitos. Este é o momento de exercitar sua criatividade e inovação para conferir personalidade aos ambientes de uma maneira saudável em todos os sentidos. Ficou interessad@? Confira 5 ideias para o seu lar!

Powered by Rock Convert

1. Reutilizar móveis

O mais sustentável sempre será reaproveitar aquilo que já existe, afinal, a produção de novos itens requer uso de água, energia, insumos e mão de obra (que nem sempre é justamente remunerada), ou seja, tudo isso gera impactos para a economia, para a sociedade e para a natureza. Sendo assim, a dica aqui é reformar os móveis antigos, reaproveitar objetivos que iam para o lixo e comprar em antiquários e bazares. No Pinterest você consegue ter acesso a inúmeras possibilidades de decoração no estilo “Do It Yourself” (DIY), ou “Faça Você Mesmo” em português. Veja algumas ideias que é possível encontrar por lá:
  • arara de canos PVC;
  • criado-mudo de caixote de feira;
  • puff com pneu;
  • aparadores com gavetas velhas;
  • sofá de pallets;
  • latas como vasos de plantas.

2. Reduzir

A expressão “menos é mais” também serve para a ideia de decoração sustentável. Aliás, ao contrário do que possa imaginar, você não precisa sacrificar o aconchego para reduzir. Uma sugestão é sempre questionar, antes de comprar, se existe real necessidade daquele objeto e se será usado por muito tempo ou descartado rapidamente. Ademais, a decoração sustentável está bastante relacionada ao estilo de vida minimalista. Apostar nessa junção de conceitos significa ter mais leveza, saúde, intenção e conexão com o meio ambiente. Algumas dicas:
  • tire o excesso do seu guarda-roupa, gavetas, prateleiras, armários etc;
  • mantenha somente o essencial;
  • reflita sobre suas verdadeiras necessidades de consumo;
  • mantenha a casa limpa e organizada;
  • compre menos e melhor.

3. Optar por produtos e materiais sustentáveis

Na hora de comprar os produtos que comporão a decoração sustentável da sua casa é fundamental observar alguns pontos, como a idoneidade e a preocupação socioambiental do fornecedor, a origem dos itens e, até mesmo, as condições da sua embalagem. Tenha muito cuidado com o uso da madeira. Em muitos casos ela parece ser a opção mais sustentável, mas nem sempre isso é verdade. Uma dica é utilizar somente madeiras certificadas, de reflorestamento ou de demolição.

4. Preferir produtores locais

Talvez seja necessário comprar algo para decorar seu lar — e isso não é errado, mas temos duas dicas importantes para essa situação:
  1. compre itens que signifiquem algo para você;
  2. prefira produtores locais.
Não tem nada de errado em decorar sua casa com itens comprados durante suas viagens, por exemplo, pois se trata de algo que tem sentimento e valor para você. Além disso, preferir os produtores da região significa fortalecer o trabalho de pequenos artistas e artesãos — algo muito importante para a cultura e para a economia local. Nesse contexto, não podemos esquecer do movimento Compro de Quem Faz, que incentiva a produção independente, handmade, em menor escala e com mais amor. Portanto, produtos artesanais são perfeitos para uma decoração sustentável, principalmente em termos sociais e econômicos.

5. Decorar com plantas

urban jungle Apostar no estilo Urban Jungle é uma maneira de deixar a decoração do ambiente mais aconchegante, natural e sustentável. Atualmente, ter plantas dentro de casa está em alta, especialmente, nas grandes cidades, onde as pessoas sentem necessidade de compensar a ausência da natureza e o caos urbano. Por que gastar tanto dinheiro com itens de decoração se você pode, simplesmente, encher sua casa de plantas, da cozinha ao banheiro? Além de deixar o espaço mais bonito, o verde purifica o ar e auxilia nossa saúde e bem-estar. Perfeito, não é mesmo? Veja algumas dicas para criar seu refúgio particular: Ter uma decoração sustentável em casa significa morar em um ambiente mais alegre, acolhedor e saudável. A decór estará livre de qualquer objeto oriundo de exploração, sofrimento, desmatamento e mão de obra injusta, conferindo uma energia toda especial para seu lar. Gostou das dicas que citamos aqui? Então não deixe de compartilhar este post nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.