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Instagram sem likes: saiba como se posicionar

Instagram sem likes: saiba como se posicionar

A nova atualização do Instagram pegou você desprevenid@? Desde a última quarta feira (17), a co

A nova atualização do Instagram pegou você desprevenid@? Desde a última quarta feira (17), a contagem de curtidas, a métrica mais envolvente da rede social, chegou ao fim no Brasil e muitas pessoas ficaram sem saber como orientar suas estratégias de mídia social.

Agora, cada usuário só consegue visualizar seus próprios números e muitos estão especulando acerca das motivações por trás dessas novas diretrizes. De toda forma, sabemos que o fim das curtidas no Instagram não agradou a todo mundo e que talvez esse seja seu caso.

Pensando nisso, preparamos este post com o objetivo de explicar melhor o assunto e dar algumas dicas para sua loja vegana continuar arrasando na rede social. Acompanhe!

Entenda a nova era do Instagram sem likes

O Instagram, uma das principais redes sociais da atualidade, tomou uma decisão que promete mudar bastante a dinâmica do aplicativo: encobrir o número de likes conquistados pelas fotos. Desse jeito, somente o autor da publicação tem conhecimento da quantidade de curtidas, enquanto os demais veem apenas o avatar e o usuário de quem curtiu, mas nunca a quantidade exata de likes.

Até onde se sabe, trata-se de uma medida que está sendo testada. A explicação oferecida pela empresa de rede social, em forma de aviso no próprio aplicativo para os usuários, é que essa ação tem o objetivo de incentivar os seguidores a se concentrarem no conteúdo e não na quantidade de curtidas que ele obteve.

Outro esclarecimento prestado pelo Instagram diz que o intuito da ocultação do número de likes está relacionado com a autoestima do usuário. As pessoas estão cada vez mais obcecadas por números e fotos que nem sempre representam a realidade, e isso resulta em um combo perigoso: comparação e competição doentia por curtidas.

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“Tudo o que precisamos são mais curtidas”. Agora não mais!

Essa atualização de diretrizes apresenta impactos tanto positivos quanto negativos para todos que fazem uso da rede social para divulgar sua marca, seja ela pessoal ou profissional. Contudo, o fim dos likes no Instagram contribui para que as pessoas prestem mais atenção no conteúdo e não somente na validação subjetiva criada por meio dessas interações — as quais, aliás, são consideradas métricas de vaidade.

Para quem utiliza uma conta comercial, a novidade não é tão ruim quanto parece, pois a aprovação por meio dos likes não é a única forma de medir seu engajamento. Inclusive, o “curtir” ainda poderá ser medido como sempre foi.

Talvez algumas pessoas culpem essa atualização pela recente redução no número de curtidas das suas publicações. Entretanto, é importante lembrar que essa é uma oportunidade do usuário interagir com conteúdos que o inspirem verdadeiramente.

Saiba manter sua empresa na rede social

Você tem a impressão de que essa mudança está prejudicando sua estratégia no Instagram de alguma forma? Talvez sua marca não esteja posicionada corretamente na rede social. Confira as dicas!

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Crie conteúdos relevantes para você e para seus seguidores

Mesmo que essa dica pareça óbvia, questione-se: será que sua marca está oferecendo conteúdos de qualidade e que fazem sentido para você e para sua audiência? O ato de curtir, daqui por diante, não funcionará como uma reação de reforço positivo do usuário ao ver um grande número de likes na tela. Isto é, a tendência é que cada vez mais as pessoas interajam com publicações que signifiquem algo para elas.

Uma dica de amigo: aposte na regra 80/20!

Desapegue de métricas de vaidade

Métricas de vaidade são aquelas informações coletadas que não ajudam a tomar decisão nenhuma. Mais do que isso: elas não ditam a saúde do seu negócio. Como você já deve imaginar, o número de likes faz parte desse grupo.

Você, certamente, já se deparou com algum “influenciador” do Instagram que possui milhares de curtidas, mas poucos comentários significativos em suas publicações. Esse é um exemplo clássico de que o número de likes não demonstra, por si só, a relevância de um conteúdo ou de um profissional.

Afinal, de nada adianta milhões de curtidas se o público não compra aquilo que o influenciador ou a marca fala.

Descubra qual é sua quantidade ideal de publicações

A frequência ideal de publicações é uma incógnita, pois não existe um número exato que valha para todas as contas do Instagram. Sendo assim, a melhor forma de desvendar esse mistério é através de muitos testes, intercalando dias e horas a fim de descobrir quais momentos funcionam para sua estratégia.

É válido lembrar, porém, que a maioria dos usuários se conectam à rede diariamente. Isso significa que todo dia é uma oportunidade de lembrar seus seguidores de que sua marca existe, mas sem poluir o feed dessas pessoas. De modo geral, três postagens diárias é o suficiente.

Nossa última dica para você é: seja versátil. Vivemos em um mundo onde tudo muda o tempo todo. Quem não conseguir acompanhar o ritmo acelerado com que as mudanças acontecem correrá o risco de ser deixado para trás.

Esperamos que o fim dos likes no Instagram tenha deixado de ser um bicho de sete cabeças para você depois deste post. Nada de desespero, combinado? Existem coisas que importam muito mais nessa rede social do que o número de curtidas de uma foto.

Quer aprender mais sobre o Instagram? Confira 6 dicas para arrasar na rede social da sua loja vegana!


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