Blog
Os melhores ingredientes veganos para cuidar da pele, unhas e cabelos – parte 3

Os melhores ingredientes veganos para cuidar da pele, unhas e cabelos – parte 3

Você tem dedicado um tempinho do seu dia para se olhar com amor e praticar o autocuidado? É muito bom ser atencios@ e preocupad@ com seus familiares e amigos queridos, mas não é certo negligenciar a si mesmo. É por isso que temos criado alguns posts com dicas de ingredientes veganos para cuidar da pele, unhas e cabelos. Afinal, nada melhor do que usar produtos naturais e livres de qualquer tipo de exploração animal para ter um tempo de qualidade consigo mesmo, certo? Acompanhe!

Você tem dedicado um tempinho do seu dia para se olhar com amor e praticar o autocuidado? É muito bom ser atencios@ e preocupad@ com seus familiares e amigos queridos, mas não é certo negligenciar a si mesmo.

É por isso que temos criado alguns posts com dicas de ingredientes veganos para cuidar da pele, unhas e cabelos. Afinal, nada melhor do que usar produtos naturais e livres de qualquer tipo de exploração animal para ter um tempo de qualidade consigo mesmo, certo? Acompanhe!

Chá verde

Além de fazer um bem enorme para o funcionamento do nosso organismo quando ingerido, o chá verde, por ser rico em antioxidantes, é um ótimo aliado para evitar o envelhecimento da pele e dos cabelos. Além disso, esse ingrediente é composto por substâncias ativas que minimizam os efeitos nocivos dos raios UV.

Nos cabelos

O chá verde é um ótimo produto para reduzir quedas, fortalecer e contribuir para o crescimento dos fios. A cafeína e a vitamina E, ambos presentes em sua composição, são os grandes diferenciais que conferem mais saúde e beleza ao couro cabeludo.

No entanto, existem muitos outros componentes que são maravilhosos para cuidar dos cabelos: proteínas, ácido ascórbico, manganês, glicídios, potássio etc. Ademais, o chá verde também ajuda a prevenir pontas duplas e confere brilho aos cabelos, tratando o couro cabeludo e combatendo o excesso de oleosidade.

Uma sugestão é usar esse ingrediente como último enxágue, depois de lavar e condicionar os cabelos. Para tanto, basta preparar um chá bem forte, deixá-lo esfriar e depois aplicar no couro cabeludo e nos fios, massageando bem. Não é necessário enxaguar. Essa dica é ótima, inclusive, para tratar caspas.

Na pele

Com efeito rejuvenescedor, hidratante e adstringente, é de se espantar que o chá verde não esteja entre os produtos de skin care favoritos das pessoas — embora seja encontrado na composição de muitos cosméticos industrializados. Afinal, o ingrediente é, ainda, anti-inflamatório e contribui para uma pele mais limpa, sequinha e firme.

É importante ressaltar que substâncias poderosas como flavonoides e polifenóis compõem o chá, protegendo a pele do envelhecimento precoce, do câncer e outros malefícios causados pela exposição aos raios ultravioletas (UV). Além disso, é ótimo para aliviar aquela vermelhidão pós-sol, a eritema.

Confira algumas receitas caseiras com o chá verde para cuidar da pele do rosto e corpo.

Tônico adstringente

Ingredientes:

Powered by Rock Convert
  • 100 gramas de folha de chá verde;
  • ½ litro de água filtrada.

Aplicação:

  1. Coloque as folhas na água e deixe descansar por uma hora.
  2. Coe.
  3. Molhe pedaços de algodão no chá e aplique no rosto em movimentos circulares. Evite a região dos olhos.

Compressa para olheiras

Ingredientes:

  • 100 gramas de folha de chá verde;
  • ½ litro de água fervente.

Aplicação:

  • Mergulhe as folhas na água fervente.
  • Abafe a mistura por 5 minutos, deixe esfriar e coloque na geladeira.
  • Quando estiver frio, molhe dois pedaços de algodão no chá gelado e pouse sobre os olhos. Deixe agir por cerca de 15 minutos.

Máscara facial

Ingredientes:

  • 1 colher de chá verde;
  • 1 colher de mel;

Aplicação:

  • Misture os dois ingredientes — pode até bater no liquidificador.
  • Com movimentos suaves, aplique no rosto limpo e seco.
  • Deixe agir por 20 minutos e depois enxágue com água fria.

Nas unhas

chá verde para cabelos

Já mencionamos acima que o chá verde é um antioxidante incrível, mas o ingrediente também possui propriedades antissépticas, por isso ele é capaz de matar fungos, fortalecer as unhas e remover aquele tom amarelado que muitas vezes aparece em sua superfície.

Sendo assim, se ter unhas fracas e quebradiças é uma realidade na sua vida, essa é a sua chance de mudar esse quadro. O chá verde é um ingrediente vegano, natural, econômico e fácil de ser encontrado. Não tem desculpas para não se cuidar melhor, certo? Confira, abaixo, uma receita para simplificar ainda mais.

Ingredientes:

  • 1 saquinho de chá verde (daqueles comprados em supermercado);
  • 1 copo de água fervente;
  • 3 ou 4 gotas de óleo essencial de tea tree.

Aplicação:

  • Em um vidro, faça uma infusão de chá verde.
  • Deixe o chá descansar por 20 minutos com o saquinho.
  • Tire o saquinho e adiciona as gotinhas do óleo essencial de tea tree.
  • Mergulhe as unhas no vidro com a infusão de chá verde por 5 minutos. O procedimento pode ser repetido cerca de 2 ou 3 vezes por semana.

Percebeu quantos benefícios você pode conseguir por meio de um simples ingrediente vegano como o chá verde? Depois que testar as receitas que compartilhamos neste post venha nos falar o que achou ou, talvez, deixar outras sugestões.

Falando em produtos naturais, você sabia que o abacate é maravilhoso para hidratar sua pele, cabelos e unhas? Entenda melhor neste post!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.