Blog
Logística reversa: entenda a importância para sua loja vegana

Logística reversa: entenda a importância para sua loja vegana

Uma empresa ética não pode se eximir de sua responsabilidade ambiental, ignorando os métodos de descarte, muitas vezes impróprios, dos produtos que ofertou. Nesse contexto, você sabe o que é e qual a importância da logística reversa para a sustentabilidade econômica e ambiental da sua loja vegana? Acompanhe este post para descobrir!

Fechar o ciclo de vida de um produto, infelizmente, não está na lista de prioridades da maioria das empresas. O resultado disso é uma enorme quantidade de roupas, calçados, maquiagens, acessórios e outros objetos que vão para o lixo todos os dias. Uma empresa ética não pode se eximir de sua responsabilidade ambiental, ignorando os métodos de descarte, muitas vezes impróprios, dos produtos que ofertou. Nesse contexto, você sabe o que é e qual a importância da logística reversa para a sustentabilidade econômica e ambiental da sua loja vegana? Acompanhe este post para descobrir!

Powered by Rock Convert

O que é logística reversa?

Logística reversa consiste em um conjunto de ações, procedimentos e meios que viabilizam a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial. Em outras palavras, o processo acontece quando a marca recolhe de volta uma embalagem ou um produto usado, estragado ou pronto para ser descartado pelo consumidor e dá o fim mais ambientalmente adequado ao item — reciclagem e reutilização, por exemplo. Ainda não ficou clara a diferença entre a logística comum e a logística reversa? Não se desespere. Pense no primeiro termo como sendo os esforços empregados para produzir e entregar produtos da forma mais econômica e rápida possível. O segundo, por sua vez, trata-se de um conjunto de estratégias cujo objetivo é recolher esses mesmos produtos (ou embalagens) da maneira mais ágil e barata possível. Porém, é importante lembrar que, até o presente momento, a logística reversa não é uma obrigação em todos os setores, tampouco praticada por todos eles — logo, não existe punição ou, sequer, fiscalização dependendo da sua área de atuação. No entanto, é essencial que sua loja esteja atenta a essa tendência e busque por meios mais sustentáveis e ecologicamente corretos de produção. Inclusive, existem muitas marcas que já fazem uso dessa ferramenta, como a Natura, a L’Occitane en Provance, a Coca-Cola (com suas garrafas retornáveis) e a vegana Insecta Shoes. Um exemplo de empresa que faz um trabalho incrível de logística reversa é a Puket. A empresa, que começou suas atividades com a intenção de levar cor e irreverência para as tradicionais meias brancas, tem um projeto de cunho social e sustentável, o Meias do Bem, cuja missão é recolher e transformar meias velhas (de qualquer marca) em cobertores para doação. Demais, não é mesmo?

Quais as vantagens da logística reversa?

Ainda não está certo de o quanto a logística reversa pode ser importante para sua loja vegana? Saiba que esse sistema, quando bem implementado, pode proporcionar diversos benefícios para um empreendimento. Veja alguns exemplos!

Sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade ganhou grande notoriedade nos últimos anos, especialmente entre as empresas. Diante dessa nova realidade, empresários de todos os setores, preocupados em criar destinações mais corretas para seus produtos e embalagens, enxergaram na logística reversa uma oportunidade. A ideia de uma marca que trabalha com essa estratégia é contribuir para a redução de lixo e poluição no meio ambiente enquanto favorece sua imagem perante sua audiência e ganha destaque no mercado como uma empresa “verde”.

Redução de custos

Já parou para pensar que a logística reversa, além de beneficiar o meio ambiente, pode ser bastante vantajosa para o seu bolso? Saiba que essa ferramenta pode propiciar diversas formas de redução de custos para a sua loja vegana. Sabe aquele caminhão que volta vazio para a empresa depois de fazer entregas? Você pode ocupá-los coletando produtos usados pelo caminho de retorno. O que acha de reutilizar embalagens? Dessa forma, é possível reduzir o consumo de matéria-prima.

Satisfação do consumidor vegano

Qual empresa não se preocupa com a satisfação do consumidor? No nicho vegano isso não poderia ser diferente, afinal, estamos falando de pessoas extremamente interessadas pela luta animal e, consequentemente, pela saúde do meio ambiente. Ademais, trocas e devolução costumam ser motivos de descontentamento para os clientes, pois muitas lojas deixam a desejar quando se tratam desses processos que, geralmente, são demorados e burocráticos. Contudo, a implementação da logística reversa permite que o empreendimento atue de modo mais ágil e atenda às demandas em menos tempo.

Como praticar a logística reversa?

logística pequenas empresas Além de ser um processo essencial para algumas empresas, a logística reversa pode ser adotada por qualquer negócio que deseja expressar uma visão mais eco-friendly e aprimorar processos e resultados. Agora, confira dois exemplos de práticas para adequar sua loja vegana a esse conceito.

Incentive os usuários finais

Uma das medidas mais importantes é engajar seus consumidores com o sistema. Portanto, invista em relacionamento com seu público e propagandas para sinalizar a política de logística reversa empregada pelo seu negócio.

Adicione uma rota de coleta à rota de entrega

Em vez de vazios, os caminhões, ao finalizarem as entregas, podem retornar para o depósito de forma mais produtiva. Portanto, o que acha de inserir uma rota de coleta que contemple o recolhimento de produtos e/ou embalagens que virariam lixo? Claro que existem muitos outros pontos que devem ser considerados para aderir à logística reversa na sua loja vegana. O propósito deste post, porém, foi demonstrar a importância desse conceito para o seu negócio e despertar seu interesse pelo tema! Quer melhorar os resultados da sua loja vegana? Entenda a importância do Marketing Digital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.