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Inteligência em vendas: você sabe usar na sua loja vegana?

Inteligência em vendas: você sabe usar na sua loja vegana?

Você já pensou em utilizar a inteligência em vendas para melhorar o seu negócio? O mercado est

Você já pensou em utilizar a inteligência em vendas para melhorar o seu negócio? O mercado está passando por um período de desaquecimento econômico e é comum que todo tipo de empresa enfrente dificuldades para vender.

Essa realidade contribui para uma concorrência ainda mais acirrada, o que denota a importância de diferenciar a sua loja vegana e de se posicionar estrategicamente. Quer entender mais a respeito e saber como ampliar seus resultados? Acompanhe este post!

O que é inteligência em vendas?

Não existe um só empreendimento cujo objetivo não seja vender mais, certo? Quem não quer atrair mais clientes e lucrar mais? Porém, em tempos de crise e, consequentemente, de consumidores exigentes é necessário todo um esforço maior para conseguir isso.

E por esforço queremos dizer bastante estudo e análise de informações preciosas para tomar as melhores decisões e inovar. De outra forma, seria impossível assegurar o crescimento e, até mesmo, a sobrevivência de uma empresa no contexto atual.

Certo, mas o que é a inteligência em vendas? Em poucas palavras, trata-se de um processo que envolve práticas, sistemas e tecnologias com o intuito de colher, averiguar e demonstrar dados valiosos — por meio dos quais é possível orientar ações comerciais. Assim, fica mais fácil vender mais e melhor.

Por que investir em inteligência em vendas?

Quanto mais informada, melhor sua loja vegana se posicionará. Isso dado que quando você tem acesso a certos dados, tem mais chances de identificar oportunidades de negócio, como clientes e mercados em potencial.

Além disso, usar inteligência em vendas permite detectar, entender e trabalhar os pontos fracos do seu empreendimento. Você pode conseguir isso através de ações como clientes ocultos, solicitações de feedbacks e estudo de concorrentes. Veja outras vantagens a seguir.

Qualificação de clientes

Uma empresa nunca venderá bem se não souber quem é seu público, pois de que outra forma seria possível compreender o que ele quer e oferecer algo para atender essa demanda? Logo, é imprescindível reunir e analisar informações sobre os consumidores da sua loja vegana.

É interessante ressaltar que por meio de algumas práticas de inteligência em vendas sua marca consegue não só traçar o perfil dos clientes como identificar prospects, isto é, clientes em potencial.

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Análise de concorrentes

Outro ponto positivo da inteligência em vendas é o fato de facilitar a análise de concorrentes. Talvez você esteja pensando o que isso significa. Simples: uma vez munido de informações acerca da concorrência, seu negócio consegue perceber o que pode ser trabalhado para não ficar para trás.

Definição de qual meio é mais eficiente para publicidade da marca

Quais meios de publicidade alcançam o consumidor da sua loja vegana com mais eficiência? Com quais canais o seu concorrente está obtendo mais resultado? Por meio da inteligência em vendas você tem essas informações.

Produção de itens que têm mais chances de vender[

melhorar vendas estratégias

Quando uma empresa conhece intimamente o perfil do consumidor, ela pode produzir mercadorias que atendam verdadeiramente às suas preferências. Dessa forma, ocorre um aumento considerável das vendas e da lucratividade.

Retenção de clientes

É como diz o velho clichê: “conhecimento é poder”. Além de identificar o perfil do cliente e atender suas necessidades e preferências, é possível usar determinadas informações para planejar ações de fidelização. Desse jeito, você melhorará a experiência do consumidor — e uma consequência natural disso é a retenção.

Especialização da equipe de vendas

Outra vantagem de se trabalhar a inteligência em vendas na sua loja vegana é a possibilidade de capacitar ainda mais o time de vendedores da sua marca, uma vez que ele passa a possuir grande entendimento de mercado devido às informações colhidas.

Tomada de decisão mais rápida e acertada

Ter em mãos informações inteligentes sobre tudo o que é relevante para seu negócio, como clientes,  colaboradores, fornecedores, concorrentes e todo o mercado em si, permite que você tome decisões de forma mais correta e ágil.

Diante de todas essas vantagens, fica bastante evidente que uma empresa bem informada é mais produtiva, por essa razão ela consegue vender mais e ter um faturamento maior.

Como usar a inteligência em vendas?

Você já deve ter notado o quanto é essencial colocar em prática a inteligência em vendas no seu empreendimento. Por isso, reunimos algumas dicas simples de como realizar isso. Veja:

  • esteja sempre informado sobre tudo (clientes, concorrentes, mercado, novidades do universo vegan etc);
  • informe-se em fontes variadas;
  • use a tecnologia a seu favor (algumas ideias são: ter um banco de dados bem estruturado, aproveitar as redes sociais, assinar newsletters, utilizar softwares de gestão que permitem disponibilidade em tempo real etc);
  • saiba quais dados coletar (foque somente naquilo que realmente for proveitoso para a estratégia de vendas da sua empresa);
  • repense o papel do vendedor.

Preparado para utilizar a inteligência em vendas no seu negócio? Lembre-se que a tecnologia e a internet podem ser suas grandes aliadas nessa empreitada, portanto, faça bom uso de tudo isso para se informar e tomar as melhores decisões para sua loja vegana.

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