Blog
Kombucha: saiba o que é e como fazer em casa

Kombucha: saiba o que é e como fazer em casa

Entenda mais sobre essa bebida milenar asiática que está em alta devido suas propriedades medicinais! Clique aqui para ler!

Você já experimentou ou ouviu falar do kombucha? Assim como o kefir, essa bebida milenar asiática está em alta devido suas propriedades medicinais que são consideradas essenciais por quem está em busca de um estilo de vida mais natural e saudável.

Prevenção de infecções intestinais, desintoxicação, equilíbrio do pH sanguíneo, redução do estresse, combate a insônia, melhora do funcionamento do fígado e muitos outros benefícios são adquiridos com o cultivo de scoby (comunidade simbiótica de bactérias e leveduras que produz a gaseificação do kombucha e é responsável pela liberação vitaminas e enzimas que fazem bem para o organismo). Acompanhe o post para entender mais sobre o assunto!

O que é kombucha?

Trata-se de uma bebida probiótica, gasosa, ácida e adocicada feita através da fermentação do chá preto ou verde (tem quem use o mate) por uma comunidade de micro-organismos que formam uma espécie de panqueca gelatinosa na superfície. Essa comunidade é denominada como “mãe kombucha” ou “scoby”. Veja a representação na imagem abaixo.

O modo tradicional de preparo do kombucha é com um tipo específico de chá, o oriundo da planta Camellia Sinenses, pois ele contém tanino, cafeína e nitrogênio, compostos que servem de alimento para as bactérias e leveduras.

Como preparar sua própria kombucha?

O primeiro passo é encontrar sua colônia de scoby. Isso você pode conseguir através de alguém que já produza e doe kombucha ou pesquisando em grupos específicos do Facebook. Para as pessoas mais dispostas, outra opção é produzir uma comunidade de bactérias e leveduras do zero!

O principal alimento da “mãe kombucha” é o açúcar, sendo que o ideal para o caso é o branco. Aqui a dica é ficar de olho no rótulo do açúcar de cana refinado que for consumir ou, então, optar pelo orgânico ou demerara. No entanto, evite o mascavo, pois quanto mais bruto o açúcar, mais complicado fica o processo para o scoby.

Agora, vamos ao preparo da kombucha! Você precisará de:

  • scoby;
  • água mineral (ou de fonte pura, desclorada);
  • chá de arranque (é o 10% de kombucha pronto e puro que vem junto com o scoby e é necessário em toda fermentação);
  • 50 a 80 g de açúcar (por litro d’água);
  • 5 a 8 g de chá verde ou preto (por litro d’água);
  • 3 cravos da índia.

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, preparar um chá doce. Para isso, será necessário ferver 1 litro de água e diluir o açúcar.
  2. Acrescente o chá e coloque em infusão por 10 minutos.
  3. Coe e deixe esfriar até alcançar temperatura ambiente.
  4. Em seguida, passamos para a primeira fase da fermentação. Coloque o chá em um pote de vidro, adicione o chá de arranque e a scoby. Tampe com papel toalha e elástico.
  5. Guarde o pote de vidro em um local que não bata luz do sol direta e deixe lá. É importante não movimentar o vidro, pois ele precisa ficar parado para não interromper o processo. Outra dica é não guardar em armários, pois o scoby precisa respirar.
  6. No 5º dia, você pode provar (sem movimentar o vidro). Se ainda estiver muito doce, deixa mais alguns dias. Lembrando que a fermentação depende do clima da sua região. No verão, a duração é de 5 a 7 dias, enquanto no inverno é de 10 a 12 dias, em média.
  7. Transcorridos os dias, coe a bebida com uma peneira plástica (evite utensílios de metal, a não ser de inox).
  8. Engarrafe a bebida em garrafas plásticas.
  9. Utilize o scoby para iniciar uma nova fermentação.

Obs: ao contrário do que você lerá em alguns sites da internet, evite o uso de vinagre em seu kombucha.

Quais receitas de bebida fazer com o kombucha?

A segunda fase da fermentação acontece com a bebida já pronta para consumo, mas agora é possível saborizar seu kombucha de acordo com suas preferências. Veja algumas ideias a seguir!

Kombucha de limão e gengibre

Ingredientes:

  • 1,5 l de Kombucha;
  • 3 a 5 rodelas de gengibre;
  • suco de meio limão;
  • garrafa pet de 1,5 l de capacidade.

Modo de preparo:

  1. Coloque o gengibre e o suco de limão na garrafa higienizada. Em seguida, adicione todo o kombucha de modo que não fique espaço para o ar. Isto é, preenchendo a garrafa totalmente.
  2. Tampe e deixe a bebida descansar por cerca de 5 dias (pode ser menos ou mais, dependendo do clima e do seu gosto). Lembre-se que quanto mais tempo durar a segunda fermentação, mais gaseificado o kombucha.

Kombucha de manga

Ingredientes:

  • 500 ml de Kombucha;
  • 1 manga;

Modo de preparo:

  1. Congele pedaços da fruta sem o caroço.
  2. Bata a manga no liquidificador até ficar cremosa.
  3. Coloque 1/4 da fruta em uma garrafa limpa e adicione o kombucha, deixando um espaço vazio de 5 cm.
  4. Feche bem e deixe descansar em um local escuro em temperatura ambiente.
  5. Após cerca de 3 dias, deixe esfriar na geladeira por algumas horas antes de servir.

Kombucha de morango e manjericão

Ingredientes:

  • 500 ml de kombucha;
  • 1/2 copo de morangos;
  • 2 colheres (sopa) de manjericão.

Modo de preparo:

  1. Processo os morangos e o manjericão.
  2. Adicione a mistura a uma garrafa de 500 ml e o junte o kombucha, lembrando de deixar um espaço livre de 5 cm.
  3. Feche bem e reserve a bebida em um local escuro em temperatura ambiente.
  4. Aguarde de 1 a 3 dias e deixe esfriar na geladeira antes de servir.

Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre o kombucha e que considere tornar o consumo desse “elixir da saúde” um hábito na sua vida. Lembre-se, porém, de estudar mais acerca do tema para que o preparo aconteça corretamente e garanta os benefícios para seu corpo, combinado?

Você sabia que existe um canal que liga diretamente o intestino ao cérebro? Compreenda a importância da alimentação na saúde mental!


Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes e no @bastidordesaturno.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.