Blog
Como ter uma logística mais sustentável na sua loja vegana

Como ter uma logística mais sustentável na sua loja vegana

Encontrar produtos livres de qualquer exploração e crueldade contra os animais não é a única preocupação dos consumidores veganos. Essas pessoas, além de estarem firmemente conectadas com a causa animal, buscam por alternativas que não comprometam a saúde do planeta, inclusive na logística. Confira nossas dicas!

Encontrar produtos livres de qualquer exploração e crueldade contra os animais não é a única preocupação dos consumidores veganos. Essas pessoas, além de estarem firmemente conectadas com a causa animal, buscam por alternativas que não comprometam a saúde do planeta. Uma marca vegana também deve estar atenta a esse ponto, pois comercializar um item vegan pode não ser o suficiente — tampouco coerente com a filosofia — quando as práticas da empresa prejudicam o meio ambiente e a sociedade de alguma forma. Portanto, é essencial que você adote meios mais sustentáveis nos processos do seu negócio. Você sabe qual é a importância da logística sustentável e como fazer isso na sua empresa? Acompanhe este post para descobrir!

Powered by Rock Convert

O que é logística sustentável?

Toda empresa deveria entender sua responsabilidade social e jamais deixar isso de lado em prol da lucratividade. No entanto, sabemos que a realidade é outra em grande parte dos casos. A verdade é que os empreendimentos da atualidade possuem outras prioridades, especialmente quando se trata do setor logístico, em que há muito consumo de combustível e, consequentemente, impactos ambientais. Entretanto, sabia que é possível gerar mais lucros sem fazer mal ao meio ambiente? A logística sustentável é uma das tendências mais significativas no meio empresarial e engloba o conceito de sustentabilidade no processo produtivo. Sua relevância reside na tentativa de encontrar um equilíbrio entre a utilização dos recursos naturais pela indústria e a conservação do meio ambiente para as futuras gerações. Ademais, a logística sustentável colabora para a redução de gases que causam o efeito estufa, minimiza a poluição atmosférica e, até mesmo, ajuda a diminuir o trânsito nas cidades. Adotar ações em defesa do meio ambiente também é uma ótima forma de melhorar a reputação da sua marca e reduzir os custos envolvidos em muitos processos. Ter uma loja vegana e ecologicamente correta é mais fácil do que você imagina.

Como ter uma logística sustentável na loja vegana?

O primeiro passo para ter uma logística sustentável na sua loja é entender que é possível obter resultados financeiros satisfatórios ao mesmo tempo em que se estabelece o respeito ao planeta. Aceitou isso? Ótimo! Agora confira algumas dicas práticas.

Crie políticas sustentáveis para o seu negócio

A sustentabilidade deve ser um dos valores da sua empresa, portanto, uma das prioridades também. Para conseguir bons resultados, é necessário criar políticas sustentáveis e garantir que elas estejam inseridas de forma eficaz no planejamento estratégico do seu negócio e integradas em sua cultura empresarial. Dessa forma, fica mais fácil desenvolver diretrizes para guiar as ações necessárias para a efetivação do plano de logística sustentável. Um exemplo de empresa que fez mudanças em sua estrutura para acomodar seu novo esquema logístico é a famosa Coca-Cola. Além de trabalhar com produtos retornáveis e reutilizáveis, a líder adaptou sua frota de modo que o mesmo veículo que entrega as bebidas realize a coleta das garrafas vazias.

Renovação da frota

A logística da sua empresa funciona mediante frota própria? Então você sabe que a qualidade de funcionamento dos veículos deve ser uma preocupação constante. Afinal, caminhões e outros veículos pesados são modernizados todos os anos a fim de trazer mais segurança para as entregas, conforto para o motorista e eficiência para o consumo de combustível. O que acha de considerar a possibilidade de trabalhar com frotas que aceitem combustíveis menos poluentes — como o etanol? É importante ressaltar que o Ministério do Meio Ambiente monitora a fumaça emitida pelos veículos automotores, portanto, para atender a legislação, é preciso estar atento à emissão de gases poluentes de seus caminhões.

Controle de materiais

O consumo de combustível e a emissão de gases poluentes no meio ambiente não são os únicos pontos que merecem atenção para assegurar uma logística sustentável na sua loja vegana. Mesmo que você não trabalhe com frota própria, outras questões também são preocupantes, como o controle dos materiais envolvidos nos trâmites logísticos. Pense bem: o modo como você estoca e transporta os produtos e os insumos do seu negócio também pode gerar impactos ambientais. Um exemplo é o descarte de embalagens e estruturas de apoio, como pallets. Cada vez é mais comum encontrar empresas que apostam em embalagens reutilizáveis e plástico biodegradável. Outra ideia para reduzir o uso do plástico na sua empresa, é preferir embalar os produtos que não são delicados com papel pardo e fita adesiva de papel.

Meios de entrega alternativos

negócios sustentáveis A entrega de um produto não precisa ocorrer através, somente, de um veículo. Já pensou em realizar essa etapa do processo logístico com o auxílio de uma bicicleta? Contrate uma pessoa para realizar esse serviço nas redondezas de forma mais saudável e sustentável.

Logística reversa

Tenha em mente que o insumo mais sustentável é aquele que já existe. Nesse contexto, o conceito de logística reversa se refere ao processo em que a empresa coleta de volta uma embalagem ou um produto usado, estragado ou pronto para ser descartado pelo consumidor e dá o fim mais ambientalmente adequado ao item — como a reutilização, por exemplo. Além de contribuir para a saúde do planeta, a logística reversa é uma estratégia que favorece a redução de custos, gera satisfação no consumidor e fortalece a imagem da marca. Muito bom, não é mesmo? Quer ter mais ideias para criar uma logística sustentável na sua loja? Saiba mais sobre a logística reversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.