Blog
Kefir vegano: o que é e como fazer

Kefir vegano: o que é e como fazer

O kefir é uma bebida probiótica que ajuda a equilibrar a flora intestinal, a aumentar a imunidade e a melhorar a saúde mental. Mas não é só de leite que pode ser feito o kefir. Também existe o kefir de água, que é vegano. Veja a seguir como deve ser feito o kefir de água, como pode ser guardado e como deve ser consumido.

Você sabia que temos em média 50 trilhões de bactérias no corpo? São tanto bactérias boas quanto ruins, e a maioria delas fica no seu intestino. Quando existem mais bactérias ruins que bactérias boas em seu corpo, você fica doente, resfriado, com dores, alergias e até pode desenvolver depressão, afinal o intestino é o nosso segundo cérebro: quando ele está desequilibrado, tudo se desequilibra.

E então entra o kefir na história. O kefir é uma bebida probiótica que ajuda a equilibrar a flora intestinal, a aumentar a imunidade e a melhorar a saúde mental. Criado há muitos séculos para ajudar na regulação do metabolismo, a receita original tem como ingrediente o leite fermentado naturalmente pelos microrganismos presentes nos grãos de kefir.

Mas não é só de leite que pode ser feito o kefir. Também existe o kefir de água, que é vegano.

Veja a seguir como deve ser feito o kefir de água, como pode ser guardado e como deve ser consumido.

Como fazer kefir de água

Uma vez que você tiver os grãos, você poderá cultivá-los para sempre! E até mesmo guardá-los de um modo que sobrevivam por longos períodos.

Para começar a produção de kefir, é preciso conseguir primeiro os grãos de kefir. Por ser uma produção caseira, normalmente você consegue com pessoas mais próximas de você de graça: existem vários grupos na internet de doação de grãos de kefir. Basta procurar de acordo com sua cidade, e com certeza você encontrará alguém próximo de você.

Depois de ter conseguido alguns grãos de kefir, insira-os em água mineral ou filtrada, adicione açúcar mascavo, suco de limão (opcional) e frutas secas (opcional).

Atenção: se você utilizar a água fervida em vez de filtrada, o procedimento de fervura pode não eliminar o flúor completamente; se os grãos não prosperarem, use água mineral.

Passo a passo

  • Em um pote de vidro, coloque 1 litro de água filtrada em temperatura ambiente.
  • Adicione duas colheres de sopa de grãos de kefir de água.
  • Adicione 1 colher de sopa de açúcar mascavo.
  • Com uma colher de pau ou de plástico, misture bem.

Utilize um pote que fique cheio só até a metade, e de preferência não feche totalmente. (Veja abaixo em “Precauções”.)

  • Deixe fermentar por 24 horas. (No mínimo 12 horas; no máximo, 48 horas)
  • Coe o kefir de água depois da fermentação, separando os grãos do produto final.
  • Coloque o kefir coado na geladeira e está pronto para consumo da forma que você desejar.

Utensílios

Não é recomendável usar utensílios de metal, pois isso pode gerar pequenas correntes elétricas nos grãos de kefir.

O recomendado é usar pote de vidro e colher de plástico ou madeira.

Procedimentos de cultivo

Os grãos de kefir devem ser cultivados com cuidado, e isso leva alguns minutos diários. Por isso, se você não tiver paciência nem tempo para despender alguns minutos do seu dia, sugerimos não ter.

Todos os dias, você deve trocar o líquido, lavar o pote e secá-lo antes de inserir novamente, pois é isso que fará os microrganismos crescerem e fermentarem.

Além disso, pelo menos uma vez por semana é preciso esterilizar o pote.

Dica: depois de os grãos de kefir já estarem bem ambientados com o cultivo, você pode pegar uma colher de sopa do kefir já fermentado e derramar em cima dos grãos dentro do pote limpo. Somente após isso você despeja a nova água para a nova fermentação. Isso garante a autodefesa dos grãos e uma flora mais resistente.

Powered by Rock Convert

Os grãos de kefir de água crescem em torno de 15% diariamente! É bastante coisa. Por isso, o ideal é sempre doar uma quantidade de grãos, ou então, se preferir, você pode ingeri-los (sim, podem ser ingeridos 🙂 não há problema algum).

Kefir de Água, como fazer e como consumir

Precauções com kefir de água

1. O kefir de água fica efervescente. Por isso, atenção à jarra utilizada: se tiver fecho hermético, ele formará CO2 e fará muita pressão. É importante usar vasilha forte o suficiente para resistir à pressão.

2. O kefir de água, devido à fermentação do açúcar e o tempo de fermentação, pode conter entre 0,5% a 3% de teor alcoólico. Por isso, não é aconselhável dar a crianças pequenas, animais ou a quem não puder consumir álcool devido a medicamentos ou outras questões.

3. Os grãos de kefir de água só deixam de crescer quando a água não é mineral ou filtrada, porque o cloro e o flúor presentes em água “suja” atrapalham o cultivo. O açúcar mascavo também deve ser de boa procedência.

Como consumir o kefir de água

No momento de consumo, os grãos devem ser separados com peneira, para serem produzidos novos lotes de kefir.

Ele ficará com a aparência de coalhada/iogurte caseiro, mas atenção: eles ficam parecidos, mas não são iguais!

Por ficar parecido com esses alimentos, é possível usar o kefir exatamente como um iogurte: com frutas, aveia, melado etc.

Guardando o kefir por longos períodos

Sabendo que o cuidado é diário, é possível que você tenha que ficar uma semana sem cuidar, afinal pode ser que você precise viajar ou até mesmo descansar um pouco desse cuidado diário.

Nesse caso, coloque 5x a quantidade de água que você põe normalmente (ou seja, 5 litros), mas deixe 1/3 do recipiente disponível para a liberação do gás da fermentação. Caso o pote de vidro que você utilize fique cheio antes de serem inseridos os 5 litros, você pode dividir os grãos em dois recipientes). O recipiente deve ficar bem fechado, apenas para que outros microrganismos não entrem em contato, mas sem vedar. Depois, basta guardar na geladeira na parte baixa.

Agora, se você precisar parar os cuidados por mais de uma semana, é possível fazer um procedimento que os fará viver por (no máximo) 30 dias:

Coe os grãos e deixe-os secando na peneira por 10 minutos, tampados com um guardanapo. Em seguida, coloque num vidro esterilizado e com vedação total. Etiquete com a data do procedimento e congele.

Depois, para descongelar os grãos, deixe o vidro dentro de um recipiente com água em temperatura ambiente. Depois de descongelar, volte a colocar os grãos em água mineral, temperatura ambiente, com açúcar mascavo.

Saiba que, neste caso, eles demorarão alguns meses para crescer novamente.

Atenção

O kefir não é um remédio, e em caso de qualquer doença, é preciso consultar profissionais da saúde para verificar o uso de kefir aliado ao tratamento.

Este material foi criado com base em materiais dos sites: Natue, Veggie e Tal e do Manual do Kefir.

Esperamos que tenham gostado deste post sobre o kefir de água!

Caso tenha alguma dúvida, deixe aqui que tentaremos responder. Mas não somos cultivadores, então tentaremos encontrar pessoas profissionais que ajudem nesse sentido!


Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.