Blog
Os melhores ingredientes veganos para cuidar da pele, unhas e cabelos – parte 1

Os melhores ingredientes veganos para cuidar da pele, unhas e cabelos – parte 1

Quais produtos você usa para cuidar dos seus cabelos, unhas e pele? Existe uma infinidade de opções industrializas, dispendiosas e, em alguns casos, prejudiciais à saúde, mas, ainda assim, muitas pessoas apostam nesses itens devido à comodidade de encontrá-los facilmente em uma farmácia, supermercado ou loja de rua.

Quais produtos você usa para cuidar dos seus cabelos, unhas e pele? Existe uma infinidade de opções industrializas, dispendiosas e, em alguns casos, prejudiciais à saúde, mas, ainda assim, muitas pessoas apostam nesses itens devido à comodidade de encontrá-los facilmente em uma farmácia, supermercado ou loja de rua. Entretanto, é cada vez mais comum quem deseja levar um estilo de vida mais natural, optando por uma alimentação vegana e um consumo consciente. Neste post vamos mostrar dois de vários ingredientes que não são necessários gastar muito dinheiro para cuidar bem dos cabelos, unhas e pele, pois são veganos e naturais e fazem um ótimo trabalho. E o melhor: provavelmente, você já deve ter em casa. Confira!

Powered by Rock Convert

Azeite de oliva

Além de ser amplamente utilizado no preparo dos alimentos, o azeite de oliva é um dos melhores produtos naturais de beleza que existe. O alto teor de vitamina E e de ácidos graxos essenciais conferem qualidades emolientes ao ingrediente, tornando-o um bom hidratante e reconstituinte.

Nos cabelos

Aqueça um pouco de azeite no micro-ondas por alguns segundos até ficar morno. Aplique no couro cabeludo e em toda extensão dos fios, deixando o produto agir por, aproximadamente, 20 minutos. Depois, é só lavar as madeixas com um shampoo para tirar o óleo e finalizar com um condicionador. O azeite de oliva também pode ser usado no lugar daquele produto industrializado que se diz “anti-frizz”. Além de natural, o ingrediente é extremamente eficaz. Para tanto, basta aplicar uma quantidade bem pequena no comprimento e pontas — nada de usar no couro cabelo, certo?

Na pele

O azeite tem diversas funções para cuidar da pele. Para hidratar, basta massagear a região escolhida com uma pequena quantidade do ingrediente até que seja absorvido. O ideal é repetir essa técnica todas as noites para manter a pele sempre jovem e hidratada. Outra sugestão de uso é de remoção da make. Sim! Não precisa entrar em desespero quando o demaquilante acabar: é só correr até a cozinha e aplicar um pouco de azeite no algodão para remover a maquiagem. Lembre-se de lavar bem a pele depois. Você também pode fazer um esfoliante caseiro para rosto e corpo. Para isso, adicione açúcar, sal ou café ao azeite de oliva e crie uma pasta. Depois, é só massagear bem o rosto, os braços e as pernas para eliminar a pele morta.

Nas unhas

Para ter unhas e cutículas sempre hidratadas é bem fácil: mergulhe os dedos em um pote com azeite e deixe-os ali por cerca de 10 minutos. Você pode repetir o procedimento três vezes por semana para melhores resultados.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é outro produto perfeito para quem deseja uma vida mais natural, pois se trata de um ingrediente com potentes propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, antioxidantes e antibacterianas. Isso tudo graças à sua composição que possui mais de 93 componentes nutricionais, sais minerais, vitaminas, aminoácidos, enzimas, betacaroteno e pectina.

Nos cabelos

Você sabia que o vinagre de maçã pode funcionar como um condicionador natural? Além de dar brilho aos fios, o ingrediente ajuda a combater o ressecamento, o frizz e a caspa, contribuindo para a saúde dos cabelos. Demais, não? Separamos uma receita bem simples de seguir. Ingredientes:
  • ¼ de xícara de vinagre de maçã (cerca de 62 ml);
  • ¼ de xícara de água (cerca de 62 ml).
Preparo:
  • coloque o vinagre em uma garrafa com spray e misture com a água.
Aplicação:
  • separe o cabelo em mechas e aplique a mistura das raízes para as pontas;
deixe agir por uma hora antes de enxaguar com água;
  • você pode repetir o procedimento 3 vezes por semana.

Na pele

Os ácidos contidos no vinagre de maçã são ótimos para regular o pH da pele e conter o excesso de oleosidade. Essas propriedades facilitam a limpeza dos poros e ajudam a suprimir o aparecimento de acnes. Também temos uma receita para isso. Acompanhe! Ingredientes:
  • 20 ml de vinagre de maçã (cerca de 2 colheres de sopa);
  • 60 ml de água de rosas (cerca de 6 colheres de sopa rasas).
Preparo:
  • misture bem os ingredientes.
Aplicação:
  • aplique a loção sobre as áreas em que há presença de acne e deixe agir por cerca de 15 minutos;
  • enxágue com água fria;
  • hidrate a pele;
  • você pode repetir o procedimento todas as noites antes de dormir.
Outro uso poderoso do vinagre de maça é para a beleza dos pés, pois os nutrientes desse ingrediente natural colaboram para a remoção de células mortas e outras impurezas, conferindo suavidade, hidratação e combate aos fungos. passar vinagre de maçã no cabelo Ingredientes:
  • ¼ de xícara de vinagre de maça (cerca de 62 ml);
  • 5 xícaras de água (cerca de 1250 ml).
Preparo:
  • aqueça a água, sem ferver;
  • tire do fogo e acrescente o vinagre de maçã.
Aplicação:
  • despeje a mistura em uma bacia e mergulhe os pés por, aproximadamente, 20 minutos;
  • você pode repetir o uso 2 ou 3 vezes por semana.

Nas unhas

Aplicar um pouco de vinagre de maçã nas unhas antes da manicure pode prolongar a durabilidade do esmalte. Mulher sabe como isso pode ser útil, não é mesmo? Ademais, o ingrediente gera fortalecimento e evita a onicomicose — infecção causada por fungo. Ingredientes:
  • 3 colheres (de sopa) de vinagre de maçã;
  • 1 colher (de sopa) de azeite;
  • algodão.
Preparo:
  • misture bem os ingredientes, apenas.
Aplicação:
  • mergulhe o algodão na mistura, aplicando-o, em seguida, sobre as unhas;
  • deixe-o agir sem enxágue;
  • quando secar, aplique o esmalte.
Está animad@ para usar o azeite de oliva e o vinagre de maçã para cuidar um pouco de você? Esses ingredientes veganos e naturais são capazes de maravilhas! Aproveita que o ano está só começando e coloque na listinha: “ter mais momentos comigo mesm@ em 2019”. Quer aprender mais sobre beleza natural? Confira 6 receitas para fazer em casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.