Blog
Decorar gastando pouco: as melhores ideias para sua casa

Decorar gastando pouco: as melhores ideias para sua casa

Uma casa dá muitos gastos, por isso é comum que a decoração dos ambientes fique em segundo plano. No entanto, o objetivo deste post é provar para você que é totalmente possível decorar com pouco dinheiro e com muita criatividade.

A decoração de uma casa vai muito além de um capricho: o nosso lar é uma extensão de quem somos, é um refúgio. Depois de um dia cansativo de trabalho, não tem preço voltar para um lugar que tem tudo a ver conosco e que nos faça sentir acolhidos.

Uma casa dá muitos gastos, por isso é comum que a decoração dos ambientes fique em segundo plano. No entanto, o objetivo deste post é provar para você que é totalmente possível decorar com pouco dinheiro e com muita criatividade.

Animou para conferir as ideias? Acompanhe!

Móveis e objetos de segunda mão

Não é preciso gastar todo seu orçamento para ter uma mesa igual a da influenciadora digital que você segue no Instagram. Salvar algumas inspirações para decorar seu lar é uma ótima ideia, mas tente se conectar com o que faz sentido para você e seu bolso.

A internet é uma grande aliada na hora de encontrar móveis e objetos de segunda mão — e o fato de serem usados não significa que não sejam tão bonitos e úteis quanto os novos. Portanto, espie os grupos e o marketplace do Facebook. Outra dica é checar as novidades do site OLX na sua região.

Nova função para um objeto

Já ouviu falar em upcycle? O termo se refere ao ato de dar nova vida a materiais que seriam descartados — os recipientes de vidro, por exemplo. Você vai se surpreender com a quantidade de coisa que, em vez de ir para a lixeira, pode decorar sua casa, tornando-a mais prática, sustentável e aconchegante.

Uma garrafa de vidro pode ser um lindo vaso para suas flores. Um pneu, após alguns reparos, dá um ótimo pufe ecológico. Latas de condimentos otimizam a cozinha ao transformá-las em porta talheres. Caixotes de feira formam armários e prateleiras depois de lixados e envernizados e/ou pintados. São infinitas possibilidades, então deixe sua criatividade fluir.

Conceito Urban Jungle

Photo by Designecologist from Pexels

A decoração verde nunca esteve tão em alta quanto nos últimos anos. Isto dado que o estilo de vida das grandes cidades dos arranha-céus já não faz a cabeça dos jovens adultos do século XXI. Vivemos em meio à poluição, trânsito e obrigações infinitas, por isso, quando estamos em casa, tudo o que desejamos é um ambiente onde possamos relaxar e nos relacionar com a natureza.

A tendência de ter plantas dentro de casa como foco da decoração já possui um nome: Urban Jungle, ou, em português, “floresta urbana”. A ideia consiste, basicamente, em apostar nas plantas, grandes e/ou pequenas, para decorar o lar. É bem simples aderir ao conceito, uma vez que não há regras.

Powered by Rock Convert

Isso significa que a dica é ideal para casas ou apartamentos pequenos também. Sendo assim, não se preocupe em encontrar folhagens caras e gigantescas. Você pode começar com suculentas, por exemplo. No entanto, é sempre bom prestar atenção nas condições de claridade, umidade e ventilação do ambiente para garantir a adaptação da planta.

Contact e tecido para repaginar móveis antigos

Tem um móvel antigo aí que está fazendo hora extra? Em vez de descartá-lo, considere repaginá-lo. Se pintá-lo estiver fora de cogitação, saiba que ainda é possível conseguir um móvel praticamente novo ao envelopá-lo com papel contact. Inclusive, essa sugestão é ótima para eletrodomésticos, como geladeira, fogão e micro-ondas.

Se o objetivo for conferir um ar descontraído para sua casa, o que acha de investir em alguns tecidos alegres? Você pode utilizá-los para revestir móveis como cadeiras, mesas, prateleiras e armários. Esse é um projeto econômico, fácil e divertido de fazer.

Parede colorida

Muitas pessoas usaram o período de isolamento social para cuidar da mente e de seus lares. Foram diversos compartilhamentos de projetos DIY nas redes sociais durante a pandemia. E um atributo da decoração que esteve bastante presente foi a pintura de uma ou mais paredes.

Calma, pois a ideia não é pintar a casa inteira, mas, talvez, destacar uma parede do cômodo que você pretende decorar. O que acha de apostar no cimento queimado ou, quem sabe, arriscar em ideias mais modernas como as da @moradaalugada?

Horta doméstica

Além de ser indicada para quem almeja um estilo de vida sustentável e uma alimentação saudável, cultivar uma horta doméstica pode ser um hobby para toda família e conferir naturalidade à decoração do lar. Tudo isso por um investimento bem reduzido.

Acredite: você pode ter uma horta mesmo se morar em apartamento. Aliás, criamos uma série de três posts com um passo a passo para fazer isso acontecer. Na primeira parte, falamos sobre local apropriado, formas de cultivo, irrigação e outras informações importantes.

Espero que as ideias deste post tenham inspirado você a decorar gastando pouco. Tendemos a arrumar tantas desculpas que acabamos por postergar nossos sonhos. Em vez disso, devemos aproveitar a vida com tudo o que temos hoje, pois, se ficarmos esperando pelas condições perfeitas, nunca faremos nada.

Quer mais dicas de decoração? Conheça 5 estratégias do Design Biofilia!


Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes e no @bastidordesaturno.


2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.