Blog
Festas sustentáveis e veganas: chá de bebê

Festas sustentáveis e veganas: chá de bebê

Festas e sustentabilidade normalmente não combinam: tem muita bexiga, pratos e talheres descartáveis, papéis de presente, ou seja, muito lixo! Por isso vamos fazer uma série de posts de dicas de festas sustentáveis e veganas para ajudar você a se divertir sem produzir tanto lixo. Acompanhe!

Aproveitando que os posts do Carnaval fizeram sucesso, vamos começar uma nova série de posts aqui sobre comemorações e datas comemorativas.

Para estrear, escolhemos o chá de bebê, afinal é a primeira festa realizada na vida, quando o ser humano nem está materializado aqui no planeta.

Mas, considerando isso, a primeira questão é:

Fazer chá de bebê é sustentável?

Realmente festas não são sinônimos de sustentabilidade em geral, mas não é preciso fazer como o senso comum “dita”: para que esse momento não passe em branco e seja possível realmente ganhar produtos úteis, enxugue a lista de presentes e, ainda, faça uma decoração bem simples.

Se forem pedidas 532 peças de roupas + 649 fraldas, não é sustentabilidade. Mas se forem pedidos produtos que sejam realmente úteis e que durem um bom tempo, é bem legal!

Não precisa de luxo para festejar esse momento na sua vida 🙂

Mas, por onde começar um chá de bebê?

Antes mesmo de falar de lista de presentes, é preciso que o casal visualize o que deseja: decoração temática, bolo, comida?

Decoração

Normalmente em festas mais “elaboradas”, você vê bichinhos, papéis, personagens… vários temas e decorações que, pessoalmente, acho até demais.

Mas para quem pensa em sustentabilidade, é possível ir além, como:

  • recortar bandeirolas (ou outros formatos de recorte) de páginas de revistas;
  • picotar (ou recortar com formatos de estrelas ou corações, por exemplo) páginas de jornais para decorar a mesa.

Se for preciso comprar material (ou até mesmo produtos) para a decoração, a sugestão é você escolher objetos que possam ser guardados por alguns anos, e assim se possa reutilizar, como tecidos (que podem ser lavados).

Também se pode pendurar macacões e meinhas de bebê, que, no fim, serão reutilizados [email protected] neném.

Sem contar que é possível pedir à família que resgate objetos de casa, como vasos, bichinhos de pelúcia e brinquedos: eles voltarão ao seu lugar original depois da festa e utilizados normalmente.

Uma última opção aqui é comemorar no parque, e assim não se terá que se preocupar com a decoração.

Comida

Claro que não precisamos dizer que opções de comida vegana tem de monte por aí: churrasco vegano, salgadinhos veganos, sanduíches, salada de frutas, pães com pastinhas, pipoca, pão de beijo, cachorro quente vegano…

Ufa, são muitas opções, e tudo depende da quantidade de convidades e de como a comida precisa ser servida (há pessoas que preferem comer em público de talher, então talvez fazer um strogonoff? Já demos aqui 4 receitas de creme de leite vegano).

Seja como for, a comida precisará ser servida, e lá vai mais uma dica: use pratos e talheres comuns.

Apesar da louça, lavar pratos e talheres comuns economiza lixo em comparação com os descartáveis e ainda faz o chá ficar mais colorido (pois provavelmente os pratos serão emprestados, afinal é difícil encontrar alguém que tenha 30/40 pratos em casa).

Para quem prefere que uma empresa fique a cargo da organização da comida, já há algumas no Brasil que são especializadas em opções vegetarianas, mas evite oferecer “opções” com carne: será a oportunidade para mostrar aos parentes como ser vegan não é tão difícil como parece.

Convite

Hoje isso é uma das coisas mais fáceis de ser pensada: temos e-mail e Whatsapp para isso, o que economiza papel <3

Claro que é legal pensar em fazer algo mais íntimo, então que tal escrever no convite virtual o nome [email protected] [email protected] e até uma pequena mensagem do motivo de convidá[email protected]

Chás de bebê normalmente são festas mais íntimas, e por isso os convidados são escolhidos a dedo!

Lista de presentes para chá de bebê

Ao falarmos de produtos de bebê aparecem muitas coisas que sequer se imaginamos que existiria.

Nesse caso, sugerimos sempre que o casal pense em seu dia a dia: o que será possível fazer com o que têm, e o que não será com o que não têm. Lembre-se do consumo consciente <3

Cortador de unha, fraldas de pano ou ecológicas, lençóis e cobertas, banheira para banho, livros de banho, termômetro de água, cadeirinha de segurança, berço, roupas para várias idades (por exemplo: camiseta para 1-3 anos), mordedores e mamadeira.

Para evitar mais lixo, sugira que não envolvam em papel de presente. Talvez isso possa ser meio desconfortável, mas as pessoas que você vai convidar já te conhecem e sabem que você já é uma pessoa que se preocupa com a sustentabilidade. Explicar para elas que não precisa embalar com papel de presente de uma forma fofa já vai ajudar!

Já falamos aqui sobre embalagens biodegradáveis.

Se não quiser pedir para não embalar, que tal sugerir que a embalagem seja com jornal ou papel de revista?

E quem não quiser pedir presentes (para evitar roupas de “cor de [email protected]” ou mesmo repetição da mesma roupa, mas em cores diferentes), sugerimos que se faça vaquinha ou algum desses sistemas de coleta de dinheiro, para que se utilize o valor com o que for realmente necessário.

Brincadeiras para chá de bebê

É possível brincar sem produzir lixo:

  1. Que tal fazer perguntas relacionadas aos pais? Jogos sobre fatos pode ser divertido.
  2. Outra opção é fazer uma brincadeira com os pais de quem veste um boneco ou bicho de pelúcia com fralda de pano mais rápido!
  3. Por fim, que tal fazer uma oficina com canetas de tecido e camisetinhas do bebê para que cada [email protected] personalize? Assim, o neném terá várias camisetas exclusivas feitas por pessoas especiais!

Gostou de nossas sugestões?

Não deixe de acompanhar nossos posts por aqui. Temos também uma newsletter semanal (só se inscrever aqui embaixo, no campo da newsletter no rodapé da página). Nela mandamos alguma mensagem importante da semana, notícias boas relacionadas ao veganismo e à sustentabilidade e um resumo dos posts do mês.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.