Blog
Embalagem biodegradável: será que essa é a melhor opção para você?

Embalagem biodegradável: será que essa é a melhor opção para você?

Você tem uma loja vegana e busca sempre formas sustentáveis de levar seu produto até o cliente?

Você tem uma loja vegana e busca sempre formas sustentáveis de levar seu produto até o cliente? Os processos logísticos podem prejudicar o meio ambiente de muitas maneiras, por isso é comum que consumidores conscientes deem preferência para empresas que buscam minimizar seus efeitos no planeta.

Uma das grandes dificuldades de quem procura soluções menos nocivas ao planeta é a questão da embalagem, pois, embora útil e necessária, ela é, geralmente, composta de materiais altamente poluentes, como o plástico.

Para combater a superlotação de aterros e lixões, empreendimentos têm encontrado nas embalagens biodegradáveis uma boa alternativa. Contudo, será que essa é, realmente, a opção mais sustentável? Acompanhe o post para descobrir!

Qual é a importância da embalagem para sua loja vegana?

A embalagem, em muitos casos, é o primeiro contato que o consumidor tem com a marca e pode impulsionar a venda de um produto. Por esse motivo, trata-se de um importante elemento de comunicação e de conexão.

Uma embalagem bem desenvolvida, que retrata os valores e os princípios da sua loja vegana, é fundamental para criar uma relação com o público-alvo. Mais do que uma ferramenta para proteger e armazenar seu produto, funciona como uma estratégia para agregar valor ao item comercializado e diferenciá-lo dos demais.

Apesar do papel fundamental na proteção e na comercialização do produto, bem como na distinção da empresa, as embalagens têm um lado sombrio: muitas apresentam características que afetam o meio ambiente.

O que são embalagens biodegradáveis?

Com o intuito de reverter a situação causada pelo excesso de descarte das embalagens convencionais, muitos canais de sustentabilidade apresentaram a embalagem biodegradável como uma possível solução.

Para ficar mais claro, entenda que as embalagens biodegradáveis são aquelas que se desintegram em pedaços de 2 milímetros em um prazo máximo de 90 dias através da ação de microrganismos aeróbios (tais como bactérias e fungos), conforme a norma 15448-2 da ABNT. Para tanto, são considerados níveis de toxicidade e de emissão de gás carbônico (CO2).

Alguns exemplos de embalagens biodegradáveis são:

Powered by Rock Convert
  • poliácido lático, ou PLA (uma espécie de plástico criado para substituir o plástico convencional);
  • celofane;
  • papel.

Nenhuma desvantagem até aqui, certo? O problema em si não mora nesse modelo de embalagem, mas no modo como o lixo é tratado no nosso país, uma vez que o material só é biodegradável, de fato, quando é direcionado para centrais de compostagem.

problemas das embalagens biodegradáveis

No entanto, as poucas centrais de compostagem que existem estão desativadas por falta de investimento, o que resulta em embalagens sendo enviadas para aterros e lixões, onde o trato é diferente do necessário.

Qual a diferença entre embalagens biodegradáveis e compostáveis?

Talvez você já tenha ouvido falar em compostagem, uma espécie de reciclagem do lixo orgânico. Os benefícios dessa técnica são muitos: esse é um processo natural, econômico e sustentável — uma vez que reduz as sobras de alimentos. Ademais, esse tipo de degradação faz com que a matéria orgânica se transforme em húmus, um material fértil e rico em nutrientes — perfeito para você adubar suas plantinhas em casa.

Nesse sentido, um dos maiores equívocos cometidos por quem utiliza embalagens biodegradáveis é pensar que elas sempre são compostáveis. Porém, o segundo conceito, além de sofrer degradação em um curto período após o descarte, gera, apenas, água, CO2 e húmus, isto é, libera nutrientes ricos no solo.

Conseguiu compreender a diferença? As embalagens biodegradáveis são mais ágeis em termos de degradação quando comparadas às convencionais, porém, elas não favorecem o solo. Além disso, quando geridas de forma pouco eficiente, o que geralmente acontece, podem, até mesmo, afetar negativamente o meio ambiente.

Não queremos desestimular você na busca por uma logística mais sustentável na sua loja vegana. Sendo assim, saiba que é possível comercializar seus produtos por meio de embalagens biodegradáveis desde que tome algumas medidas, por exemplo:

  • ter uma composteira na empresa com o objetivo de conceder o destino certo às embalagens — para isso, você teria que trabalhar com a logística reversa;
  • educar seu público-alvo, conscientizando-o sobre a importância da reciclabilidade desse tipo de embalagem do jeito adequado e/ou incentivando-o a ressignificar o material.

No cenário em que vivemos, as embalagens biodegradáveis podem não ser soluções sustentáveis perfeitas. Ainda assim, quando tratadas apropriadamente, elas conseguem neutralizar seu impacto no planeta.

Uma ideia é utilizar embalagens que sejam tanto biodegradáveis quanto compostáveis, como as criadas a partir de resíduos vegetais.

Quer ser avisado quando outros conteúdos como este surgirem por aqui? Assine nossa newsletter e não perca nada!


Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.