Blog
Estilo de vida frugal: 4 pontos que vão mudar (pra melhor) na sua vida

Estilo de vida frugal: 4 pontos que vão mudar (pra melhor) na sua vida

Pensamos em algumas facilidades e benefícios que o estilo de vida frugívoro nos trouxe! Acompanhe!

Ao considerar mudar nossa dieta, a primeira coisa que vem à mente são os obstáculos a percorrer. Claro, sempre há obstáculos no movimentar-se e são eles que nos fazem mais fortes e resistentes. Mas é essencial pensarmos também nos estímulos e impulsos desse movimento. Afinal, se não houvesse nenhum nem consideraríamos esse deslocar, não é mesmo?

Pensamos em algumas facilidades e benefícios que o estilo de vida frugívoro nos trouxe para mudarmos esse foco de visão!

1. A natureza é sua cozinheira

Você já parou para pensar em quanto tempo você gasta cozinhando os alimentos? E em quanto tempo limpando a bagunça da cozinha depois? O pior de tudo é todo o óleo e comida queimada grudada na panela envolvidos.

Mas, se percebermos, a natureza, perfeita como ela é, nos dá o alimento ideal e o melhor de tudo: cozido por ela mesma. Você consegue lembrar do gosto daquela manga que parece mel? Cozida por meses, planejada, cuidada por muitos pássaros, insetos, plantas e humanos. Quando chega até você, você só precisa descascar e comer! Se quiser, basta incrementar com algumas sementes, bater no liquidificador com um leite vegetal, e não demora mais do que 5 minutos.

Para lavar a louça, um enxágue já deixa tudo quase que limpo, sem falar na economia de utensílios no processo. Além de economizar tempo, você também economiza água e detergente! Uau, não é?

Mas a melhor parte ainda é poder comer comida fresca todos os dias! Sem arroz da semana passada e feijão do domingo. Cada dia pode ter uma fruta diferente, um prato novo, ou não, mas ainda assim tão fresco e delicioso como ontem.

uma dieta a base de frutas é nutritivo
Freepik

2. Comer até dizer chega

Outro benefício é sair da nóia de pensar em calorias e limitar nosso apetite, que, principalmente nós, mulheres, somos educadas com essa forma de pensar desde cedo. E se eu te falar que você pode abandoná-la sem culpa?!

O nosso corpo é a máquina mais inteligente que existe neste planeta, e ele sabe cuidar de si mesmo. Quando sentimos fome ou vontade de comer algo (normalmente não saudável), nosso corpo está tentando nos dizer que falta alguma coisa, falta nutriente, falta energia, ou até mesmo falta um suporte emocional.

Além de melhorar esta comunicação corporal, ao nos alimentarmos com alimentos vivos, que interagem com o nosso corpo de forma natural e viva, podemos nos sentir sem culpa e respeitar os desejos do nosso corpo, simplesmente porque estamos nos alimentando com comida de verdade, viva, nutritiva, que vai energizar e limpar nosso sistema. Estamos fazendo um bem ao nosso corpo, então, não tem limite! Coma até se satisfazer.

Powered by Rock Convert

Isso nos leva ao nosso próximo ponto…

3. Nutrição ideal

Quando nos alimentamos de forma viva e frugal, nos alimentamos com os alimentos da nossa dieta natural, ou seja, que mais têm a ver com o nosso sistema. Sendo assim, nosso corpo consegue receber as informações transmitidas por esse alimento que colocamos dentro de nós de uma forma muito mais fácil e efetiva. Isso quer dizer que a absorção de nutrientes fica muito facilitada com uma dieta viva.

No cozimento há perda de até 60% das vitaminas e minerais, podendo chegar a 80% com a fritura dos alimentos. Somando a perda natural de nutrientes no processo metabólico, podemos imaginar quanto mais de alimentos temos que ingerir e investir energia digerindo para conseguir a mesma ou até menor quantidade de nutrientes do que em uma refeição frugal.

Então coma sabendo que está alimentando teu corpinho da melhor forma!

4. Mais barato

Este ponto é o mais interessante para a gente, rs. Se você é que nem nós, que amamos ir à feira, tomar um caldo de cana e chupar uma mexerica enquanto fazemos a compra da semana, acreditamos que não existe estilo de vida melhor!

Frequentadores de feiras sabem como nosso dinheiro rende. Para ser mais direta, eu, Natália, costumo gastar em média de 30-40 reais por semana comprando minhas frutas e verduras da época para a semana inteira! E eu ainda moro com mais 2 pessoas, portanto, apesar de ser a que mais come as frutas e verduras, não sou a única.

Além disso, com o estilo de vida frugal você apoia feirantes e produtores agrícolas (se pequenos e orgânicos melhor ainda! Mas fica para outra conversa), em vez das grandes empresas de supermercado.

O Brasil é um país privilegiado, abundante em frutas e verduras como nenhum outro. Valorizemos nossa cultura de mercado de rua e nosso chão abençoado!


Espero que algum dos pontos que tocamos tenha feito sentido para ti e te motivado a experimentar essa forma de se alimentar. Uma refeição frugal ao dia já faz toda a diferença!


Natália acredita na harmonia entre (todos) os seres terrestres. É uma estudante da vida, psicóloga clínica e institucional, e adepta à alimentação consciente. Conheça seu trabalho no instagram @manifesto.psi!

Will Powa é skatista e descobriu na dieta Plant Based o verdadeiro remédio para curar e prevenir adoecimentos físicos e mentais, além de viabilizar o enorme potencial do organismo humano. Cursa nutrição e trabalha com acompanhamento em transições para dietas saudáveis. Conheça seu trabalho no Instagram @powahealthyfood !


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.