Blog
Do lixo ao luxo: 8 coisas para você reutilizar em casa

Do lixo ao luxo: 8 coisas para você reutilizar em casa

Abrir mão de tudo que "não presta mais" não é a melhor forma para alguém que deseja viver de maneira sustentável. Confira as dicas!

Certa vez, li um trecho no qual um senhor explicava como conseguiu manter seu relacionamento por mais de 65 anos. Ele dizia que na época em que nasceu, quando algo quebrava, as pessoas tinham o hábito de consertar e não de jogar fora.

Pode parecer bobo, mas isso me faz refletir até hoje sobre o quanto somos condicionados a abrir mão de tudo que teoricamente “não presta mais”. No entanto, esse é um comportamento que não cabe no dia a dia de alguém que deseja viver de maneira sustentável e — por que não? — econômica.

Pensando nisso, preparei este post com uma lista de coisas para reaproveitar em casa. Acompanhe!

1. Borra de café

A borra, aquela sobra que fica no coador depois que você passa seu cafezinho, é tão útil que chega a dar dó jogá-la no lixo. No entanto, o que preocupa mesmo é o fato de que essa substância libera gases do efeito estufa, como o metano, quando se decompõe.

Agora pensa que o Brasil é o segundo país que mais consome café no mundo. Assustador, não? Por isso devemos usar e reutilizar o pó do café a fim de prolongar sua vida útil. Algumas sugestões de uso são:

  • fertilizar o solo das suas plantas;
  • preparar uma máscara esfoliante;
  • fazer um aromatizador natural;
  • criar uma tinta atóxica.

Agora, se você deseja driblar a emissão desses gases indesejados, uma ideia é optar pela compostagem. A composteira doméstica é um projeto muito interessante para despertar a conscientização ambiental em toda família.

2. Embalagens de sorvete, manteiga e afins

Sempre temos que acondicionar restos de alimentos em potes para caber na geladeira, não é mesmo? E as visitas que pedem para levar um pouco do que sobrou da sobremesa?

A solução para essas situações são as boas e velhas embalagens de manteiga, sorvete e afins (veganos, claro).

Vai por mim: assim, você evitará o desaparecimento dos seus queridos potes de Tupperware e ainda vai dar mais tempo de vida aos potes que iriam simplesmente para o lixo.

3. Roupas velhas ou rasgadas

Sabe aquela roupa que está boa, mas que não faz mais sentido para você? Talvez não sirva direito no seu corpo ou, apenas, não combine com seu estilo atual — está tudo bem, nós mudamos e nosso estilo também. Nesse caso, o indicado é a doação.

Entretanto, quando a peça está muito desgastada e/ou  rasgada, o ideal é usá-la para outra finalidade. Uma camiseta, por exemplo, pode servir como um ótimo pano de chão. Se você costura, o que acha de aproveitar o tecido para criar uma máscara?

4. Recipientes de vidro

Outra dica de coisas para reaproveitar em vez de jogar no lixo são os recipientes de vidro. Os que possuem tampa são perfeitos para acomodar alimentos como grãos de milho, temperos e geleias.

Powered by Rock Convert

Você também pode usá-los na decoração, pintando-os, decorando-os com tecido e fitas, pendurando-os com lâmpadas ou usando-os como mini terrários, por exemplo.

5. Jornais e revistas

Se você faz parte do grupo de pessoas que ama artesanato nem preciso dizer o tanto de coisas que dá para fazer com jornais e revistas antigos.

Caso contrário, basta uma pesquisa rápida no Google para localizar uma infinidade de tutoriais ensinando a  criar porta-retratos, cestos, suporte para celular, brinquedos etc.

6. Água de piscinas montáveis

A questão do desperdício da água é um assunto polêmico. Cada um de nós precisa fazer a sua parte para que essa bebida tão necessária não falte às próximas gerações.

Sendo assim, o que acha de aproveitar o esvaziamento da piscina (que não use cloro) para molhar as plantas e/ou limpar o quintal?

7. Papel de embrulho dos presentes

Quando eu era criança costumava esconder debaixo da cama todos os embrulhos dos presentes que ganhava. Isso porque minha mãe dizia que assim eu ganharia mais presentes. Claro que os papéis não ficavam muito tempo por lá: logo a dona Cida dobrava um por um para guardar.

Eu não entendia o motivo disso naquela época, mas esse é um hábito que levo para a vida. Sabe as caixas bonitas e os sacos de presentes que você abre com todo cuidado do mundo para não rasgar? Então, continue assim, e guarde essas embalagens para reaproveitá-las quando for a sua vez de presentear.

8. Recheio de travesseiros e edredons

Tem um travesseiro ou um edredom querendo se aposentar por aí?

Reutilize o recheio desses elementos para fazer almofadas. Aliás, isso prova que é possível decorar sua casa de forma sustentável e gastando pouco. Do lixo ao luxo que fala?

Dica extra: você também pode usar fronhas velhas como trapos para tirar sujeira dos móveis.


Percebeu quantas coisas é possível reaproveitar em vez de jogar fora? Além de colaborar para o meio ambiente, algumas de nossas dicas foram pensadas para entreter você. Quem sabe não encontrou um novo hobby? E essa é apenas uma lista pequena. Acredite: existem muitas ideias para explorar.

Deseja levar uma vida mais sustentável? Confira 5 dicas para consumir moda e se encaixar nessa nova realidade.


Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes!


3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.