Blog
Os melhores ingredientes veganos para cuidar da pele, unhas e cabelos – parte 4

Os melhores ingredientes veganos para cuidar da pele, unhas e cabelos – parte 4

Existem vários ingredientes veganos para cuidar da pele, unhas e cabelos em casa. Um ponto positivo é que, além de ser mais econômico, usar produtos naturais não representa um risco para nossa saúde de modo geral. Já falamos de diversos ingredientes aqui no blog e dessa vez o protagonista é o óleo de coco. Acompanhe!

Existem vários ingredientes veganos para cuidar da pele, unhas e cabelos em casa. Um ponto positivo é que, além de ser mais econômico, usar produtos naturais não representa um risco para nossa saúde de modo geral.

Ainda assim, é importante ressaltar que sempre é recomendado realizar um teste em alguma área da pele para descartar a hipótese de alguma alergia. Já falamos de diversos ingredientes aqui no blog e dessa vez o protagonista é o óleo de coco. Acompanhe!

Óleo de coco

O óleo de coco é um ingrediente que possui uma lista enorme de benefícios: ele é antioxidante, hidratante, antibacteriano e antifúngico. Além de ser bastante utilizado na cozinha por propiciar uma alimentação mais saudável, esse produto natural tem feito bastante sucesso, especialmente entre as mulheres, na hora do cuidado pessoal.

Nos cabelos

Não é de hoje que o óleo de coco caiu nas graças da mulherada, principalmente por causa dos efeitos positivos do produto para os cabelos. Além de conferir maciez e brilho às madeixas, ele penetra a fibra capilar, promovendo uma hidratação profunda e combatendo o ressecamento dos fios.

Pessoas com cabelos cacheados e crespos são as maiores privilegiadas com o uso desse ingrediente vegano, mas todo mundo pode tirar proveito do componente. Veja algumas vantagens do óleo de coco que todo tipo de cabelo pode conseguir:

  • tira o frizz;
  • dá mais movimento para a ponta dos cabelos;
  • hidrata cabelos com coloração;
  • protege os fios do ressecamento do shampoo;
  • pode ser usado em misturas para potencializar máscaras de hidratação, cremes para pentear etc.

Ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar, apesar da sua natureza oleosa, o óleo de coco não deixa o cabelo com aspecto de gordura. Portanto, quem tem couro cabeludo oleoso e fios finos não precisa sentir medo, pois esse ingrediente também terá o efeito revitalizante e reparador que é tão necessário, regulando a produção de óleos.

Aliás, esse produto natural é um dos maiores aliados de quem deseja um crescimento saudável dos fios. Devido às proteínas, ácidos graxos e antioxidantes, a aplicação do óleo de coco no couro cabeludo promove uma reparação das fibras danificadas e evita a queda de cabelo. Confira uma receitinha para você adicionar na sua rotina de cuidados!

Powered by Rock Convert

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de óleo de coco;
  • 6 gotas de vitamina E.

O preparo é bem simples: combine os dois ingredientes e esquente um pouco a mistura. Em seguida, basta massagear, com movimentos circulares, todo o couro cabeludo. Você também pode aplicar o produto nas pontas danificadas antes de cobrir a cabeça com uma touca. Repita o procedimento 3 vezes por semana.

Na pele

Como já mencionamos, o óleo de coco possui propriedades hidratantes, por isso ele melhora o ressecamento, a coceira, a aspereza, a descamação e as rachaduras. Esse produto natural pode ser utilizado para cuidar do corpo, do rosto, dos lábios e, até mesmo, da região íntima. Confira algumas ideias de uso a seguir:

  • hidratante labial (basta aplicar o ingrediente com o dedo);
  • demaquilante (além de tirar a maquiagem mais difícil, o óleo de coco previne o aparecimento de rugas);
  • tratamento para acnes (é só aplicar sobre a espinha e esperar a mágica acontecer);
  • depilação (o óleo de coco facilita a retirada do pelo e promove hidratação, reduzindo o atrito entre a lâmina e a pele);
  • cicatrização da tattoo (a partir do terceiro dia é bastante recomendado o seu uso devido à vitamina E que proporciona hidratação, reduz coceiras e evita infecções);
  • minimização de olheiras (aplique uma pequena quantidade do ingrediente embaixo dos olhos e massageie suavemente);
  • esfoliante corporal (só misturar com um pouquinho de borra de café e voilà!).

Unhas

oleo de coco nas unhas

Com relação às unhas, é possível destacar uma série de benefícios que poderão ser alcançados com o uso do óleo de coco. Veja:

  • contribui para o fortalecimento e crescimento saudável;
  • previne a quebra e o ressecamento;
  • nutre e hidrata profundamente as cutículas;
  • amolece as cutículas na hora de apará-las.

A aplicação pode ocorrer todas as noites antes de dormir. Para tanto, basta usar uma pequena quantidade do óleo de coco para massagear mãos e unhas.

Percebeu o quanto o óleo de coco pode ser ótimo para cuidar da sua pele, unhas e cabelos? Para se cuidar não é necessário gastar dinheiro com produtos internacionais — e pior: industrializados. Afinal, tudo o que você precisa pode estar na sua cozinha. Insira esse ingrediente vegano na sua rotina e depois venha nos falar como foi sua experiência! Temos certeza que vai valer a pena!

Está tentando ter uma vida mais natural? Confira 7 mudanças para tornar isso possível!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.