Blog
Jejum espiritual na história da humanidade

Jejum espiritual na história da humanidade

Jejuar é um ato que acontece há muitos anos por mais variadas figuras históricas, e não pela saúde (apesar de melhorá-la muito). Entenda!

Visto a importância e a abrangência do tema do jejum, decidi trazer um pouco mais sobre o assunto.

Neste artigo vou falar sobre os benefícios do jejum na vida espiritual, trazendo um pouco sobre a história do jejum na humanidade.

Origem

O jejum praticado como uma disciplina essencial para atingir o verdadeiro conhecimento tem a sua história nas práticas espirituais em quase todas as religiões.

Sócrates, Platão e os filósofos neoplatônicos e os estoicos, como Epiteto e Plotino, usavam o jejum para purificar o espírito, para melhor perceber a Verdade. Sócrates e Platão praticavam o jejum de 10 dias. Pitágoras, o grande matemático, praticava jejuns de 40 dias.

O jejum é usado em religiões como no judaísmo, cristianismo, hinduísmo, islamismo e budismo com diferentes propósitos – penitência, conciliação, um rito preparatório para iniciações e casamentos, lamentações, para desenvolver poderes mágicos, purificação, saúde e desenvolvimento espiritual. Em hebreu, a palavra para jejum é tsoum, que significa a abstinência voluntária de comida com um propósito religioso. Esta é uma boa definição de jejum espiritual.

Judaísmo e jejum

Os mais famosos, na tradição judaica, são os jejuns de 40 dias de Moisés e de Elias. Com exceção desses, a maioria dos jejuns judeus foi prescrita como arte do cumprimento da Torá, até que os judeus alexandrinos desenvolveram a filosofia de que os desejos do corpo interferiam na espiritualidade, e que o jejum ajudava a liberar energias mentais do nível material para o nível espiritual. Eu particularmente me identifico muito com essa filosofia, pois nas minhas experiências com jejum de 24h ou mais, sinto grande alívio mental, baixa da ansiedade e profunda paz.

Cristianismo e jejum

Há relatos contando que Jesus foi educado em uma comunidade essênia no Egito. Ele levou os ensinamentos de jejum para seus discípulos através de sua própria prática de jejum de 40 dias, e outras referências ao jejum para purificação e cura do corpo e da alma.

Hinduísmo e jejum

Os Upanisahds, parte das escrituras sagradas da Índia, se referem ao jejum como um meio de união com Deus.

Além disso, o jejum é usado para penitência antes do casamento, antes de iniciações religiosas, para receber uma bênção ou um favor de Deus, e nas luas nova e cheia.

O que é o jejum?

OBSERVAÇÃO: o ideal é praticar jejum com supervisão profissional. Caso isso não seja possível, é aconselhável não se aventurar em jejuns muito radicais, e sim fazer um processo gradual e leve para o seu corpo.

Apesar de ser formalmente definido como uma abstinência completa de alimento e água, o jejum, em um contexto maior, significa abster-se do que é tóxico para a mente, o corpo e a alma. Uma maneira de compreender isso é que o jejum é a eliminação das toxinas físicas, emocionais e mentais do nosso organismo, e não é simplesmente cortar ou deter a ingestão de alimentos.  

Powered by Rock Convert

Após os primeiros dias de jejum, nosso apetite geralmente diminui, e o nosso apego à comida também diminui.

O jejum não é feito para causar sofrimento ao corpo, pois, na prática, o corpo também está se tornando mais saudável com o jejum.  Ele é feito porque os desejos do complexo corpo-mente são muitas vezes mais fortes do que o desejo de Comunhão Espiritual. Quanto mais podemos ter a experiência da libertação desses desejos corporais com a prática do jejum, fica mais fácil manter essa liberdade quando não estamos jejuando.

Combinado com a meditação, que em um nível é um sacrifício da mente, o jejum se torna um sacrifício místico do ego, do corpo e da mente.

Energia Kundalini

O jejum permite que o organismo se volte para a assimilação da energia prática em vez da energia bioquímica. Ao acelerar a purificação do corpo, isso permite ao corpo físico se tornar o melhor condutor da energia Kundalini. Dessa forma, a alimentação dos chacras e dos corpos sutis melhora, e fica mais fácil para o prana cósmico entrar no corpo e aumentar a possibilidade do despertar da Kundalini.

Além de nos tornar mais saudáveis, a remoção das toxinas do sistema remove os bloqueios do corpo e, portanto, estimula o movimento de toda energia no sistema, assim como a força espiritualizante da Kundalini.

Jejum x Jejum espiritual

Há uma diferença significativa entre jejum e jejum espiritual. Apesar de as pessoas se limparem e se purificarem, o jejum espiritual começa com uma intenção espiritual e termina com uma experiência mais profunda da verdade de quem somos.

Quando a mente se aquieta, ficamos mais presentes, e, através do silêncio, nos movemos em direção à Presença Divina. Dessa forma, começamos a acessar o nosso corpo de Luz, através do qual acessamos o nosso corpo cósmico – como a consciência do EU SOU.

Assim como Abraão, não podemos oferecer dinheiro, boas ações ou palavras de renúncia – nada substitui o jejum. Ele requer que renunciemos ao nosso complexo corpo-mente-ego.

 O jejum espiritual, dessa forma interna, supera o ego e nos transforma no Divino. É o sacrifício místico do corpo, conforme foi explicado por Moisés, Elias e Jesus.

Jejuar com essa compreensão nos leva a aceitar a morte do corpo físico e a superar o nosso medo da morte. Este é o significado do jejum espiritual. Não é destinado à saúde, apesar de melhorá-la muito. É para completar o sacrifício do nosso apego ao ego. O jejum espiritual começa com um sentimento de Comunhão com Deus e termina com um sentimento profundo dessa Comunhão.

Entenda mais sobre o ato de Jejuar aqui!


Referências: Nutrição Evolutiva – Fundamentos para a evolução individual e do planeta. Dr. Gabriel Cousens.


Will Powa é skatista e descobriu na dieta Plant Based o verdadeiro remédio para curar e prevenir adoecimentos físicos e mentais, além de viabilizar o enorme potencial do organismo humano. Além disso, é terapeuta holístico em Barras de Access e Radiestesia, cursa nutrição e trabalha com acompanhamento em transições para dietas saudáveis. Conheça seu trabalho no Instagram @powahealthyfood !


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.