Blog
Leitura para empreendedores: as principais obras para manter na sua cabeceira

Leitura para empreendedores: as principais obras para manter na sua cabeceira

Para se manter sempre atualizade, é importante investir em cursos, em treinamentos e também em bons livros. Confira algumas obras!

Quem possui um negócio próprio sabe bem que é sempre necessário se atualizar e modernizar processos para não ser considerado ultrapassado em um mercado tão competitivo e inovador. Por isso é importante investir em cursos, em treinamentos e também em bons livros.

Foi pensando nisso e em ajudar você que criamos este post com as melhores sugestões de leitura para quem empreende. Em um país onde empreender é um desafio diário, sabemos que toda dica útil pode fazer a diferença, principalmente em tempos de crise como o que estamos vivendo. Confira as obras a seguir!

O Jeito Harvard de Ser Feliz – Shawn Achor

O que significa ser feliz para você? Vivemos com a ideia de que a proatividade e a produtividade são comportamentos de quem está construindo algo realmente especial e que tudo diferente disso é perda de tempo.

A sabedoria popular nos diz que é correndo atrás que alcançamos o sucesso e que só assim encontramos a tal felicidade, mas será que é isso mesmo? O emprego, a casa, o carro e “forma física” dos sonhos… é só dessa forma que seremos felizes? Ou não?

O livro de Shawn Achor nos mostra que sendo felizes atingimos o sucesso, e não o contrário. Afinal, quando você está positivo é natural se envolver mais e ter maior criatividade, motivação e energia para fazer acontecer.

A Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Gerar inovação e diferenciação é essencial para se manter firme na crise. Além disso, quem empreende precisa se posicionar em diversas situações, de modo que sua empresa seja lembrada e preferida pelo público-alvo tanto pelos seus produtos quanto por suas ações.

Nesse sentido, A Estratégia do Oceano Azul é uma leitura sobre empreender válida e necessária. Uma explicação para isso é o fato de “Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante” ser a promessa estampada na capa do livro de Kim e Mauborgne.

Segundo a obra, para se destacar é preciso pensar diferente dos outros e fazer algo que ninguém fez. Para isso, você terá que fugir do tradicional, pois ele não explica o sucesso de quem ganhou. Ou seja, é necessário criar um nicho novo, onde não haja concorrência e seu negócio possa crescer livremente.

Beleza Natural – Liana Melo

Por falar em criar algo que ainda não é ofertado, tem a biografia escrita por Liana Melo a respeito de Zica Assis, mulher preta e ex-empregada doméstica que criou um império de beleza, contrariando as estatísticas ao considerar seu passado na periferia carioca.

Zica enxergou uma necessidade no mercado ao buscar um produto específico para seu cabelo afro. Essa não era uma preocupação para a indústria da beleza na época, portanto, ela testou diversas misturas caseiras até encontrar uma fórmula que deixasse maleável e cacheada sua cabeleira.

Powered by Rock Convert

Foi assim que surgiu o Super Relaxante, um produto para atender um amplo público que até hoje sofre com o preconceito de uma sociedade que supervaloriza os cabelos lisos. Ao captar o desejo de milhões de mulheres — isto é, ter serviços de beleza para seu tipo físico — Zica passou a “vender autoestima” nos salões Beleza Natural.

Lugar de mulher é onde ela quiser – Patricia Lages

leituras para empreendedoras
Photo by Christina Morillo from Pexels

A obra de Patrícia Lages é outra dica muito proveitosa de leitura para empreendedoras. A primeira parte, “Encontre seu lugar”, fala sobre temas que vão desde o que é empreender até o impacto do empreendedorismo nos relacionamentos.

É nesse momento do livro que você identificará se tem o perfil para isso, entenderá a importância de se especializar no que oferta e terá noções de organização do tempo. Além disso, Lugar de mulher é onde ela quiser mostra para nós que empreender tem tudo a ver com o universo feminino.

A segunda parte, “Conquiste seu espaço”, explica a criação da empresa em si.  Aqui, aprendemos sobre como começar, erros mais comuns, administração e finanças do negócio, relacionamento com o cliente em potencial, marketing etc.

Essencialismo – Greg McKeown

O autor inglês Greg McKeown acredita que para obtermos os melhores resultados no trabalho devemos enxergar e compreender a diferença entre o desnecessário e o indispensável. Para ele, se concentrar no que é essencial é a chave para o sucesso naquilo que você está fazendo.

É por meio desse discernimento que dizemos “não” para tarefas irrelevantes e focamos naquilo que importa de verdade. No entanto, isso é bastante desafiador em um mundo hiperconectado e cheio de informações.

Por outro lado, trata-se de uma solução para driblarmos a sensação de sobrecarga e improdutividade que nossa geração luta para superar. Quanto mais cedo entendermos que precisamos ser mais seletivos nos conteúdos que consumimos e largarmos a mania de fazer de tudo um pouco, mais rápido trilharemos um caminho em que nos sentiremos menos cansados. Essa obra nos mostra que tudo é questão de escolha.

—-

Não sei você, mas ler bons livros está na minha lista de metas para 2020! Esperamos que essas ideias de leituras para empreendedores sejam úteis para sua marca vegana e a ajudem de alguma forma a crescer e ter o sucesso que ela merece.

Agora queremos saber: qual livro está na sua cabeceira? Deixe um comentário contando para nós!

Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes!


Um comentário

  1. Com diversas dicas e assuntos. Esses livros vão desde o feminismo necessário até o social comk maneira de refletir e de posicionar.

    Excelentes dicas. Mayara sempre atualizada !
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.