Blog
O que a dieta plant-based tem a ver com os superfoods?

O que a dieta plant-based tem a ver com os superfoods?

A dieta à base de plantas ainda traz muita polêmica, mas ninguém pensa em como os alimentos naturais são poderosos. Entenda mais no post!

Foram classificados como “superfoods” alimentos que em pequenas quantidades oferecem grandes porções de nutrientes. Mas a verdade é que todos os alimentos naturais, consumidos da forma correta, ou seja, da forma que a natureza nos oferece, e no seu ponto correto de maturação, são superfoods.

Logo, se comparados com os alimentos industrializados e processados que fazem parte da dieta moderna, qualquer alimento natural é um superfood.

Frutas como suplemento polivitamínico

Já parou pra pesquisar o valor nutricional de uma fruta?

Veja na imagem abaixo a quantidade de micro e macronutrientes que existem em 100 g de banana:

Fonte: USDA National Nutrient Database for Standard Reference.
Fonte: USDA National Nutrient Database for Standard Reference.
Fonte: USDA National Nutrient Database for Standard Reference.

Incrível né?

Alimentos industrializados, refinados e superprocessados não oferecem nem metade desses nutrientes e, pior, possuem propriedades antagônicas aos nutrientes!

Nutrição na dieta plant-based

Por isso pode-se dizer que em uma dieta plant-based, crudívora ou, mais segura ainda, frugívora, não é preciso ficar contando calorias e proteínas; perceba que a natureza já fez isso ela mesma.

Os alimentos vem perfeitamente equilibrados: não há necessidade de ficar buscando qual o mais rico nisso ou naquilo, e muito menos ter que suplementar – exceto quando constatado via exames laboratoriais uma carência severa de algum nutriente importante, ou em casos de atletas de alta performance. (Mas ainda assim é possível bom desempenho sem suplementação; mas isso é assunto para um próximo post…)

Simbiose

Quero ressaltar aqui que há uma simbiose entre o organismo humano e a natureza que nos possibilita uma comunicação nítida e clara com nosso organismo. O corpo diz quando quer mais disso ou daquilo para alcançar a homeostase: é lindo!

“Que sua cozinha seja sua farmácia, seu corpo seu médico e seu alimento seu remédio”

(Will Powa)

Além do poder nutricional dos alimentos in natura, há também um grande potencial de cura! Daria para fazer uma lista gigantesca de alimentos desintoxicantes, como o coentro e a Chlorella, que ajudam a expulsar metais pesados do organismo.

Outra lista que pode ser feita é a de alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios, como salsão, linhaça, limão, frutas vermelhas, entre outros, que combatem o excesso de radicais livres e outras doenças, como Parkinson, Alzheimer, câncer DCV etc.

Powered by Rock Convert

Veja outros alimentos poderosos que já falamos por aqui para uma dieta vegetariana.

Alimentação é saúde

Portanto, ter na cozinha uma grande variedade de alimentos naturais é ter uma verdadeira farmácia de manipulação na sua própria casa.

Ter uma dieta a base de plantas, frutas e vegetais crus ou “CRUZIdos” é garantir saúde e distância de qualquer outro médico que não seu próprio corpo.

Comece agora mesmo esse estilo de vida verdadeiramente saudável comendo mais frutas, por exemplo.

Em nossos próximos encontros vamos adentrar mais estes assuntos e lhe dar boas dicas para fazer sua transição para a dieta do jardim do Éden.

Até breve!


Fonte dos dados: Nutrition Facts. USDA National Nutrient Database for Standard Reference. Disponível em https://www.nutritionvalue.org/Bananas%2C_raw_nutritional_value.html

Obs.: Esses fatos nutricionais são referentes a bananas cruas. Os valores nutricionais são baseados numa dieta de 2000 calorias e 70 kg, portanto podem variar de acordo com idade, sexo, nível de atividade física, histórico médico. Todos os dados considerados aqui são para informações gerais e não devem ser considerados como substitutos de um conselho médico. Por favor, consulte seu médio antes de fazer mudanças na sua dieta.


Natália acredita na harmonia entre (todos) os seres terrestres. É uma estudante da vida, psicóloga clínica e institucional, e adepta à alimentação consciente. Conheça seu trabalho no instagram @manifesto.psi!

Will Powa é skatista e descobriu na dieta Plant Based o verdadeiro remédio para curar e prevenir adoecimentos físicos e mentais, além de viabilizar o enorme potencial do organismo humano. Cursa nutrição e trabalha com acompanhamento em transições para dietas saudáveis. Conheça seu trabalho no Instagram @powahealthyfood !


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.