Blog
Granola caseira – fácil e rápida, do jeito que você quer

Granola caseira – fácil e rápida, do jeito que você quer

Fazer uma granola caseira não é só fácil, como na maioria das vezes mais barato, saboroso e saudável que comprar as prontas em mercado – e nem é necessário lembrar que quando você faz sua própria granola, você pode customizar do jeitinho que você gosta. Acompanhe nosso post com uma receita superproteica!

Gronola é muito fácil de fazer em casa. Simplesmente junte todos os ingredientes, espalhe a mistura numa forma e asse (mexendo em alguns momentos) até ficar perfeitamente dourada.

Fazer uma granola caseira não é só fácil, como na maioria das vezes mais barato, saboroso e saudável que comprar as prontas em mercado – e nem é necessário lembrar que quando você faz sua própria granola, você pode customizar do jeitinho que você gosta.

Isso significa que não precisa ficar tirando a uva-passa (ou as amêndoas, ou vários outros ingredientes), como você deve fazer nas granolas prontas. Ou ainda quando você ama aquele ingrediente x e eles colocam só um negocinho, pra “fingir” que usam.

A granola da receita a seguir é rica em proteínas, fibras, gorduras boas, e, é claro, crocância! Tem um pouquinho de gosto doce e é perfeitamente bem-temperada.
E sabe o que a faz ficar proteica? Lentilhas!

Se você não sabe cozinhar tão bem, veja antes aqui algumas dicas básicas para você aprender! Cozinhar é recompensador, mais saudável e te ajuda a economizar!

Gronola proteica com sementes de abóbora (doce)

preparação: 10 minutos
cozimento: 30 minutos
Fonte: Brittany de ilovevegan.com
Rende 10-14 porções

Ingredientes

3 copos de aveia em flocos
1/2 copo de farinha de aveia integral
2/3 copo de sementes de abóbora
1/4 copo de sementes de chia
1/2 copo de coco em flocos (secos e sem açúcar)
2/3 copo de trigo-sarraceno
1/2 colher de sopa de canela
pitada de sal
1 copo de lentilha vermelha cozida (ou 1/2 copo de lentilha vermelha crua)
1/2 copo de xarope de agave (ou melaço de cana)
1/4 copo de açúcar de coco
1/4 copo de óleo de coco (derretido)

[Você sabe tudo o que o óleo de coco pode proporcionar na área da beleza? Como hidratante, antioxidante, antibacteriano e antifúngico. Já fizemos um post com algumas receitas de óleo de coco que ajudem na sua rotina da beleza (cabelos, pele e unhas). Vai lá ver!]

Modo de preparo

Granola

Powered by Rock Convert

Preaqueça o forno a 200 graus. Cozinhe as lentilhas (conforme instruções abaixo).
Numa tigela larga, misture a aveia, a farinha, as sementes de abóbora, as sementes de chia, o coco em flocos, a canela e o sal.
Adicione o xarope de agave, o açúcar de coco, o óleo de coco e as lentilhas cozidas. 
Unte a forma com papel-manteiga ou um pouco de azeite e espalhe a granola em uma camada uniforme em toda superfície.
Asse por 8 minutos. 
Remova do forno e deixe esfriar por 5-10 minutos (o mais longo que você conseguir, pois quanto mais esfriar, mais junta a granola fica no final).
Quebre a granola e redistribua na assadeira.
Asse por mais 6 minutos e remova do forno. Deixe esfriar por mais 5-10 minutos.
Quebre e redistribua novamente.
Asse por mais 4-5 minutos, ou até a granola ficar mais tostada (mas não queimada). Olhe a granola de perto, pois ela tende a queimar de repente e bem rápido.
Deixe esfriar novamente antes de guardar.

granola proteica
Natalia Mylova /Freepik

Cozinhando as lentilhas

Considere que 1/2 copo de lentilhas vermelhas cruas = 1 copo de lentilhas cozidas.

Enxague 1/2 copo de lentilhas vermelhas cruas. Adicione as lentilhas e 1 copo de água numa panela. Deixe ferver por 5-10 minutos (até as lentilhas ficarem macias).

Notas

Se quiser adoçar mais, você pode inserir mais melado ou xarope de agave na hora de servir ou adicionar algumas frutas (frescas ou secas).

E aí, viu como fazer granolas é fácil? Talvez um pouco trabalhoso ter que tirar e colocar no forno, mas sai bem mais barato que comprar a pronta!

E se você está procurando por sobremesas veganas irresistíveis, veja 4 receitas aqui que até quem não é vegano não vai acreditar que não tem ingrediente animal.


Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.